quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bolsonaro discursará hoje na ONU

- Publicidade -
O presidente Jair Bolsonaro está em Nova York, nos Estados Unidos, onde falará na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira, 24. Será a primeira vez que ele participará do evento, que reúne anualmente a maior parte dos chefes de Estado do planeta. 

Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, abriu Cúpula do Clima nesta segunda, 23. Greta Thunberg fez discurso no evento


Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, abriu Cúpula do Clima nesta
segunda, 23. Greta Thunberg fez discurso no evento

#SAIBAMAIS#A ida do presidente chegou a ser dúvida, após ele ser submetido a mais uma cirurgia para o tratamento das sequelas da facada que recebeu no ano passado, mas a equipe médica – liderada pelo cirurgião Antonio Macedo – autorizou o presidente a viajar, após exames realizados na sexta-feira, 20.

Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura na Assembleia da ONU. Após embates com o presidente da França, Emmanuel Macron, Bolsonaro afirmou na última sexta-feira, 20, que não vai “apontar o dedo” para outros chefes de Estado em sua fala na ONU “Não vamos também fulanizar, apontar o dedo para nenhum chefe de Estado. A ideia é fazer um pronunciamento falando de quem nós somos, nossas potencialidades, o que mudou também. Não tem mais aquela questão ideológica”, disse.

Ele deve argumentar, entre outras coisas, que as queimadas estão na média dos últimos 15 anos e defender a soberania do Brasil, e dos demais países amazônicos, sobre este território. Na visão de Bolsonaro, há uma tentativa de desconstruir a imagem do Brasil no exterior, e isso precisa ser enfrentado, pois pode prejudicar o agronegócio do país, caso essa crise possa gerar sanções comerciais ao país.

Segundo a Presidência da República, o discurso de Bolsonaro também deve abordar medidas tomadas pelo governo na economia e em temas como combate à corrupção e segurança pública. Na única reunião de alto nível prevista, o presidente deve se encontrar com o secretário-geral da ONU, Antonio Gutérrez.

Os demais encontros com chefes de Estado que estavam sendo planejados acabaram sendo cancelados, por motivos de saúde, para que o presidente volte mais cedo ao Brasil e tenha um melhor rotina de recuperação da cirurgia.

Jair Bolsonaro deverá ser acompanhado pelos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), da primeira-dama Michelle e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Se juntarão à comitiva, já nos EUA, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), que chegaram antes aos Estados Unidos. O retorno ao Brasil ocorrerá na noite desta terça-feira e Bolsonaro reassume a Presidência da República nesta quarta-feira, 25.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas