sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Botafogo encara surpreendente Avaí

- Publicidade -

O Botafogo recebe o Avaí hoje , às 18h30, no Estádio  Engenhão (RJ), pela 15ª rodada do Brasileiro em um confronto direto dentro da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Glorioso, que venceu seus três últimos confrontos, é o quarto colocado com 21 pontos, um a menos que os catarinenses, que estão embalados após triunfo por 3 a 2 diante do Corinthians. O ganhador poderá encostar nos líderes. Joel Santana, técnico do Botafogo, pediu aos seus jogadores que liguem o sinal de alerta em relação ao estilo de jogo do Avaí.

Treinador Joel Santana pediu aos jogadores do Botafogo para ficarem alertas com relação ao esquema tático adotado por Lopes no AvaíO treinador lembrou que a boa campanha do rival não é obra do acaso e que os catarinenses já superaram grandes times neste Campeonato Brasileiro, como São Paulo, Corinthians e Palmeiras, além de ter eliminado o Santos na Copa Sul-Americana. “O Avaí ganhou de todos os grandes de São Paulo nesta temporada e vem realizando uma grande campanha por conta do bom futebol que tem apresentado. É um jogo muito complicado, mas por se tratar de um confronto direito, e na nossa casa, temos a obrigação de triunfarmos”, advertiu Joel Santana.

Para o zagueiro Antônio Carlos, o Botafogo precisa manter a regularidade. O defensor entende que com o espírito e a garra exibidos recentemente o Glorioso será sempre um adversário difícil. “O Botafogo tem subido de produção porque as nossas peças estão encaixadas e estamos todos nos esforçando ao máximo na busca pelos melhores resultados. Mas precisamos manter ess apegada, pois a regularidade tem que continuar. Esse momento é de somarmos o máximo de pontos para nos mantermos no pelotão de frente” disse o zagueiro.

Para este compromisso o Botafogo terá o desfalque do lateral direito Alessandro, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido na vitória sobre o Atlético-GO. O treinador faz mistério quanto ao substituto, mas o volante Somália será improvisado no setor, com Lúcio Flávio e Renato Cajá brigando por vaga no meio-de-campo.

Pelo lado do Avaí, o técnico Antônio Lopes considera que sua equipe terá pela frente um dos melhores times do Campeonato Brasileiro e, por conta disso, adota um discurso humilde. “Vamos enfrentar um dos melhores times do Campeonato Brasileiro, um verdadeiro timaço. Além de contar com muita qualidade individual, o que o torna difícil de se marcar, o Botafogo joga com muita velocidade, principalmente no contra-ataque. Além disso, como todas as equipes trabalhadas pelo Joel Santana, a marcação é eficiente. Vamos trabalhar dentro da nossa humildade a fim de conquistarmos o resultado positivo”, disse Lopes.

O Avaí deverá entrar em campo desfigurado. Lopes não poderá contar com o zagueiro Rafael, expulso contra o Corinthians, e nem com o volante Rudnei e os meias Caio e Davi, que receberam o terceiro cartão amarelo no mesmo confronto.

Rivais de ocasião duelam no Ceará

Uma partida que não ocorre há 32 anos no Brasileiro voltará a acontecer hoje, no Estádio Castelão, em Fortaleza. O Ceará, que ainda não venceu desde a volta da Copa do Mundo, receberá o Grêmio, que vinha em situação idêntica até o domingo passado, quando derrotou o Goiás por 2 a 0, em Porto Alegre. O confronto reunirá treinadores que chegaram há pouco tempo em seus clubes e foram campeões em 1983 pelo Tricolor Gaúcho como atletas. Mário Sérgio e Renato Gaúcho tiveram atuação destacada na final que deu ao Grêmio o título de campeão do mundo, nos 2 a 1 sobre o Hamburgo.

Ambos chegaram para mudar a situação difícil que viviam os respectivos times, dois dos que não voltaram bem após a parada do Mundial da África do Sul. Mário Sérgio promoveu, nesta semana, uma limpa no elenco do Vovô. Foram 12 jogadores afastados para treinar em separado, sob alegação de que o grupo estava inchado (39 atletas). A equipe, que começou o Brasileiro como sensação, perdeu o técnico Paulo César Gusmão. O substituto, Estevam Soares, não venceu nenhuma partida e foi mandado embora seis jogos depois. Para a partida diante do Grêmio, a tendência é que o atacante Magno Alves, ex-Fluminense , deva fazer sua estreia.

“Estamos trabalhando forte para o jogo. Não que estejamos ansiosos, mas é importante que todos se ajudem e que a vitória venha”, destacou.

O meia Reina, indicado pelo ex-técnico Estevam Soares, já está regularizado. Entretanto, não figura na lista de convocados para o jogo. Lesionados, o atacante Misael e o lateral direito Oziel serão desfalques certos.

No Grêmio, o astral é outro desde a vitória contra o Goiás, que interrompeu uma sequência de nove partidas sem um triunfo sequer. A fim de conhecer melhor o elenco, integrá-lo e preservá-lo do ambiente festivo dos colorados em Porto Alegre, o técnico Renato Gaúcho antecipou a viagem para Fortaleza. O Tricolor está desde quarta na capital cearense, mesmo dia em que o Inter comemorou o título da Libertadores. Renato deve manter o esquema 3-6-1, bem sucedido no jogo do domingo passado, e deixará o centroavante Borges na reserva mais uma vez.

Jonas será o único atacante, assessorado pelos meias Souza, novo capitão da equipe, e Douglas, recuperado pelo técnico depois de péssimas atuações e muitos atritos com a torcida.

Goiás enfrenta Prudente na estreia de Antônio Carlos

Depois de uma passagem conturbada pelo Palmeiras, o técnico e ex-zagueiro Antônio Carlos Zago fará sua estreia como treinador do Grêmio Prudente hoje, às 18h30, no estádio Serra Dourada. O adversário do debute do antigo jogador da seleção brasileira será o Goiás, em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E logo na estreia, o novo treinador carregará uma enorme pressão no Grêmio Prudente. Há cinco jogos sem vencer, colecionando três empates e duas derrotas, o time do interior de São Paulo precisa mudar o recente retrospecto neste final de semana, justamente um adversário direto na briga para evitar o rebaixamento à Série B do Brasileiro.

Com apenas 12 pontos somados na competição, após 14 rodadas, em virtude dos três tentos perdidos após decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Grêmio Prudente ocupa a 19ª e penúltima colocação na tabela. O Goiás, por sua vez, está um posto à frente, com apenas um tento de vantagem. A situação das duas equipes, na visão dos paulistas, traz uma dificuldade ainda maior para o jogo deste sábado, no Serra Dourada. “Estamos procurando acertar os nossos erros para que possamos voltar a vencer, esse é o nosso pensamento e nossa vontade”, discursou o volante Rafael Martins. Em contrapartida, o Goiás precisa da vitória para amenizar a forte crise política.

Flamengo tenta manter jogadores

A torcida do Flamengo respirou aliviada apenas nos minutos finais que antecederam ao fechamento da janela de contratações do exterior. O diretor executivo do departamento de futebol, Zico, anunciou os reforços dos atacantes Diogo, que estava no Olympiakos, da Grécia, e Deivid, que rescindiu contrato com o Fenerbahce, da Turquia. Agora, o foco muda completamente e a prioridade é renovar contratos que estão por vencer e evitar o assédio dos europeus até 31 de agosto, quando se encerra a janela para a saída de atletas. O jogador mais assediado por parte dos europeus é o volante Willians, que tem proposta de um clube do Leste europeu.

O Flamengo possui quarenta por cento dos direitos federativos do atleta, cujo a multa rescisória está avaliada em R$ 22 milhões. Sérgio Dias, empresário que cuida da carreira do volante, evita falar sobre o futuro do jogador, embora deixe sempre claro o respeito que o mesmo tem pelo Rubro-Negro. Além da proposta deste clube do Leste europeu, Willians também estaria nos planos do Benfica, de Portugal, para ocupar a vaga de Ramires, negociado com o Chelsea, da Inglaterra. Porém não existe proposta oficial dos portugueses, apenas especulações liberadas pela imprensa lusa. Fora a situação de Willians, que parece ser o único que interessa ao futebol europeu, Zico precisa agilizar o processo de renovação de contratos.

O chileno Maldonado, com vínculo somente até o fim do mês, é o caso com mais pressa. Ele acertou as bases salariais com o Rubro-Negro, mas ainda depende de uma liberação do empresário.

Muricy Ramalho garante Émerson contra o Vasco

A torcida do Fluminense recebeu uma boa notícia ontem. O atacante Emerson, poupado dos treinos da semana por conta de uma lesão no pé direito, participou normalmente da atividade e está garantido no time que enfrentará o Vasco amanhã às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. No treino, Muricy dividiu o elenco em dois grupos. Meias e atacantes trabalharam finalizações, enquanto laterais cruzavam bolas na área para os zagueiros afastarem. Émerson treinou normalmente, chutou por várias vezes a gol e ainda trabalhou seu posicionamento em jogadas aéreas.

Em um determinado momento o Sheik deixou o treino antes do fim, o que gerou suspeitas de que ele poderia continuar como dúvida. O mistério porém foi desfeito por Muricy Ramalho, que revelou ter solicitado a saída de Émerson. “Fui eu quem tirei o Émerson do treino, mas ele estava fazendo os chutes a gol normalmente. O problema é que ele teve um trauma recentemente no pé direito e precisamos cuidar bem dele, dar um tratamento diferenciado, como qualquer atleta que vem de um processo de recuperação”,  disse Muricy.

Émerson sofreu um trauma no pé direito no jogo contra o Grêmio, há duas semanas. Ele chegou a ser dúvida contra o Internacional, mas pôde atuar. Quem também participou do treino e deverá ser relacionado para o clássico de domingo, mas ficando no banco de reservas, é o lateral esquerdo Carlinhos, afastado das últimas partidas por conta de dores na coxa esquerda.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas