quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Brasil não crescerá sozinho

- Publicidade -

Analistas e organismos nacionais e internacionais colocam em dúvida o crescimento do País, de 4%, no próximo ano. Vale lembrar um relatório recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quando afirma que “ainda que promova melhorias no cenário econômico, o Brasil  só poderá atingir um ciclo de crescimento sustentado de 5% em meados da próxima  década”. Por enquanto, diz o trabalho, “os problemas do setor elétrico e a baixa taxa  de investimento da economia, atualmente na casa dos 20% do Produto Interno Bruto  (PIB), impedem uma expansão sustentada a taxas muito acima de 3,5% ano no curto  e médio prazos”. O Brasil depende ainda da expansão da economia mundial que, no momento, é positiva.

Medíocre – No terceiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto(PIB) cresceu apenas 0,5% em relação ao segundo trimestre,. Na comparação  com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB registrou expansão de 3,2%.  No ano de 2006, de janeiro a setembro, o PIB acumula crescimento de 2,5%, se  comparado ao mesmo período de 2005.

Cortes

Até agora só os governos não estão vendo a necessidade de cortes nas chamadas “despesas correntes”, para evitar desequilíbrios e aumento da dívida. Até o Fundo Monetário Internacional(FMI) está enxergando essa necessidade no Brasil. O Governo Federal precisa reduzir a sua gigantesca estrutura administrativa.

Correção

A correção da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano, em 7%, está praticamente confirmada. Se existe um efeito positivo no bolso do contribuinte é a correção da tabela do IR. Claro que não se pode descartar uma queda de preços, também como consequências positivas para o orçamento do trabalhador, sobretudo da classe média.

Energia – A espanhola de energia Iberdrola, dona da Cosern, Celpe e Coelba fez uma oferta de US$ 22,5 bilhões para comprar a escocesa Scottish Power, dona de campos de energia eólica. Enquanto isso, o Parque Eólico de Rio do Fogo, a 70 quilômetros de Natal ainda não operou a plena carga porque há sobra de energia no Nordeste.

1) O Instituto Euvaldo Lodi fará mais uma série de cursos começando segunda-feira. Cursos de  “Avaliação organizacional por indicadores de desempenho”, com consultora Karla Motta. Outro  sobre “Gestão da Satisfação do Cliente”, com a consultora Dayse da Mata e outro de “Atualização em rotinas trabalhistas” com a consultora Maria Bezerra da Silva.

2) Na próxima semana,  4 a 8 de dezembro, o Serhs Natal Grand Hotel vai sediar a Bolsa de Oportunidades de Negócios Turísticos e Imobiliários do RN. O objetivo  é aliar o poder público e empresas privadas nacionais e da Europa para ampliar a infra-estrutura turística do estado. A previsão é receber cerca de 450 investidores.

3) Uma parceria entre o Banco do Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) permite aos lojistas associados as CDLs acesso a produtos e serviços do BB em condições diferenciadas. O acordo prevê a oferta, por parte do banco, de linhas de crédito para antecipação de cheques pré-datados e faturas de cartões de crédito Visa.    

Concorrência – No Carnatal há duas bebidas competindo em volume de vendas. A Skol que vendeu 1,4 milhão de latinhas no ano passado e a vodka Smirnoff Ice que lidera no segmento de bebidas quentes.

Redução dos juros

Não é no mesmo ritmo da queda da taxa selic que os juros recuam para o consumidor. Sempre foi mais devagar. A taxa básica em 2006 recuou quatro pontos percentuais.  O  Banco  do Brasil fez ontem uma redução das taxas de juros para cheques  especiais,   cartões  de  crédito e  linhas de crédito direto ao    consumidor(CDC). As  taxas  mínimas  do  Cheque  Especial  e  do  Cartão  de Crédito foram   reduzidas  para        2,0%  ao  mês  e  as máximas para 7,70% ao mês. No    crédito  direto  ao  consumidor  (CDC)  foram  reduzidas  as taxas do CDC  Salário  (4,33%  a.m.),  CDC Empréstimo Eletrônico (4,62%), CDC Renovação    (4,62%), BB Crédito Parcelado Cartão (3,10%) e BB Crediário (2,32%) .

Divulgação

A partir de hoje(1º), a Oi volta a divulgar em Natal o Oi Paggo, serviço que permite ao cliente da operadora fazer pagamentos via celular. A campanha publicitária – em TV, rádios e jornais – vai até 17 de dezembro. Lançado em maio, inicialmente apenas em Natal, o Oi Paggo já chegou ao Sudeste. A previsão é de que o serviço alcance os 16 estados da área de cobertura em 2007.

Revenda

Clientes TIM no Rio Grande do Norte têm agora mais uma opção de Loja TIM, novo conceito para revendas da operadora, no Midwall Mall. Todos os funcionários são treinados por profissionais da  operadora. Por outro lado, acordos com as operadoras TIM Itália, Cingular, Maritime Communications Partner e Manx Telecom, permitem os clientes de planos Pós-Pagos da TIM usar o próprio celular a bordo de mais de 80 navios de diversas empresas marítimas em todo o mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas