Bombeiros controlam incêndio em Ceará-Mirim na madrugada desta quinta

Publicação: 2019-10-10 06:57:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma equipe composta por oito bombeiros militares conseguiu apagar as chamas de um incêndio em Ceará-Mirim na madrugada desta quinta-feira (10), por volta das 1h35. A queimada teve início no fim da tarde dessa quarta-feira (9), às 17h. Bombeiros civis e carros-pipas da Prefeitura também auxiliaram o combate.

Incêndio de grande proporção está sendo monitorado pelo Corpo de Bombeiros
Incêndio foi de grandes proporções

O incêndio florestal ocorreu apenas em área de mata e, segundo o Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma vítima e nenhum dano a construções. O impacto na fauna e na flora ainda está sendo investigado, assim como o que pode ter causado o avanço de fogo em grande proporção. 

Um fator que está dificultando a celeridade na obtenção de informações, de acordo com os bombeiros, é o número de incêndios registrados recentemente no RN e, por isso, uma maior parte efetivo é deslocado para fazer esses combates.

Somente nessa quarta (9) em Natal e região metropolitana foram noticiados 12 focos de chamas. Somando aos outros 9 ocorridos no interior, 21 pontos do estado tiveram bombeiros deslocados para conter queimadas.

Emergência
O Governo do Estado decretou, nessa quarta-feira (9), emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa, com validade de 90 dias, por conta do aumento do número de incêndios florestais na região. 

Desde 1998, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais realiza o Monitoramento dos Focos Ativos por Estado. De acordo com o relatório, o número de queimadas no Rio Grande do Norte costuma apresentar um aumento entre os meses de agosto e janeiro.

Em 2019 já são 128 focos ativos registrados, porém há uma redução em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram identificados 158 incêndios. Levando em conta todo o ano de 2018, foram 456 casos, com picos de 87 no mês de outubro e 128 em novembro. 

Durante o período em que o Inpe realiza esse monitoramento, o ano com maior número de casos de incêndio foi 2003, com 1.547 casos. Já o ano com menos focos foi 2000, com apenas 145 registros.

Operação AMA
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) deflagrou nessa quarta-feira (9) a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA). A ação tem como objetivo intensificar o combate contra os incêndios florestais por meio do investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar as ações de prevenção e combate a incêndio nas áreas de maiores riscos.

Números
De 1º de janeiro a 08 de Outubro (mesmo período entre 2018 e 2019)

Incêndios Ambientais em Natal:

Ano      Atendimentos
2018  -  339
2019 -   269


Variação:    -20%


Informações: CBM





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários