sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Bora Veranear: A cidade que tem o sol de sobrenome

- Publicidade -

Natal é a cidade do sol. Praia, céu azul, muito sol quase o ano inteiro. Água-de-coco é refresco e camarão é prato típico, tudo com as bençãos de Câmara Cascudo. O casal Caroline Corcelli e Lucas Crispin está aproveitando ao máximo o verão, e não poderia deixar a capital de lado. Chegou a hora de Natal entrar na rota da websérie #BoraVeranear, que dedica o 6º episódio à cidade  referência em turismo potiguar – e que em 2020 despontou como um dos três destinos mais procurados da região para o carnaval.

Um banho de mar agradável no centro de Natal é a praia de Areia Preta

O novo vídeo mostra uma Natal com a cara do natalense, passando por gastronomia, história, cultura, a contemplação das belezas naturais da cidade do sol. Fundada em 1599, às margens do rio Potengi, Natal é cantada em verso e prosa por diversos artistas, da música e da literatura. Ano passado a cidade completou 420 anos, com a beleza em dia, apesar dos problemas habituais de toda grande cidade.

Um passeio em Natal tem que incluir uma ida à Fortaleza dos Reis Magos, “marco zero” da cidade. A construção começou em 06 de janeiro de 1598, Dia de Reis, daí o nome do monumento. Feita inicialmente de taipa, ganhou o revestimento de pedra poucos anos depois e até hoje se firma como símbolo da capital. A fortaleza está atualmente fechada para restauração, e deve reabrir ao público em 2021. Mesmo assim os visitantes continuam vindo, só para fotografar sua fachada.

Da fortaleza também vale um pulo até o Centro de Turismo de Natal, espaço que reúne cultura,  artesanato e lazer. O prédio, que já foi cadeia pública no começo do século 20, também abrigou mendigos e órfãos. Hoje abriga 38 lojas de artesanato local e trabalhos manuais. O local é um point tradicional de turistas, com forró às quintas-feiras, e também é bem frequentado pelos natalenses.

Um passeio em Natal tem que incluir uma ida à Fortaleza dos Reis Magos, marco zero da cidade

Em seguida, uma esticadinha até o Beco da Lama, atual point da nova boemia natalense na Cidade Alta. Após a revitalização, tornou-se uma galeria de arte a céu aberto. Um projeto tocado pela prefeitura em 2019 trouxe um grupo de 40 artistas para encher o Beco de novas cores e desenhos. A ação foi um sucesso e reviveu a vida cultural e boêmia do local, que ferve de quinta a domingo com com samba, forró, música eletrônica, e vários outros projetos. O Beco da Lama é obrigatório.

Quem preferir um programa mais calmo e repleto de boas histórias, deve ir ao  Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, instalado na casa onde o folclorista e escritor viveu por 40 anos. Nas paredes tem assinaturas de visitantes ilustres, como Villa-Lobos, Gilberto Freyre e Ari Barroso. O casarão exibe um precioso acervo de livros e documentos, além de móveis, peças, antiguidades e fotos, reproduzindo com charme a época em que Cascudo viveu na casa com sua família. As visitas de grupos são realizadas apenas com pré-agendamento nos dias e horários fixados pela instituição. Tel.: 3222-3293 ou 98827-3866 (Whatsapp).

Em seguida, o casal Caroline e Lucas dão uma esticadinha até o Beco da Lama, atual point da nova boemia natalense

O passeio pode terminar – ou começar – em Ponta Negra, praia da zona sul da cidade e referência turística mais forte da capital. Além do Morro do Careca (no qual não se pode subir) há dezenas de bares e restaurantes na orla que fazem a alegria de turistas e nativos. 

O #BoraVeranear é  apresentado por O Boticário e  Natal Card, com oferecimento das prefeituras do Natal e Parnamirim, e Detran RN. Patrocínio da Caern, Cosern, Midway Mall, Cabo Telecom, Ster Bom, PittsBurg, M Copos, Moulemar Moda Praia, Canteena Camisetaria, Fortur Excursões, e Manoa Park. Um oferecimento prefeituras de Natal, Parnamirim e Mossoró, e Detran RN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas