Uma equipe composta por oito bombeiros militares conseguiu apagar as chamas de um incêndio em Ceará-Mirim na madrugada desta quinta-feira (10), por volta das 1h35. A queimada teve início no fim da tarde dessa quarta-feira (9), às 17h. Bombeiros civis e carros-pipas da Prefeitura também auxiliaram o combate.

Incêndio foi de grandes proporções
saiba mais
- Governo do RN decreta emergência em Portalegre e Viçosa por causa de incêndios florestais
- Corpo de Bombeiros deflagra operação de combate a incêndios no RN
- Bombeiros combatem mais incêndios no interior do RN
- Bombeiros combatem incêndio em área de mata na zona Sul de Natal
- Após combate a incêndio, Bombeiros monitoram situação na Serra do Lima
- Inpe registra 128 focos de incêndio no RN este ano
Um fator que está dificultando a celeridade na obtenção de informações, de acordo com os bombeiros, é o número de incêndios registrados recentemente no RN e, por isso, uma maior parte efetivo é deslocado para fazer esses combates.
Somente nessa quarta (9) em Natal e região metropolitana foram noticiados 12 focos de chamas. Somando aos outros 9 ocorridos no interior, 21 pontos do estado tiveram bombeiros deslocados para conter queimadas.
Emergência
O Governo do Estado decretou, nessa quarta-feira (9), emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa, com validade de 90 dias, por conta do aumento do número de incêndios florestais na região.
Desde 1998, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais realiza o Monitoramento dos Focos Ativos por Estado. De acordo com o relatório, o número de queimadas no Rio Grande do Norte costuma apresentar um aumento entre os meses de agosto e janeiro.
Em 2019 já são 128 focos ativos registrados, porém há uma redução em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram identificados 158 incêndios. Levando em conta todo o ano de 2018, foram 456 casos, com picos de 87 no mês de outubro e 128 em novembro.
Durante o período em que o Inpe realiza esse monitoramento, o ano com maior número de casos de incêndio foi 2003, com 1.547 casos. Já o ano com menos focos foi 2000, com apenas 145 registros.
Operação AMA
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) deflagrou nessa quarta-feira (9) a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA). A ação tem como objetivo intensificar o combate contra os incêndios florestais por meio do investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar as ações de prevenção e combate a incêndio nas áreas de maiores riscos.
Números
De 1º de janeiro a 08 de Outubro (mesmo período entre 2018 e 2019)
Incêndios Ambientais em Natal:
Ano Atendimentos
2018 - 339
2019 - 269
Incêndios Ambientais em Natal:
Ano Atendimentos
2018 - 339
2019 - 269
Variação: -20%
Informações: CBM
continuar lendo