quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Brasil destina verba para novas pesquisas

- Publicidade -

Rio (AE) – O Ministério da Saúde investirá, em 2006 e 2007, R$ 20 milhões em pesquisa científicas de seis das chamadas doenças negligenciadas: malária, doença de Chagas, dengue, leishmaniose, tuberculose e hanseníase. A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Suzanne Serruya, estima que o edital para escolha dos projetos contemplados com os recursos seja lançado em 15 dias.

A Oficina de Prioridades de Pesquisa sobre Doenças Negligenciadas terminou ontem, num hotel da zona sul do Rio. Desde quarta-feira, pesquisadores e gestores de saúde discutiam propostas para a construção de linhas de pesquisa para combater essas doenças.

As doenças negligenciadas afligem 90% da população mundial e consomem apenas 10% dos recursos de pesquisa em saúde, de acordo com o Fórum Global de Saúde. Além disso, essas patologias já foram erradicadas em países desenvolvidos, que deixaram de se interessar por investigações aprofundadas, como propõe o Ministério da Saúde do Brasil.

Para o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Morel, a iniciativa de pesquisar seis doenças merece os aplausos da comunidades acadêmica internacional. “O Brasil tem condições de, entres os países em desenvolvimento, liderar internacionalmente a pesquisa dessas doenças”, disse ele.

Segundo Suzanne Serruya, o Ministério da Saúde dará prioridade a ações de controle dessas doenças especialmente nas populações consideradas vulneráveis (social ou geograficamente). Por isso, 30% desses recursos serão aplicados em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A formação de banco de dados e a educação da população também está entre as prioridades.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas