terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Brasil na berlinda

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe
[email protected]

Com o ensino médio falido, a segurança também, a saúde cambaleando e a infraestrutura capenga, o Brasil está atolado no caos, penalizando a grande maioria da população. Some-se a tudo isso, a área econômica, com uma moeda vulnerável aos ataques especulativos, um elevado endividamento dos consumidores e das empresas e uma taxa de desemprego que se mantém acima dos 12 milhões de pessoas. Cabe a pergunta: “Esse País tem lugar no futuro”. A resposta é um NÃO.  Pior para o Rio Grande do Norte que ocupa um dos piores lugares em todos esses rankings.             

Orçamento
Apesar do aumento significativo do orçamento para a Educação (desde o primeiro mandato do presidente Lula da Silva, subiu três vezes), o Brasil completa 20 anos sem avanço no ensino médio. A rede particular caiu menos, mas também piorou ao longo dessas duas décadas, mostra o levantamento.

Petrobras
A presença da Petrobras no RN se fortalece a cada dia. Basta acompanhar os pedidos de licença ao Idema, para novas perfurações, acessos aos poços e linhas de surgência, para novas áreas terrestres. E, já está em andamento o processo de venda dos campos terrestre maduros. A estatal também está ampliando instalações no Ativo de Alto do Rodrigues e já anunciou a instalação de geradores eólicos no mar.

Custos
A reoneração da folha salarial aumenta os custos  para diversos segmentos. Cerca de 70% dos setores da economia serão excluídos do benefício, em uma ação que terá grande impacto dessas empresas. Hoje, 56 setores possuem o benefício e, em setembro, apenas 17 poderão continuar optando pela desoneração. O retorno dos encargos visa elevar a arrecadação do governo. 

Confinamento
A Famosa Agropecuária e Piscicultura, empresa do grupo Famosa Agrícola, recebe do Idema a  Licença de Regularização de Operação, para a atividade de bovinocultura, na Fazenda Famosa, zona rural de Mossoró. Reforça sua presença no agronegócios com o confinamento de bovinos utilizando os “restolhos” da fruticultura irrigada e ainda com a carcinicultura.

Crédito fraco
Para os economistas do Banco MUFG Brasil em um relatório sobre crédito, “o tamanho do mercado de crédito vem se enfraquecendo desde 2016, na esteira de uma economia ainda relativamente fraca”. Segundo a análise, é possível notar que o crescimento econômico registrado em 2017 e o que é esperado para 2018 (respectivamente em + 1% e + 1,5%) não compensam a forte recessão registrada nos 2 anos anteriores. O mais importante é que as incertezas sobre o resultado das eleições presidenciais e, portanto, sobre o desempenho econômico nos próximos anos afetam a confiança de consumidores e empresários, inibindo assim a demanda atual por crédito.

Salário
Após dez rodadas de negociação, os bancários terão reajuste salarial de 5%, maior do que a inflação. As categorias mais organizadas estão aceitando um reajuste menor.

Recentemente a Lojas Riachuelo anunciou investimentos em nichos de mercado. Lançou sua primeira linha pet, uma coleção de acessórios do Snoppy e no dia 8 ultimo, lançou a linha de camisetas em parceria com a Pepsi. A Riachuelo também ampliou sua rede com a 304ª loja aberta em Campinas/SP, com 1.287 m² de área de vendas. Agora são 83 unidades em São Paulo.

Lojistas dos shopping centers participam da Liquida Natal, com preços até 70% mais baixos, para alguns artigos. Já a feira itinerante Nações & Artes inaugura sua segunda edição em Natal, no Midway Mall. A mostra internacional de artes e decoração tem entrada gratuita e segue até o dia 30 de setembro. Os preços variam de R$ 5 a R$ 4 mil.

A Baby Gym, primeira rede de academias para bebês do Brasil, inaugura a segunda unidade no Nordeste. A franquia chega a Natal com atividades focadas na estimulação de crianças de 2 meses a 4 anos.  Já a maior rede de franquias especializada em açaí, cremes e gelatos gourmet abre em Natal.  A Maria Pitanga Açaiteria abre na rua Aluízio Bezerra, 1383, em Lagoa Nova.

Canal
O Ministério da Agricultura e Pecuária abre canais de denúncias para as empresas comunicarem irregularidades. Portaria publicada no Diário Oficial informa contatos de e-mail, telefone e whatsapp para informar eventuais ilícitos por parte de agentes públicos. A determinação é prevista no Código de Conduta do MAPA, em vigor desde março de 2018”.

Oportunidade
Empresas como Itaú, Ambev e Boticário buscam jovens talentos para integrar seus times. As companhias estarão presentes na Conferência Na Prática Empreendedorismo e Tecnologia, encontro  gratuito promovido pela Fundação Estudar, dia 22 de outubro,  busca conectar jovens com o mercado de trabalho por meio do acesso à bate-papos com recrutadores. As inscrições vão até 3 de setembro pelo site https://www.napratica.org.br/edicoes/conferencia.

Vagas 1
A Cremer, líder em produtos para as áreas de primeiros socorros, cirurgia, tratamento e higiene, está com inscrições abertas para o programa de trainee pelo site. São aceitos todos os cursos/áreas de graduação. Inscrições até hoje,  2.

Vagas 2
A Alpargatas recebe inscrições para o seu programa de trainee até 10 de setembro. São 15 vagas para estudantes que concluirão a universidade em 2018 ou recém-formados dos últimos três anos Líder no setor de calçados na América Latina, abriu inscrição pelo site.

Educação
Com o apoio e patrocínio dos setores privado e público, a 8ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, vai até 4 de setembro na Arena das Dunas. Terá a participação de importantes escritores da literatura infantil. Paralelamente ocorre a Multifeira “Brasil Mostra Brasil.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas