terça-feira, 14 de maio, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Brasil desfila com recorde de participantes em Lima

- Publicidade -
A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos 2019 realizada ontem, contou com a participação de uma delegação brasileira com 400 membros,  no gramado do Estádio Nacional de Lima, no Peru. O Comitê Paralímpico Brasileiro montou a maior missão da história do evento para representar o país no principal evento antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. São 513 pessoas, entre as quais 337 desportistas.

Paralímpicos lançaram uniformes próprios no desfile oficial


Paralímpicos lançaram uniformes próprios no desfile oficial

Em razão do calendário de jogos e provas, o time masculino de vôlei sentado, o rúgbi em cadeira de rodas e o badminton não enviaram representantes ao desfile. 

Dos atletas que vão representar  e os que já representaram o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, cada um com uma trajetória particular de superação. Elas vão desde uma semente de mamona atingida no olho, a piscina com muito cloro, a mordida de um gato, a brincadeira com a arma do pai, a enfermeira descuidada, um dia comum em que num piscar de olhos tudo se transforma.

Há também o outro lado, de a vida ser mais forte em meio a uma tragédia quase fatal, como sobreviver após levar choque de 13 900 volts, aguentar duas placas de mármore de mais de 700kg cair sobre a cabeça, capotar com o exército durante uma guerra na Guiana Francesa e uma criança sobreviver após perder o braço na máquina de moer capim.

Antônio Tenório, de 49 anos (judô – até 100kg) – Aos 13 anos, ele brincava com os amigos de estilingue, quando foi atingido por uma semente de mamona no olho esquerdo e perdeu a visão. Seis anos depois teve descolamento de retina no olho direito e ficou totalmente cego. “Pratico judô desde os sete anos de idade por indicação do meu pai. Quando tive o segundo problema, o descolamento, fiquei um ano e meio parado. Voltei depois que o médico confirmou que não tinha mais solução”, disse. Tenório é uma das referências na delegação brasileira no Parapan de Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas