Bolsonaro nomeia terceira colocada na eleição para Reitoria da Ufersa

Publicação: 2020-08-22 00:00:00
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante a solenidade de entrega de unidades habitacionais em Mossoró, nesta sexta-feira, 21,  o nome da nova reitora da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa). A professora Ludimilla Oliveira, que ficou na terceira colocação na disputa pelo comando da instituição, foi a escolhida pelo presidente para chefiar a instituição pelos próximos quatro anos.

Créditos: Reprodução/FacebookLudmilla Oliveira ficou com 18,33% dos votos válidos, na terceira colocação do pleito para o cargoLudmilla Oliveira ficou com 18,33% dos votos válidos, na terceira colocação do pleito para o cargo


Acabo de publicar no Diário Oficial da União a posse da professora Ludimilla como reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A senhora tem um grande papel pela frente. Quem liberta o homem e a mulher é o conhecimento. Com conhecimento, atingimos todos os nossos objetivos", disse o presidente. O documento consta num edição extra do DOU. A nova reitora da Ufersa assumirá o cargo no dia 8 de setembro.

No pleito, que ocorreu no dia 15 de junho, Ludimilla Oliveira somou 18,33% dos votos. Ela foi superada pelos professores Rodrigo Codes, que teve 37,55%, e Jean Berg, com 24,84%. Com a lista tríplice formada, Bolsonaro resolveu indicar Ludimilla Oliveira para o cargo, o que é incomum pois, geralmente, é nomeado o primeiro colocado conforme resultado da eleição.

A chapa 70 – “Novas conquistas, compromisso e ação!”, encabeçada pelo professor Rodrigo Codes, tendo como vice o professor Edcarlos Alves, liderou a votação com 37,55% dos votos, sendo maioria nas três categorias. Ao todo, a chapa vencedora obteve 2.115 votos, sendo 1.694 de alunos, 173 de técnico-administrativos e 248 professores.

A chapa em referência participou do pleito com apoio da atual gestão, que tem à frente o reitor José de Arimatea de Matos. “O projeto apresentado pelos professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves recebeu maioria nas três categorias, o que também demonstra reconhecimento pelo nosso trabalho desenvolvido nesses últimos 8 anos. A comunidade acadêmica está de parabéns pela grande participação. Foi um processo histórico!”, ressaltou o reitor José de Arimatea em junho deste ano.

Resultado
Veja abaixo o resultado final para a Reitoria da Ufersa
1º Rodrigo Codes -  37,55%

2º Jean Berg - 24,84%

3º Ludimilla Oliveira - 18,33%

4º Josivan Barbosa - 12,94%

5º Rodrigo Sergio - 6,33%


Fonte: Colégio Eleitoral da Ufersa

Nomeação
Bolsonaro publicou ato de nomeação em edição extra do Diário Oficial da União
Créditos: Reprodução