terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Bombeiros estão sem estrutura para recolher doações

- Publicidade -

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) mantém uma parceria com o Corpo de Bombeiros, com o “Programa Amigo do Peito”, para a coleta domiciliar de leite materno, que inclui três rotas em Natal, mas vem enfrentando dificuldades por falta de veículos. De acordo com a coordenadora estadual de Aleitamento Materno, Evanúzia Dantas, realmente existiam três carros que faziam essa rota, mas hoje a frota está reduzida a um só veículo porque o que um dos dois que foi disponibilizado para o CB foi por conserto e outro que pertencia à própria corporação também está sendo consertado. “Para não haver prejuízo ao programa alugamos um carro”.
Estoque de Leite está baixo devido a problemas estruturais
Comandante do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros, a tenente Denize Figueiredo, confirmou que em virtude dos carros estarem quebrados, o “Programa Amigo do Peito” ficou parado por uma semana.
#SAIBAMAIS#
Porém, segundo ela, o CB participa do programa com apoio logístico e operacional,  liberando  praças para dirigirem os veículos. A tenente disse que atualmente  a rota do carro de coleta de leite materno é um automóvel Celta, “que não é o ideal para esse tipo de serviço” porque é pequeno, não tem espaço adequado. Porém, ela confirmou ter a informação que vai ser adquirida uma frota, do tipo minifurgão, para atender o programa .

A coordenadora da Enfermaria da Maternidade Januário Cicco, |Magda Rodrigues, disse que, como  existe essa dificuldade de transporte, dependendo da situação, o carro próprio da Maternidade também tem se deslocado às residências de mães doadoras: “O leite atende as nutrizes da Januário Cicco e também de outras maternidades de Natal que precisam de leite materno”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas