quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Bossa, Jazz e Batuques

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

O que começou como um evento fechado em um hotel da Via Costeira, cresceu, se abriu e se espalhou para além da capital potiguar, indo para o litoral sul, norte e interior, e sempre defendendo as ondas jazzísticas, bossa-novistas e bluseiras no repertório. Esse é o Fest Bossa & Jazz, que em 2019 completa 10 anos de existência. A programação oficial deste ano está dividida em três datas. De 15 a 18 de agosto, o evento acontece na Praia da Pipa. No mês de setembro, entre os dias  19 e 21, é a vez de Mossoró receber o festival. Por fim, de 10 a 13 de outubro, o jazz, bossa e blues será a trilha sonora da praia de São Miguel do Gostoso. Em todos os casos o acesso do público é gratuito. As datas, bem como a programação completa da primeira etapa, foram anunciadas na festa de lançamento do festival, no sábado (13), na Pipa.

A cantora e percussionista  Lan Lahn é atração confirmada no Festival e estará acompanhada dos músicos, João Felipe no cavaquinho  de cinco cordas e Guto Menezes no violão de sete cordas


A cantora e percussionista Lan Lahn é atração confirmada no Festival e
estará acompanhada dos músicos, João Felipe no cavaquinho de cinco
cordas e Guto Menezes no violão de sete cordas

A etapa da Pipa contará com 22 bandas e quase 50 shows, além das jam sessions, realizadas ao final de cada noite. A estrutura é basicamente igual ao do ano anterior, quando pela primeira vez foi aplicado um formato descentralizado, com vários pequenos palcos espalhados e apresentações mais próximas do público, inclusive com cortejos pelas ruas – algo inspirado nos festivais de jazz de New Orleans, nos Estados Unidos.

Segundo a produtora e idealizadora do Fest Bossa & Jazz, Juçara Figueiredo, o formato caiu na graça do público. “Deixou o festival mais dinâmico, agregou mais gente e permitiu uma experiência mais próxima do público com os artistas. As pessoas se sentem encorporadas aos shows”, avalia a produtora.

Juçara promete caprichar mais na decoração das ruas e dos pólos de apresentação neste ano. “Vamos colocar mais bandeirolas e flâmulas. Na Praça do Pescador, onde o palco é baixo, vamos disponibilizar uma tela maior para projeção dos shows, permitindo assim que mais gente possa acompanhar. E o cortejo da Bossa & Jazz Street Band vai contar com mais dois músicos, saindo às ruas com um total de oito integrantes”, adianta a produtora. “Lembro que começamos o Bossa & Jazz em Natal com formato fechado e quando levamos pra Pipa, com entrada gratuita, o festival estourou. É um lugar mágico que se adaptou como uma luva à proposta do festival”.

Atrações nacionais e internacionais

Dentre as atrações está a cantora e percussionista Lan Lahn, que integrou por anos a banda de Cássia Eller. Ela se apresenta ao lado dos músicos Guto Menezes, no violão de sete cordas, e João Felippe, no cavaquinho de cinco cordas. “Lan Lahn é uma artista de trabalho já bastante conhecido no Brasil e estará acompanhada de ótimos músicos, como o João Felippe, que é o cara do cavaquinho atualmente no Brasil”, diz Juçara.

Clara Menezes representa o RN com sua voz marcante


Clara Menezes representa o RN com sua voz marcante

Também estão confirmadas a banda The Cinelli Brothers, da Inglaterra, e o trio Moraes, Mathisen e Zimring. O grupo inglês traz para Pipa um repertório de blues, soul e R&B. Já o trio apresenta composições inéditas que conectam sonoridades do Brasil, Noruega e Israel, nacionalidades dos músicos Gabriel Moraes (guitarrista), Per Mathisen (baixista) e Utsi Zimring (baterista), respectivamente.

A programação ainda conta com a Banda Terráquea & Cacá Magalhães (BA), Brazuka Jazz (RN), Indiana Nomma (Honduras e RJ) e Duetto Cabroso (RN), Darlan Marley Quarteto (RN), Gabriel Yang (CE), Arthur Philipe & Quintessence (PE), Chico Bethoven & Regional Choro do Elefante (RN), Macumbia (PB), Clara Menezes (RN), Duo Rock Cello & Piano (RN), Gumbo Blues (CE), Duo Jubileu Filho & Cacá Velloso (RN), Jammin” (RN), Blues Sinners (PE/RN), Pablo Osta (ARG), Fernanda Fialho (CE), Quarteto da Pipa (URU/ SP/CE/ BA) e a já citada Bossa & Jazz Street Band (RN).

Segundo a produtora, as atrações são pensadas dentro da estrutura do festival. “No nosso formato, com palco de tamanho limitado, não tem como contratar grandes atrações, até porque nem todo artista se submete à estrutura que propomos”, comenta. No entanto, Juçara acredita que isso não diminui o peso da programação. “A gente prima pela qualidade do som para oferecer música de qualidade. E aqui na região temos ótimos músicos. Recebo comentário do público recorrente falando justamente sobre isso. Que no Estado há tantos músicos bons que muitas vezes passam despercebidos. E o festival, do jeito que é pensado, faz com que se repare neles”.

Ao avaliar a trajetória de uma década do festival, Juçara diz acreditar que o evento tenha dado sua contribuição para se formar no Rio Grande do Norte um público apreciador de gêneros musicais diferentes do populares como axé e forró. “Quando falei que queria fazer um festival com jazz, blues, bossa nova, o pessoal me chamou de maluca. Mas sempre achei que no RN tem espaço para todos os tipos de música. Principalmente em Natal, onde a população ouviu bastante esse tipo de som de big bands na época da 2ª Guerra”, comenta a produtora. “E acho também que é o festival serve para entusiasmar os músicos daqui. Sei que boa parte deles já toca fora, mas acaba servindo como mais um espaço para se apresentar”.

Oficinas

O Fest Bossa & Jazz também atua em ações socioambientais com palestras, caminhadas ecológicas, oficinas e workshops musicais. Em Pipa serão promovidas os cursos “O que é esse tal de Jazz”, com Luciano Prates, e“Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’”, com Gabriel Yang; além da roda de conversa “Viver da Música: Realidade e Desafios”, com a cantora e compositora hondurenha, Indiana Nomma.

A banda inglesa The Cinelli Brothers compõe a programação


A banda inglesa The Cinelli Brothers compõe a programação

O evento é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão. Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, Movimento Preserve Pipa, parceria Café Santa Clara, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Após passagem por Tibau do Sul, o evento segue para Mossoró, de 19 a 21 de setembro e, por fim, São Miguel do Gostoso, de 10 a 13 de outubro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas