quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Brasil ainda sem rumo

- Publicidade -

Brasil ainda sem rumo
O Ministro da Economia, Paulo Guedes é um poço de otimismo, dentro do que se espera dos ministros e economistas de qualquer governo. Ninguém vai afirmar que o quadro econômico e financeiro é caótico, com nuvens carregadas de não se perceber um palmo à frente do nariz. Esse otimismo exacerbado está muito longe de ser concretizado em face de um endividamento elevado da União, estados e municípios. Em qualquer País, principalmente, naqueles em desenvolvimento como o Brasil,  se espera um Poder Público com capacidade de investimento, o que não ocorre aqui. Literalmente estão todos falidos. Na análise de muitos empresários, o Brasil está saindo da recessão. Mas, lentamente.

Nova regra
O governo anunciou que, a partir deste ano, o lucro do FGTS será dividido de forma integral entre os contribuintes. Entre 2015 e 2018, o repasse era de 50% da rentabilidade. Com a novidade, a rentabilidade do fundo – que é de 3% ao ano, mais a Taxa Referencial (que está zerada) – vai subir muito e pode fazer do fundo a opção mais lucrativa dentre os produtos de renda fixa do mercado brasileiro.

Repasses
Os governadores querem do Governo Federal o ressarcimento das perdas com a Lei Kandir. Uma bolada de R$ 10 bilhões. Uma verdadeira “tábua de salvação” para vários estados como o Rio Grande do Norte que tem desequilíbrio em suas finanças.

Lucro
“Bancos vão ganhar mais, quando os juros caírem”, diz o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Para os analistas, a falta de concorrência e concentração não são vilãs. Já o presidente do Banco Central, Campos Neto, sinaliza que pode haver nova redução da Selic, nas próximas reuniões do Copom.

Leilão
O Sesc-RN, vai realizar no próximo dia 13, às 10:00 horas, o leilão presencial e online para a venda de um  prédio (hotel), na Rua Desembargador João Vicente da Cosa (Antiga Rua Ana Porto), em Ponta Negra. O leilão será no Sesc Cidade Alta e através do:www.lancecertoleiloes.com.br.

Dependência de recursos
Em meio à crise, 41 cidades do Ceará arrecadaram, em 2017, menos de 1% da despesa. Não é muito diferente da conjuntura dos municípios potiguares. Uma auditoria do Tribunal de Contas do Ceará, publicada pelo jornal Diário do Nordeste, levou em consideração valores de 2017. Nenhum município cearense chegou a custear 30% do que precisou para manter os serviços.  Dos valores utilizados pelos 184 municípios para a prestação de serviços básicos à população, que incluem, além da arrecadação própria, transferências de outros entes e repasses extras, 96% da amostra não conseguem custear nem 10% do que gastam. Outros 4% não chegaram a captar 30% do necessário.

Pires na mão
A drástica dependência de recursos extras para a sobrevivência das Prefeituras no Ceará e de outros estados como o RN é resultado de um estudo elaborado pelo corpo técnico do Tribunal que durou cerca de um ano para ser concluído.

1 – Natal está entre as 40 cidades do Brasil escolhidas para receber a segunda edição do Serasa Itinerante. A partir de amanhã até o sábado (17), a população terá acesso a uma série de serviços gratuitos, entre eles consulta ao CPF, pontuação de crédito, comparador de crédito online e renegociação de dívidas atrasadas.

2 – Mais um lote de restituição do Imposto de Renda 2019 estará disponível para saque nos bancos no próximo dia 15, quinta-feira. Foram mais de R$ 10 bilhões liberados nos dois primeiros lotes. No  terceiro lote da restituição também está previsto o pagamento de quem caiu na malha fina entre os anos de 2008 e 2018 e já retificou os dados.

3 – A FecomercioSP alerta os empresários sobre as normas trabalhistas para abrir aos domingos e feriados. A entidade lembra que comerciantes devem se atentar à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e às convenções coletivas de cada categoria. A assessoria jurídica da Federação lembra que a matéria ainda pode ser questionada, na medida em que existe lei especial que disciplina o trabalho aos domingos e feriados.

Combustível
As vendas de etanol cresceram sobe 7,3% em julho, diz a Unica, entidade das usinas e destilarias do Sudeste e Centro Oeste. No  mercado interno o consumo cresceu 10,45%. Nos postos de combustíveis do Nordeste não compensa “queimar” álcool, diante da pouca diferença e do rendimento da gasolina. Enquanto isso, o preço do barril de petróleo poderá se estabilizar em 5O dolares.

Plantio
A Ceará Mirim Agroindustrial, do empresário cearense Everardo Telles, recebeu do  Idema a Licença de Regularização de Operação, do Projeto de Agricultura não Irrigada para cultivo de cana de açúcar, na Fazenda Santa Helena,  Zona Rural de Taipu. Está próximo o início da colheita da safra de cana-de-açúcar no Rio Grande do Norte, período 2019/2020. As usinas e destilarias estão nos “apontamentos”, para a moagem.

Inovação
Na próxima terça-feira (13), a CNI e o Sebrae vão realizar um  seminário  no MASP, em São Paulo, para apresentar 30 casos de sucesso em inovação.  Terá um debate entre representantes  das empresas que apresentarão casos bem-sucedidas e lançamento da publicação com essas iniciativas. São doze estados sendo do Nordeste apenas Alagoas e  Bahia, com dois casos cada e Ceará com um. A maioria das empresas selecionadas integra a indústria da manufatura.

Gastronomia
O restaurante Hamachi abrirá no Shopping Cidade Jardim em setembro, em substituição ao restaurante Nemo que se instala no Natal Shopping.  O Hamachi  vai funcionar do meio dia às 15h30 e das 18h às 01h da manhã, um ambiente para almoço, happy hour e jantar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas