Bom voto

Publicação: 2020-11-15 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Bom voto
A Democracia se materializa mais uma vez neste domingo (15) através do voto. Iremos eleger prefeitos e câmaras municipais. A população poderá esperar alguma mudança? A população quer mudar? A pandemia vai afetar o processo de escolhas?     Só no final do dia poderemos ter algumas respostas a essas perguntas.  Até lá... exerça sua cidadania na paz. Vote.

Tamo juntos
Neste domingo, 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19 votem no horário preferencial estabelecido, entre 7h e 10h, para evitar aglomerações.

Apoio 99
Em apoio aos idosos , a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, disponibilizará 100 mil corridas em 25 capitais brasileiras - exceto Macapá que teve eleições adiadas - com desconto de 20% para auxiliar no deslocamento seguro dessas pessoas.

Força Federal
Até quando vamos precisar das forças federais para garantir um pleito tranquilo. Ainda não será este ano que os moradores dos municípios de Macaíba, São José de Mipibu, Vera Cruz, São Pedro, Canguaretama, Baía Formosa e Pedro Velho vão poder comparecer às urnas sem esse apoio. A Força Federal fará a diferença nessas regiões.
Saravá!!!!

Alerta
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota com recomendações gerais para todos os municípios sobre o processo de organização e realização das eleições 2020, para reduzir o risco de contágio e disseminação da Covid-19.
   
Pastoral
O Arcebispo Dom Jaime Vieira publicou carta pastoral sobre as eleições 2020... “A Igreja não tem opção partidária. Cada fiel tem a liberdade de fazer a sua escolha. Porém, cabe à Igreja indicar princípios para promover o discernimento e, assim, o cidadão(ã), agindo com consciência, possa escolher bem seus representantes”.

Voto da Governadora...
A governadora Fátima Bezerra irá votar neste domingo (15), às 9h30, na unidade Ponta Negra da Faculdade Estácio, Capim Macio, às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire.

... e do vice
O vice-governador Antenor Roberto acompanhará a governadora Fátima Bezerra e, em sequência, votará na sede do Conselho de Moradores de Candelária (Conacan).
Presente
O prefeito Álvaro Dias, candidato à reeleição pelo PSDB/Coligação Avança Natal, vai votar neste domingo (15) às 11 horas, no Colégio Atheneu, bairro Petrópolis.

Ciclovias? tá andando...
Saiu o resultado da licitação feita pelo DNIT para a elaboração de Projeto Executivo de Engenharia para construção de Rede de Ciclovias em travessias urbanas da BR-101, BR-226 e BR-406 na Região Metropolitana de Natal. Foi vencedora a empresa Certare Engenharia e Consultoria Ltda. O preço inicial de R$558 mil sofreu deságio de 55%.

Pobreza
A governadora Fátima Bezerra vai “comer dobrado” para tentar reverter a situação dos 362 mil norte-rio-grandenses que vivem em situação de extrema pobreza.  Isso equivale a 10,3% da população.
    O problema também vai recair sobre o novo prefeito da capital. Desse total, 42 mil pessoas só em Natal.

Cultura popular
O deputado Francisco do PT apresentou projeto de lei reconhecendo como Patrimônio Cultural Imaterial e Histórico do Estado o “Chegança de Barra de Cunhaú” e o "Fandango de Canguaretama". Para ele, a expressão cultural engloba todas as formas de expressão do homem e da mulher: o sentir, o agir, o pensar, o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente.

Fechado
O restaurante Farofa D’água não abre neste domingo de eleição. Os funcionários vão cumprir compromisso com a democracia.  A gerente-geral Larissa Lira avisa que a partir do dia 16 de novembro tudo voltará ao normal.

Sem feiras livres
As feiras livres de Natal também não funcionarão neste domingo (15).  Com isso, ficam suspensos os funcionamentos das feiras da Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Gramoré, Lagoa Seca, Mãe Luíza, Nova Natal, Nova República, Pirangi e Quintas.

MPCjTCE
O nome do Procurador Thiago Martins Guterres, eleito para ocupar o cargo de Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, chegou ao parlamento para apreciação e referendo. Guterres foi eleito em 28 de setembro para o biênio 2020-2022.

Luto
O presidente Ezequiel Ferreira decretou luto oficial por três dias pelo falecimento dos ex-deputados estaduais Alcimar Torquato e Francisco Miranda Pinheiro.

Nova celebridade
A vice-presidente americana Kamala Harris é um sucesso de busca no Google. Segundo dados da plataforma, divulgados com exclusividade para Revista CLAUDIA, as buscas pela então senadora dispararam nas últimas semanas, crescendo 11.960% entre os períodos da pré-eleição e da reta final da corrida presidencial.

Par romântico
Kamala é casada com o advogado Douglas Emhoff. Os dois se conheceram em 2013 e a química foi  tão instantânea e já no dia seguinte,  Douglas enviou um e-mail para Harris com uma lista de ideias para encontros que poderiam ter nos próximos meses. Cerca de um ano depois, ele a pediu em casamento e os dois se casaram em uma cerimônia intimista celebrada por Maya, a irmã de Kamala.

Faro apurado ...
Excesso de cara-de-pau é o cidadão que envia 5kg de cocaína pelos Correios. Ainda bem que a PF tem Cão bom de faro.

Visão
O apresentador e jornalista Pedro Bial, descendente direto de alemão, é a voz da nova campanha da ZEISS, empresa alemã líder mundial na óptica e optoeletrônica.