quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bolsonaro quer militares em 1/3 dos cargos de ministro

- Publicidade -

Pré-candidato a presidente da República pelo PSL, o deputado Jair Bolsonaro pretende governar com, pelo menos, um terço do ministério ocupado por militares. Ele considera que essa escolha seria natural, uma vez se trata do ambiente no qual convive. Mas, antes das nomeações, faria uma redução na quantidade de ministros na estrutura do governo para reduzir a 15 auxiliares com esses cargos. “No passado, tinha corruptos e guerrilheiros [no ministério] e ninguém falava nada”, afirma.

Jair Bolsonaro negou, em entrevista coletiva, na Fiern, ter o apoio institucional das Forças Armadas na candidatura a presidente. Ele afirma que a instituição não faz escolhas partidárias e eleitorais. Por isso, não tem qualquer candidato.
Pré-candidato do PSL afirma que Geraldo Alkmin rejeitou a proposta de flexibilizar o desarmamento, mas mudou de ideia ao “cair na real”
Pré-candidato do PSL afirma que Geraldo Alkmin rejeitou a proposta de flexibilizar o desarmamento, mas mudou de ideia ao “cair na real”

Ao ser instigado a responder sobre qual política econômica adotaria, ele assegura que as decisões seriam tomadas em consultas com a equipe que pretende formar, tendo à frente o economista Paulo Guedes. Mas demonstra simpatia pelas medidas que foram executadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, que reduziu os impostos para estimular os investimentos das empresas.

O senhor já escolheu o seu Ministério?

Eu pretendo começar a campanha eleitoral, praticamente, decidindo a fatura pelo menos no tocante aos mais importantes ministros.

E terá quantos militares?

Pretendemos ter uns 15 ministérios, um terço, mais ou menos, de militares. No passado, tinha corruptos e guerrilheiros [no ministério] e ninguém falava nada. Por que não pode ter um militar lá? Afinal de contas é o meu meio.  Dilma Rousseff levou gente do meio dela, Lula e Fernando Henrique Cardoso, também.

O senhor espera receber o apoio das três Forças Armadas?

As Forças Armadas não têm partido. O partido [das Forças Armadas] é o Brasil e nunca apoiaram ninguém. Até saíram duas matérias [jornalísticas] distorcidas, uma com o próprio Comandante do Exército e outra com o general  Leal Pujol. Perguntaram para eles se me apoiavam. Eles falaram “não”, o que repercutiu, para a mídia, que eles não me apoiavam. Eles não apoiam ninguém, nunca apoiaram. As Forças Armadas nunca participarão de qualquer pleito político de forma explícita. Mas, individualmente, cada militar vota em quem bem entender.

Quais as suas propostas para a economia do país?

Eu não tomo sozinho as decisões. Tomo em conjunto. No tocante à economia, estamos discutindo e algo de  radical tem de ser feito. Por exemplo, o presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump baixou drasticamente os impostos. As empresas voltaram e o emprego cresceu nos Estados Unidos. Nós temos que fazer algo parecido aqui. Alguns falam: “Não se pode abrir mão de impostos, porque afinal de contas 93% é comprometido com  gastos obrigatórios, só sobram 7%”. Nós pagamos mais de meio trilhão por ano de juros e rolagem de dívida. Mas, se continuar como está no Brasil, o “avião vai bater no rochedo”. Então, tem que ser feito algo. Talvez algo que em outro país está dando certo, mesmo reconhecendo que nossa economia é bastante diferente.

Acredita que terá estrutura político-partidária para conseguir chegar ao segundo turno das eleições deste ano?

Há três anos e pouco, eu pensei: “Como é que chego lá sem partido grande, sem fundo partidário? Sem nenhum político de peso ao meu lado?”. Então, achei a minha estratégia e comecei a andar o Brasil. Se hoje estou com 20%, parte da imprensa diz: “Vai atingir o teto”. Mas a gente está crescendo. A minha conversa e o meu discurso são baseados na verdade, acima de tudo. Não é para tentar enganar ninguém e ganhar simpatia ou voto. Longe disso. E acho que [falar a verdade] está dando certo. Hoje em dia, tem muita gente que diz que tem votos que são meus, estão “escondidos”, que o pessoal não diz que vota em mim. Existe isso aí. Acredito no segundo turno e só não dá nenhuma canelada quem está no segundo turno.

Voltando à questão econômica, qual é claramente a sua proposta para a política econômica do país? Já se falou até no imposto único…

Não vou falar de utopia aqui.

O senhor vai vender estatais?

Não é vender. Nós temos em torno de 150 estatais. Um terço tem de ser imediatamente privatizada ou extinta; outro terço, mais ou menos, pode ser um quarto, pode privatizar de acordo com o modelo. Não é jogar para cima e quem pegar levar, não. Nós temos estatais aqui que, no meu entender, são estratégicas. Não pode, simplesmente, desfazê-la, apenas para combater a corrupção.  Então, isto está bastante avançado. Pretendemos apresentar em agosto nosso plano de governo, que vai ser o pior de todos, porque vai ser verdadeiro. O plano de governo é uma peça de ficção, sempre foi assim. Acabaram as eleições, jogam para um  canto e passam a governar.

O que propõe de reforma tributária?

Um grande economista falou que para entender disso tem que ser PhD em economia. Isso eu jogo para minha equipe econômica. Quem está à frente é Paulo Guedes, que todo mundo conhece muito bem. Nós temos que simplificar os impostos, diminuir a quantidade de tributos e facilitar a vida de quem quer empreender. Eu não quero ser patrão no Brasil. Se cada um botar a cabeça no lugar, tem que ter muita coragem para ser patrão no Brasil. Tem legislação trabalhista, carga tributária, fiscalização…

O senhor, para se eleger, precisa de um partido político, mas diz que não vai ter indicações políticas ou partidárias no ministério. Os partidos existem não para chegar ao Poder?
Fazer igual ao que o ex-presidente fez? Meteu a mão na Petrobras. Se for pra fazer isso, estou fora. Eu tenho dito claramente, não vou buscar a governabilidade da forma que foi feita até hoje.

Então o senhor não vai governar com  partidos?

Ninguém está dando bananas aos partidos. Nem dando as costas. Já fizemos seis reuniões em Brasília. São 50 deputados [que apoiam a pré-candidatura]. E está aumentando. São parlamentares que não querem conversar com Sérgio Moro no futuro. Tem gente honesta na Câmara dos Deputados. Não queremos ficar atrelados a essa forma de governabilidade, que entrega estatais, ministérios, bancos oficiais para cada partido ou grupo político em troca de voto lá dentro [da Câmara dos Deputados].

Mas a tradição é que os presidentes se elegem sem maioria partidária no Congresso Nacional. Como vai conseguir contornar essa situação?

Todo mundo chegou sem maioria lá. Nós estamos no mesmo barco. Mas temos de buscar uma maneira diferente. Por exemplo, Roraima precisa de energia elétrica e não tem, apesar de ser um estado riquíssimo. Como resolvo o problema? Vamos supor, uma hidrelétrica… Como vencer o problema ambiental e indigenista? Tenho conversado com o pessoal com muita força. Vou ter apoio da bancada de Roraima com toda certeza e conseguir tirar a dependência da Venezuela da energia elétrica para lá. E assim estamos indo a várias regiões do Brasil.

O que propõe para o Rio Grande do Norte?

O que se tem aqui? Energia elétrica tem aqui, a eólica basicamente, riquezas minerais, a pesca… Nós temos que interferir o menos possível na vida de quem quer produzir, desburocratizar e desregulamentar.

Para produzir precisa de água. Essa semana foi manchete a necessidade de recursos federais para concluir a barragem de Oiticica…

Eu estive em Israel para ver como é que funciona a agricultura lá, onde a precipitação pluviométrica é menor do que aqui (no Nordeste). Lá, além de ter a garantia da segurança alimentar, ainda exporta. Esses exemplos a gente traz para cá. Logicamente, quem vai tratar desse assunto com profundidade é o ministro da Agricultura, que pretendo fundir com o Meio Ambiente, e vai ser indicado pelo setor. Quem vai ser o ministro da Defesa? Um general de quatro estrelas e não um desarmamentista ou comunistas como Raul Jugmann ou Aldo Rebelo.

O ex-presidente Lula está preso, mas ele vai ser candidato? Vai concorrer com o senhor?

Não posso entrar no achismo. Mas seria uma desmoralização da Justiça Eleitoral um condenado em segunda instância, apesar da lei da ficha limpa, ter homologado o registro de candidato.

O senhor gostaria de disputar a eleição com ele?

Olha, a lei está aí e vale para mim, para você e para todos. Ele entrou na Lei da Ficha Limpa. Está fora de combate.

Quem o senhor precisaria de apoio num eventual segundo turno das eleições?

Segundo turno não precisa de apoio. Empata o jogo. Mas, quem iria para o segundo turno? Se for Ciro, Marina, Alckmin, acho que de imediato já se sabe em quem votar. Não adianta ninguém chegar para tentar mudar seu voto.

Qual a sua opinião sobre Geraldo Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes e Flávio Rocha?

Eu estive na ExpoBrasilia, uma feita do agronegócio. Falei que precisa de arma de fogo para o homem do campo. Alckmin chegou depois de mim e desdenhou, disse que o homem do campo não precisa de armas, precisa de tratores. Mas já mudou de ideia, afirmando que ser necessário arma para o homem do campo. Está caindo na real.

E Ciro Gomes?

É um cara que, mesmo no espelho, ele se desagrada. Então, não tenho nada para falar sobre ele.

Flávio Rocha?

Quem é esse cidadão? Tem 1%.  Estive por três horas na casa dele e   conversei. Depois ele falou com o nosso economista Paulo Guedes, procurou Temer e se lançou pré-candidato. É um direito dele, boa sorte e poucos votos.

Por que o senhor foi irônico com ele?

Mas não tem 1% dos votos?

Voltando à questão das reformas, qual a sua proposta para a reforma previdenciária, que se arrasta no Congresso Nacional?

Tem de começar uma reforma pela Previdência pública. Vou dar um exemplo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde fui vereador. Tem um empregado lá, ganha R$ 10 mil por mês, concursado. Se ganha um cargo em comissão de um vereador ou da Mesa, mais R$ 10 mil. Daqui a oito anos incorpora R$ dez mil, fica mais oito anos. Incorpora mais dez. Eduardo Paz quando deixou a Prefeitura, estendeu para o Executivo [esse tipo de benefício]. Tem mais de 100 mil funcionários. Não são todos que recebem, mas pelo menos 5% recebem. Tem de acabar com isso. Quando se fala que a expectativa de vida tem aumentado, concordo. Estou com 63 anos. Em um primeiro momento, pode passar, no caso do homem, de 60 anos para 61; no serviço público, de 35 para 36 de anos de serviço; a mulher, de 55 para 56 anos e de 30 para 31 anos de serviço. Vai paulatinamente [estabelecento a idade mínima].

Isso resolve o problema?

Vai resolver se botar todo mundo para salário mínimo agora. Querem isso? Vai enterrar o Brasil. Isso é comunismo e eu não sou comunista. Começa devagar a resolver os problemas.

Essa história de apresentar o seu sogro que é cearense, é uma estratégia para conquistar votos na região Nordeste, onde a liderança é de Lula?

Há um ano e pouco, na página 2 de  “O Globo”, disseram que uma das minhas propostas era perseguir nordestino. Então, trouxe o meu sogro, que é do Ceará. O Nordeste precisa é se libertar de certas políticas assistencialistas, o que tira o homem ou a mulher da miséria é conhecimento.

O senhor está falando do Bolsa Família?

O Bolsa Família não pode ser dado com propósito político e eleitoral. Dá para quem precisa. Sabe-se que tem fraude. A única Prefeitura que fez auditoria e que eu tive conhecimento, até hoje, foi a de Marau no Rio Grande do Sul. Um terço era fraude. Tinha o garoto que trabalhava e ganhava o Bolsa Família da mãe. Lógico, ela respondeu processo por falsidade ideológica e pediu para sair. Outro terço, o prefeito conseguiu ser reinserido no mercado de trabalho. O restante não tem como tirar. Então, os programas sociais têm que existir, mas precisam buscar para uma parte, pelo menos, uma porta de saída.

Como pode fazer esse controle, uma auditoria nacional?

Por amostragem. Por exemplo, em São Paulo, quando sai o Bolsa Família, muita gente vai lá e joga tudo na mega-sena. Lula antes de ser presidente dizia que, esse programa, que tinha outro nome, era para fisgar o pobre pelo estômago e que não podia aceitar isso. Quando chegou lá, fez exatamente o contrário do que falava.

O que defende para uma reforma político-partidária?

Qualquer proposta de reforma política e partidária não depende do presidente da República. O último a apitar é o presidente. Quem decide é o parlamento, inclusive, não tem indicação partidária [na votação]. O líder indica “sim” ou “não”. Mas cada um vota como bem entende e de acordo com o seu interesse no Estado, sempre foi assim. É mentiroso falar que vai fazer uma reforma política de sucesso. Acredito que tem coisa errada, pode diminuir um pouquinho, só Cuba tem mais deputados do que nós – 612.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas