sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Bombeiros alertam sobre cuidados com fogueiras

- Publicidade -
Como em todo período junino, uma das maiores tradições são as festas com fogos de artifícios e presença de fogueiras. Apesar do legado histórico e cultural envolvido, o costume traz preocupações, principalmente, ao Corpo de Bombeiros, que intensifica o trabalho preventivo e de fiscalização aos eventos e a comercialização dos fogos.

Vendas de fogueiras ainda estão tímidas este ano, como afirmam comerciantes


Vendas de fogueiras ainda estão tímidas este ano, como afirmam comerciantes

A fiscalização do Corpo de Bombeiros nos pontos de venda só diz respeito  à segurança do ambiente de vendas.  Para instalar barracas nos canteiros da cidade há exigência como: ter extintor de incêndio, expor placa indicando a proibição de fumar  e a distância mínima de três metros entre barracas que vendam explosivos.

Quem transita diariamente em Natal já deve ter percebido que nos últimos dias algumas das ruas mais tradicionais da cidade ganharam mais um tipo de comércio: a venda de fogueiras. O dinheiro extra com a vendas das fogueiras, muitas vezes, é superior à renda mensal da família.

O comerciante José Pereira da da Silva, 22 anos, explicou que as chuvas que caíram nos últimos dias em Natal esfriaram as vendas de fogueiras. A família do comerciante vende artigos juninos há cerca de dez anos, na Avenida das Alagoas, na zona Sul de Natal. “Nas vésperas de São Pedro (28) e São João (23) as vendas são melhoras, tomara que não tenha mais chuva”, disse o vendedor. No local, a fogueira custa R$ 30,00.

O capitão do Corpo de Bombeiros Daniel Gleidson, da seção de atividades técnicas, alerta para os cuidados básicos que a população deve ter ao montar e transitar perto de fogueiras. “Não se deve montar fogueiras próximo a rede de distribuição de energia elétrica. Nem próximo a árvores. Pessoas pensam que por ter distância não tem problema, mas cerca de 5 metros de distância no mínimo é o ideal”explicou.

Outra orientação do Corpo de Bombeiros é que as fogueiras tenham uma base maior e comprimento menor.  “Fogueiras exageradamente altas correm o risco de desmoronamento”, explicou o capitão, alertando a importância de evitar que crianças sem supervisão se aproximem de fogueiras acesas.
Cuidados com fogos e fogueiras:
O manuseio deve ser feito por adultos

Se a pessoa vai ingerir bebida alcoólica, não deve fazer uso de fogos

Não reaproveitar os artefatos que não funcionaram e colocá-los em um balde com água para neutralizar a carga explosiva

Sempre utilizar os fogos em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica

Os rojões devem ser usados com um suporte, e não segurados diretamente na mão

Respeitar uma distância mínima 5 metros de vegetação e não as acender embaixo ou próximo da rede elétrica

Limpar o local onde será feita a fogueira e colocar areia entre o solo e troncos

Evitar brincadeiras perto de fogueiras

Redobrar o cuidado com as crianças

Telefone bombeiros: 191
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas