BoraVeranear: Parrachos e lagoas de águas calmas de Pirangi

Publicação: 2020-01-24 00:00:00
Há lugares que são obrigatórios conhecer quando se está de passeio no Rio Grande do Norte. Em Pirangi, não há como deixar de conferir o super cajueiro, e em Nísia Floresta, deixar de se deliciar em algumas de suas muitas lagoas. O casal Caroline Corcelli e Lucas Crispin fez alguns dos trajetos mais conhecidos do litoral potiguar no terceiro episódio da websérie #BoraVeranear, que segue suas aventuras pelos paraísos do lado sul. “Conhecer o litoral do RN é um dos melhores passeios do mundo”, declarou ela, antes de começar a rota.

Créditos: ReproduçãoCasal Caroline Corcelli e Lucas Crispin em um raro mergulho nos parrachos de PirangiCasal Caroline Corcelli e Lucas Crispin em um raro mergulho nos parrachos de Pirangi
Casal Caroline Corcelli e Lucas Crispin em um raro mergulho nos parrachos de Pirangi

A curtição em Pirangi quase sempre começa pelas águas.  O primeiro objetivo dos turistas é conhecer os famosos parrachos de Pirangi do Norte, entre piscinas naturais de água cristalina, formadas pelos recifes que aparecem na maré baixa. Combinação ideal para um mergulho de superfície. Basta uma máscara de mergulho (snorkel) e uma sandália apropriada para não pisar diretamente nos corais. Na água, basta ficar boiando para apreciar a fauna e a flora marinhas do lugar. Os visitantes nadam entre os peixinhos e a diversão é garantida.

saiba mais

De volta à terra após um passeio de catamarã pelos parrachos de Pirangi, é obrigatório conhecer o maior cajueiro do mundo – e quem já conhece, sempre repete. Em 1994, a árvore foi registrada como o maior  cajueiro do mundo pelo Guiness Book. Hoje em dia já tem nove mil metros quadrados, e seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. O local conta ainda com um mirante de onde se vê toda a árvore por cima, uma bela vista panorâmica, que ao fundo ainda mostra o mar. A árvore produz  de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas.

Areias de Nísia
De volta às areias: fazer um passeio de 4 x 4 é a melhor pedida para quem curte aventura.  A dupla Caroline e Lucas foi explorar as dunas de Nísia Floresta, município vizinho ao território de Pirangi. O passeio 'Roda dos Nativos' exibe o visual da praia de Búzios, sendo a primeira parada do passeio, local que rende muitas fotos criativas para o Instagram. Depois o casal foi para a Lagoa de Carcará, que tem esse nome devido a presença da ave de rapina (gavião do bico amarelo) que abunda na região.

A borda da lagoa abriga uma grande faixa de águas rasas com areia alva, proporcionando banhos demorados em águas mornas. Para os turistas que querem manter a forma com diversão, a lagoa do Carcará também é lugar para a prática de windsurf, além de dispor de caiaques e pedalinhos que podem ser alugados dos comerciantes locais.

De volta às dunas, é a hora do sandboard, mais um momento de aventura em que os visitantes se prepararam para surfar na areia. Em Pirangi, vários espaços da culinária natalense estão marcando presença em temporadas de férias na alta estação, como o Pittsburg e seus sanduíches, e os sorvetes finos da Sterbom.

O #BoraVeranear é  apresentado por O Boticário e  Natal Card, com oferecimento das prefeituras do Natal e Parnamirim, e Detran RN. Patrocínio da Caern, Cosern, Midway Mall, Cabo Telecom, Ster Bom, PittsBurg, M Copos, Moulemar Moda Praia, Canteena Camisetaria, Fortur Excursões, e Manoa Park. Um oferecimento prefeituras de Natal, Parnamirim e Mossoró, e Detran RN.