sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Brasil encara estatizado time cubano em Brasília

- Publicidade -

MUNDIAL - Já classificado, o Brasil de Falcão pode dar mais um show hoje

Brasília (AE) – Em Cuba, o esporte é uma questão de Estado. Os atletas cubanos  que decidem – e conseguem – deixar o país para virar profissionais no exterior  são considerados desertores. As normas vigentes, contudo, não impedem Eduardo Morales, artilheiro do time cubano no Mundial de Futsal, com 5 gols, de sonhar em jogar em um clube brasileiro. Sem mais chances de classificação, a partida desta quarta-feira contra o Brasil  será um teste de fogo ao menos para as esperanças do jogador. As duas equipes  se enfrentam às 10h30, pela última rodada do Grupo A, no Ginásio Nilson Nelson,  em Brasília. “Quem sabe um clube daqui me convide para ficar”, imagina. “Seria uma honra tanto para mim como para a maioria dos jogadores de nossa equipe”,  afirma.

A idéia que o jogador cubano sugere para conseguir realizar seu sonho, porém, não passa de ilusão. “Teria que surgir uma proposta de um clube e um  acordo entre as federações para que a Federação do meu país permitisse a saída de Cuba”, explica. Seria como tornar um cubano profissional no esporte, o que  já aconteceu algumas vezes, mas atualmente é raro. Segundo Morales, no entanto, a alternativa ajudaria a modalidade a se desenvolver.  “Jogamos muito futsal em Cuba”, garante. “Mas nos falta experiência internacional. Teríamos melhores resultados. Quanto mais jogadores cubanos saírem para o exterior,  melhor ficará o futsal cubano.” 

Os 14 jogadores da seleção de Cuba neste Mundial atuam, obviamente, no campeonato  local. Seis times da ilha cederam jogadores para a equipe cubana. O Ciudad Habana é o clube com mais atletas, cinco. Eduardo Morales nasceu em Havana, joga no  Matanzas e é a principal esperança para tentar o inimaginável contra o Brasil.  “Temos que lutar”, diz, otimista. Garra e otimismo, combustíveis do artilheiro “habanero” na competição.

Para o Brasil, o jogo é apenas cumprimento de tabela na preparação para a segunda  fase – um simples empate assegura o primeiro lugar. No outro jogo da chave,  Rússia e Japão se enfrentam no Maracanãzinho, no Rio, em busca da segunda vaga  na próxima fase. Como têm melhor saldo – 27 contra -3 -, os russos jogam pela  igualdade. No Grupo B, às 12h30, Itália e Paraguai se enfrentam no Rio, enquanto Portugal  e Tailândia jogam em Brasília. Os italianos, com 9 pontos, estão garantidos  na segunda fase, enquanto paraguaios e portugueses duelam pela outra vaga.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas