Economia
Bons resultados vêm de ações planejadas
Publicado: 00:00:00 - 28/11/2021 Atualizado: 12:21:37 - 27/11/2021
Por trás das grandes e mais lembradas empresas, há sempre uma equipe de profissionais que atua fazendo arte em suas mais diversas formas. Um dos integrantes dessa equipe é o profissional de Publicidade e Marketing, que estuda o comportamento do cliente, aplica pesquisas, monitora as tendências de mercado nacionais e internacionais, estuda e se inspira nos desejos de crianças, homens e mulheres de todas as idades para desenvolver as melhores estratégias publicitárias. Uma imagem, um jingle, uma frase que se torne a cara da marca é o objetivo. A premiação Top Natal, da Tribuna do Norte, é uma vitrine para os publicitários potiguares há 20 anos.
Divulgação
Odemar Neto, presidente do Sinapro/RN, afirma que mercado publicitário do RN está bem aquecido

Odemar Neto, presidente do Sinapro/RN, afirma que mercado publicitário do RN está bem aquecido


“A valorização das marcas é muito importante para a manutenção do mercado da comunicação e as premiações incentivam e mostram o resultado de um trabalho conjunto de cliente, agência e veículo. A Top of Mind e a revista Top Natal conseguem reunir um seleto grupo de marcas que movem o segmento e, com isso, mostram a força e a importância da comunicação para as empresas”, avalia Odemar Neto, presidente do Sindicato das Agências de Propagandas do Rio Grande do Norte (Sinapro/RN) e sócio-diretor da Execom Agência de Comunicação.

Em sua 19ª edição, o Prêmio Top Natal se consagra como um instrumento que vai além da medição do quão lembradas são as marcas. O Prêmio é uma saudação aos empresários, profissionais de Marketing e Agências de Publicidade que desenvolvem campanhas que criam elos entre consumidores e empresas.  Após uma série crise provocada pela pandemia, o mercado desse segmento começa a mostrar sinais de recuperação.

“Reagiu com uma velocidade maior do que esperávamos. As campanhas vieram para mostrar de forma inteligente que a propaganda continua sendo a alma do negócio, seja para uma campanha 360 graus com mídia em diversos veículos, seja nas mídias presentes em ambiente digital. O mercado publicitário do Rio Grande do Norte está bem aquecido e as agências estão contratando profissionais para dar conta da demanda em todas as áreas, seja em mídia, produção, criação e atendimento “on” e “off”. Contamos com excelentes profissionais na área criativa, principalmente agências premiadas nacionalmente, vencedoras do prêmio Profissionais do Ano, Colunistas Norte-Nordeste, bem como publicações em sites internacionais e na maior revista do segmento publicitário, a Lürzer’s Archives, na Áustria. Além da premiação no Lusófonos em Portugal. Também somos exportadores de talentos: atualmente, grandes profissionais atuam em agências nacionais e nas maiores da América Latina. A agência África é um exemplo”, ressalta Odemar Neto.

Para o presidente do Sinapro/RN, as empresas estão conscientes da importância de divulgar suas marcas, produtos e serviços com o objetivo de conquistar mais clientes e ampliar negócios. “As empresas entenderam que a comunicação e a manutenção de conteúdo diário fazem parte do seu DNA. Não tem como não se comunicar e ter um planejamento estratégico para manutenção da marca ou para o impulsionamento das vendas. Acho fundamental que se tenha uma reação planejada e com resultados. Os clientes que contratam uma agência filiada ao Sinapro/RN, sabem que estão lidando com empresas bem estruturadas e capacidade técnica para posicioná-los no rumo certo. Os resultados aparecem”, frisa Odemar Neto.

Neste ano, a celebração de entrega dos troféus Top Natal será realizada na terça-feira, 30 de novembro, às 19h30, no Olimpo Recepções, na zona Sul. O evento reunirá empresários, jornalistas, publicitários e representantes dos Poderes Executivos Municipal e Estadual. A Revista Top Natal 2021 com reportagens especiais com todos os vencedores, será encartada ao jornal TRIBUNA DO NORTE no dia 1º de dezembro.

A Revista Top Natal 2021 tem como patrocinadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Prefeitura do Natal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Governo do Estado do Rio Grande do Norte,  Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Câmara Municipal de Natal.

Opiniões do mercado publicitário

Divulgação
Arturo Arruda, diretor da Art&C Comunicação

Arturo Arruda, diretor da Art&C Comunicação

“O Top Natal virou sinônimo de reconhecimento de marca na cidade.  Num mundo competitivo como o de hoje, em que o virtual disputa o mesmo cliente da loja física, faz cada vez mais sentido ter marcas Top of Mind. O mercado publicitário é grato à Tribuna do Norte por manter essa premiação tão qualificada e relevante.

Arturo Arruda
Diretor da Art&C Comunicação

Divulgação
Alberto Dantas, diretor de Mídia da Base Propaganda

Alberto Dantas, diretor de Mídia da Base Propaganda

“A pesquisa Top Natal é de grande importância para o empresariado local, que tem um ferramenta gratuita para terem uma referência do recall da sua marca. Sem falar que ainda são premiados e reconhecidos aqueles mais lembrados, no Top Natal.”

Alberto Dantas
Diretor de Mídia da Base Propaganda

Divulgação
Rogério Nunes, sócio da RAF Comunicação e Marketing

Rogério Nunes, sócio da RAF Comunicação e Marketing

“A premiação Top Natal é uma grande incentivadora do mercado publicitário, pois evidencia a importância das empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços. Não é uma coincidência o fato de que as marcas líderes no Top Natal pertencem às empresas líderes de venda e faturamento nos seus segmentos.”

Rogério Nunes
Sócio da RAF Comunicação e Marketing

///
Bate Papo
Marcelo Queiroz, presidente do sistema Fecomércio RN

Alex Régis
Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio

Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio


Qual a importância do Prêmio Top Natal para as empresas do Rio Grande do Norte?
O Prêmio Top Natal tem uma importância fundamental para o empresariado potiguar, sendo um instrumento de aferição da percepção dos clientes quanto às marcas há quase 20 anos. No contexto que temos vivido desde o início da pandemia, essa importância se fortalece, pois certamente serão premiadas as empresas que se reinventaram e buscaram gerar uma experiência diferenciada junto ao seu público.

De que maneira a Fecomércio/RN atua para promovê-lo entre as empresas ligadas à instituição?
Reforçamos às empresas associadas aos sindicatos filiados à Fecomércio a importância de participar de premiações que avaliam os produtos e serviços oferecidos. A concorrência em premiações desse tipo estimula lojista, colaborador a trabalhar mais e melhor para atender os clientes, oferecer um bom atendimento, garantir e fidelizar aquele consumidor. Em caso de vitória, instiga o empreendedor e colaborador a trabalhar em novidades de serviços e produtos, além de pensar em gratificações para o corpo de funcionários.

O que contribui para que uma empresa se fixe na mente do cliente positivamente?
Atendimento, serviço e produto de qualidade, e jogo de cintura em negociação de valores são três pilares para que a empresa ganhe o consumidor. Esses três eixos, se juntos trabalhados com atenção, conquistam o consumidor, e melhor, garantem a melhor propaganda espontânea: o boca a boca. Por isso reforçamos a necessidade de capacitação e treinamento para o atendimento ao cliente.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte