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Brasil: frota de carros blindados

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Fernando Siqueira

Automóveis passam por transformação, a fim de aumentar a segurança do motorista e dos passageiros.

Blindar o carro, atualmente, é uma providência inteligente, oportuna e necessária, a fim de se preservar a integridade física e patrimonial.

Está pensando mandar blindar o seu automóvel? Se a resposta é sim, saiba que você faz parte de um grupo que “cresce” a cada ano no Brasil que, atualmente, tem a maior frota de veículos com esse tipo de proteção no mundo.

Só no ano de 2016, 18.865 veículos automotores passaram pelo processo, que inclui aplicação de vários tipos de materiais que aumentam a segurança do motorista e dos passageiros.

O processo de blindagem
O carro “blindado” passa por uma transformação, mas não perde suas características originais. Um dos materiais mais utilizados na blindagem é a manta de fibra de “aramida”, que é implantada na maioria da estrutura de carroceria, a fim de garantir a segurança a bordo. As mantas de “aramida”, são materiais flexíveis de fácil adaptação ao espaço. Elas são recortadas em módulos inteiros, de acordo com a área em que serão fixadas, para evitar emendas.

Todas as partes do habitáculo do veículo são blindadas. O aço balístico é instalado em locais estratégicos, como colunas, barras de proteção das portas, fechaduras e outros lugares onde não há fixação total da manta de “aramida”, o que elimina pontos vulneráveis.

O automóvel ganha vidros de alta performance, mais leves e finos, com tecnologia de última geração, são utilizados também uma película que protege os ocupantes de estilhaços que fica em sua ultima camada e chama se policarbonato. Até as rodas recebem uma cinta protetora de aço, que permite o carro rodar alguns quilômetros mesmo atingido no local.

Números
Entre 1995 e 2016, foram blindados 133.785 carros no País, sendo que São Paulo é o Estado com a maior concentração, com 64,12% do total, seguido do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Atualmente, os  que mais procuram esse tipo de proteção são os executivos e empresários, que somam 65% do total de automóveis, seguidos por políticos (15%), artistas (12%) e juízes (8%).

No Brasil, apenas empresas certificadas pelo Exército podem oferecer o serviço. É o caso da Avallon Blindagens, de Barueri, em São Paulo, que atende a todo o País. Com mais de 15 anos de experiência, ela é especialista em blindagens automotivas.

Na Avallon, o processo de blindagem de um veículo envolve engenheiros e técnicos qualificados. São feitos dois níveis de blindagem, que variam conforme a proteção desejada.

Passo a passo
1. Ao entrar na “blindadora”, o veículo passa por um check-list que inclui testes de estanqueidade, verificação de pintura, acabamentos, barulhos, tapeçaria, rodas e detalhes do veículo.

2.
A seguir, vem a desmontagem. Todas as peças são embaladas com plástico bolha e numeradas com número de origem (O.S.) para cada veículo. São utilizadas fitas adesivas nas soleiras, os bancos são protegidos com capas, console e painel são protegidos com fitas e adesivos. Tudo é acondicionado em gaiolas, armários próprios separados por veículos.

3.
Uma manta de fibra de aramida é aplicada em 90% do carro, cortada nos formatos necessários para cada parte. Colunas, barras de porta, fechaduras laterais e traseiras recebem aço balístico com acabamento em EVA, que evita ruídos, e nos overlaps. O acabamento é feito em coura, a fim de acompanhar a originalidade do veículo.

4.
É feito o overlap, blindagem das tampas, fechaduras, barras das portas, aros e vidros fixos.

Os vidros são o AGP B33, o mais usado e seguro do mundo.

5.
O veículo volta para a montagem. Primeiro, é feita a pré-montagem dos módulos, cintos, airbags, teto, montagem de interior, bancos e colunas. A seguir, é procedida a fixação do aço balístico nas áreas de risco.

6.
É instalada a tapeçaria, ajustados o forro e as portas, retrovisores e outras peças.

7. Faz-se o check-list final, testes de dirigibilidade, barulho, entrada de vento e água, cintas e rodas, comunicador interno e verificação geral das funcionalidades do veículo.

8. O carro passa por lavagem, polimento e higienização, para ser entregue ao proprietário.

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