Boraveranear: Banhados pelo Atlântico e a lagoa de Guaraíras

Publicação: 2020-01-10 00:00:00
No verão, todos os caminhos levam ao litoral. É o rumo que tomará pelo terceiro ano a nova temporada do #BoraVeranear, a websérie da Tribuna do Norte que circula pelos lugares mais quentes – literalmente – do estado, entre praias, lagoas e rios. O programa ainda tem vista pro mar, mas o formato em 2020 vem diferente: em vez de um apresentador padrão, mostra um casal se aventurando e descobrindo points do litoral potiguar. O primeiro episódio já está no ar e levou a dupla à Lagoa de Guaraíras e Pipa. Serão 10 episódios até o fim de fevereiro, sempre às quintas-feiras, incluindo 4 episódios de carnaval.

Créditos: CedidaDe águas límpidas e bancos de areia, a lagoa de Guaraíras é um convite ao mergulho tranquilo e passeio de barcoDe águas límpidas e bancos de areia, a lagoa de Guaraíras é um convite ao mergulho tranquilo e passeio de barco
De águas límpidas e bancos de areia, a lagoa de Guaraíras é um convite ao mergulho tranquilo e passeio de barco

O #BoraVeranear traz o casal (real) de noivos Lucas Crispin e Caroline Corcelli à procura do passeio de verão perfeito. Ele é potiguar e ela é goiana, portanto, cabe a Lucas apresentar o litoral de sua terra à amada. Entre os 18 points que o programa vai mostrar ao longo da temporada, o começo não poderia ser melhor. O destino é Tibau do Sul e duas de suas maiores atrações, a Lagoa de Guaraíras e a badalada vila da Pipa.

A primeira paisagem que se destaca em Tibau do Sul é, sem dúvida, a Lagoa de Guaraíras. Ela tem cerca de 12 km de comprimento e 8 km de largura. Além de Tibau, a lagoa também passa pelos municípios de Goianinha, Arez, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino. O local é referência em carcinocultura e também em turismo, já que é comum ver barcos e lanchas sempre circulando por suas águas. O passeio é um dos melhores programas da área.

O giro pela lagoa exige algumas paradas que valem a pena. A primeira é no banco de argila, também conhecido como “Fonte da Juventude”. Os guias aconselham as pessoas a passarem a argila pelo corpo, fazendo uma esfoliação natural na hora. Dizem que a substância tem propriedades que beneficiam a pele, faz bem para os cabelos, atenuam rugas,  atua como um protetor solar natural. e dão aquela rejuvenescida. Acima de tudo, é uma atividade divertida.

A outra parada obrigatória é no banco de areia localizado no meio da lagoa. Essa extensão preciosa conta com uma estrutura de bar molhado, onde se pode beber algo refrescante e comer petiscos variados. Esse espaço tem águas rasas e piscina natural, ideal para relaxar. A lagoa também conta com uma área de mangue, de onde se exibe parte da fauna e da flora da região. Em terra firme, os visitantes têm opções como o bar e restaurante Cavalo de Fogo, um local tradicional da cidade onde se serve peixe, picanha, frutos do mar, ostras, mexilhões, risotos, e espaguetes. O lugar também é ótimo para apreciar o pôr do sol a dois ou com amigos.

Pipa de todos
Um rolé em Tibau do Sul não seria o mesmo sem uma esticada até Pipa. A antiga vila de pescadores ainda é o point mais badalado do litoral potiguar, com a sua variedade de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, barracas e belezas naturais com vista para o mar. Pipa tem o mais cosmopolita e diverso conjunto de gastronomia e lazer do estado. Os preços dessas atrações oscilam dos mais luxuosos até os mais acessíveis. É preciso bater perna na rua principal e nas redondezas para saber qual opção é a mais adequada ao seu orçamento. A vida noturna dessa vila também costuma ser agitada.

Créditos: CedidaNo primeiro episódio da websérie, o casal de noivos Lucas Crispin e Caroline Corcelli chegam à  Lagoa de Guaraíras e se divertem nas ruas agitadas da PipaNo primeiro episódio da websérie, o casal de noivos Lucas Crispin e Caroline Corcelli chegam à Lagoa de Guaraíras e se divertem nas ruas agitadas da Pipa
No primeiro episódio da websérie, o casal de noivos Lucas Crispin e Caroline Corcelli chegam à Lagoa de Guaraíras e se divertem nas ruas agitadas da Pipa

Pipa é também um reduto de surfista e amantes de esportes de aventura. A geografia do lugar favorece os praticantes. O local contém várias praias (baias) e uma lagoa, como a Baia dos Golfinhos, Praia do Amor, Madeiro, Cacimbinhas, entre outras. Cada uma com seu diferencial de atividades esportivas (surf, kitesurf, caiaque) e de natureza, com falésias, golfinhos, berçário de tartarugas-marinhas, e o santuário ecológico. Na rua principal de Pipa, é possível ver a diversidade de arquitetura, comércio e gastronomia. De vinhos importados a carne de sol, tem de tudo.

Segundo o diretor Athos Muniz, a nova temporada vai mostrar as perspectiva do casal. “Nossa proposta é de ser algo mais ligado ao entretenimento, mais parecida com uma narrativa de novela, voltada para a dramaturgia”, diz.  O #BoraVeranear é  apresentado por O Boticário e  Natal Card, com oferecimento das prefeituras do Natal e Parnamirim, e Detran RN. Patrocínio da Caern, Cosern, Midway Mall, Cabo Telecom, Ster Bom, PittsBurg, M Copos, Moulemar Moda Praia, Camiseteria Vista Canteena, Fortur Excursões, e Manoa Park.