quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bosch apresenta hoje a mobilidade do futuro

- Publicidade -

Serviços de mobilidade da Bosch torna o transporte flexível e adequados ao uso diário. Bosch está desenvolvendo sistemas e componentes para automatizar, conectar e eletrificar o meio de transporte. Um design leve, arejado e minimalista. Um revestimento externo futurista feito de telas, vidro e um interior espaçoso. É assim que os engenheiros descrevem a nova estrutura, mas na verdade essa descrição também se encaixa em uma classe completamente nova de veículos: meio de transporte elétrico sem motorista que desliza quase que silenciosamente pelo centro das cidades e conectado ao ambiente. Este será um cenário comum nas estradas em breve,  estejam eles transportando pessoas ou bens e, no futuro, a empresa também oferecerá esses tipos de serviços, agrupando-os em um ecossistema perfeitamente inteligente e conectado.

Entre as soluções estão serviços de reservas, compartilhamento, plataformas de rede, estacionamento, recarga, soluções de software para gerenciamento e manutenção dos veículos, bem como infotenimento durante a viagem. “A Bosch está desenvolvendo um pacote único de hardware, software e serviços de mobilidade para o transporte do futuro”, afirma Dr. MarkusHeyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. Durante a CES 2019, o maior evento de eletrônicos do mundo, a Bosch apresentará soluções para esse tipo de transporte, com um ônibus conceito e com a possibilidade de os visitantes experimentarem sua gama completa de serviços.

Serviços Bosch
O surgimento desse segmento é resultado da crescente demanda por serviços de compartilhamento de viagens: somente na Europa, nos EUA e na China, um milhão desses veículos estarão nas estradas em 2020, crescendo para 2,5 milhões de pessoas até 2025 (fonte: Roland Berger). Muitos desses veículos, disponíveis  serão “elétricos” e também autônomos em meados da próxima década. É por isso que a Bosch equipou cada centímetro quadrado de seu micro-ônibus conceito com as diferentes tecnologias de motores elétricos e sensores surround de 360 graus para gerenciamento de conectividade e computadores de bordo. No entanto, esses componentes e sistemas são apenas uma parte no caminho para a mobilidade desse meio de transporte. Para desenvolver veículos compatíveis com o dia a dia, eles precisam estar conectados com os serviços da mobilidade. “No futuro, todo veículo na estrada usará os serviços digitais da Bosch”, destaca Heyn. Esses serviços permitem, por exemplo, que os usuários reservem os carros, compartilhem caronas com outros passageiros e ainda paguem por suas viagens.

Reserva
Os usuários podem facilmente reservar um serviço de transporte, independentemente de estarem relaxando no sofá ou trabalhando. Atuando nos bastidores, um algoritmo identifica o veículo mais próximo do local solicitado e encontra outros usuários que desejam viajar por um caminho semelhante. Quanto mais passageiros um único ônibus puder transportar, mais barata será a viagem. Além disso, essa abordagem reduz também a quantidade de tráfego nas cidades e reduz os impactos no meio ambiente. A Bosch está desenvolvendo a plataforma de software necessária para fazer com que isso aconteça.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas