Botafogo vence e complica luta tricolor por vaga no G4

Publicação: 2021-02-23 00:00:00
O São Paulo voltou a decepcionar sua torcida e foi derrotado por um voluntarioso Botafogo, ontem, no Rio de Janeiro,  no estádio Engenhão, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado de 1 a 0 para o Alvinegro não muda sua situação como rebaixado, no entanto, para o Tricolor paulista, a briga para estar na fase de grupos da Libertadores ficou mais complicada.

Créditos: vítor silva/bfrA vontade da equipe do Botafogo surpreendeu o São Paulo na partida de ontem, no Rio de JaneiroA vontade da equipe do Botafogo surpreendeu o São Paulo na partida de ontem, no Rio de Janeiro

O primeiro tempo do jogo foi determinado pela expulsão de um dos atletas do São Paulo. A equipe tricolor, melhor, perdeu um homem e se igualou tecnicamente ao esforçado Botafogo. Não poderia ser diferente e, apesar 0 a 0 nos primeiros 45 minutos de jogo, os cariocas mereciam ter deixado o campo em vantagem.

O São Paulo controlou as ações de uma partida morna até os 29 minutos, quando Reinaldo foi expulso por derrubar Warley, fora da área, em chance clara de gol para o Botafogo. Com um jogador a mais em campo, o “Glorioso” passou a pressionar no campo de ataque e finalizou muitas vezes com perigo, parando em boas defesas de Tiago Volpi. O Tricolor Paulista, por outro lado, se defendeu com todos os seus jogadores e não conseguiu contra-atacar. 

Contratado pelo Botafogo para ser o técnico da equipe na próxima temporada, Marcelo Chamusca acompanhou a partida em uma cabine do Engenhão. Ele viu, por exemplo, aos 20 minutos, seu time ter 30% de posse de bola contra 70% do rival. No entanto, assistiu um time interessado e que poderia ter aberto o marcador aos 24 minutos. Ênio recebeu bom passe em profundidade nas costas da zaga tricolor, finalizou rasteiro, praticamente no meio do gol, e Tiago Volpi fez importante defesa.

Depois, o time carioca voltou a assustar , já com um homem a mais, aos 38 minutos. Kevin cruzou rasteiro da ponta direita, a bola passou por todo mundo e sobou para Ênio na segunda trave. O atacante finalizou em cima de Juanfran, ficou com o rebote, batee cruzado e exigiu outra grande defesa de Tiago Volpi.

Antes do intervalo, o goleiro Tricolor voltou a salvar. Aos 44 minutos, Warley recebeu ótimo passe de Kevin pelo lado direito da área, nas costas de Léo, finalizou rasteiro e Volpi espalmou no cantinho esquerdo. 

Na volta para a segunda etapa, logo de cara o Botafogo chegou perto de marcar. Aos 6 minutos, Kevin cruzou à meia altura, Rafael Navarro desviou e Bruno Nazário finalizou em cima de Arboleda. A sobra quase fica para o Botafogo, mas o zagueiro tricolor conseguiu afastar mesmo caído. 

No entanto, a pressão deu certo para os cariocas. Aos 12 minutos, Warley cruzou da meia direita, Matheus Babi cabeceou entre Arboleda e Bruno Alves e mandou no canto direito para abrir o placar para o Botafogo.

Após o gol, o time paulista tentou esboçar uma reação, mesmo que tímida e quase conseguiu. Aos 37 minutos o time teve a chance na cobrança de pênalti. No entanto, Luciano foi para a cobrança, fez paradinha, e perdeu, mantendo o placar na mesma. Quinta, na última rodada, o São Paulo recebe o Fla e precisa da vitória.