quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Brasil perde competitividade

- Publicidade -

EFEITO - O Brasil não cresce na mesma velocidade que outros mercados emergentesLondres – O Brasil caiu da 57ª para a 66ª colocação no Índice de Competitividade Global 2006-2007 do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), ficando  abaixo dos demais integrantes do grupo BRIC – Rússia, Índia e China – e de vários  outros grandes países emergentes. A queda do Brasil, segundo os organizadores  do estudo, deve-se principalmente a seu fraco desempenho em dois dos nove “pilares”  que contêm os critérios utilizados para a elaboração do ranking: fatores macroeconômicos  – no qual ocupa a 114ª posição – e institucionais. Déficit fiscal, elevado endividamento  público, juros elevados, baixo crescimento econômico, carga tributária excessiva  e deficiências na máquina administrativa e corrupção são os destaques negativos  do País. 

A Suíça foi considerada a nação mais competitiva entre os 125 avaliados pelo  estudo. Finlândia, Suécia, Dinamarca, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Alemanha,  Holanda e Reino Unido completam o grupo dos dez melhores colocados. Os Estados  Unidos caíram do primeiro lugar na edição do ano passado para sexto nesse ano.  Entre os grandes países emergentes, a Índia ocupa a 43ª posição, África do Sul  a 45ª, a China a 54ª, o México a 58ª e a Rússia a 62ª. Na América do Sul, o  Chile é o melhor posicionado, no 27º lugar. Até a competitividade da Colômbia,  65ª, supera a do Brasil. A Argentina está logo atrás, na 69ª posição. 

O economista-chefe do WEF, Augusto Lopez-Claros,  ao explicar os motivos que levaram à queda do Brasil no ranking, destacou os  fatores macroeconômicos, entre eles o déficit público, que ficou em 3,3% do  PIB no ano passado. Com isso, país caiu da 68ª para 83ª posição nesse critério  “Isso pode parecer estranho para um brasileiro, que percebe uma nítida melhora  das finanças do país nos últimos anos”, disse Lopez-Claros. “Mas o problema  é que nosso levantamento faz uma comparação entre outros países e muito deles  melhoraram mais do que o Brasil nessa área.”  Ele observou que quando instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI)  atestam a melhora dos fundamentos da economia brasileira, “elas não estão estabelecendo  uma comparação com outros países, como o Chile, por exemplo, mas com o passado  do próprio Brasil”.

Segundo o Lopez-Claros, o Brasil também registra um crescente  nível de endividamento público. “Ao longo do tempo, a menos que a economia cresça  rapidamente, o que não está acontecendo, o nível de endividamento deve aumentar”,  disse.  Segundo ele, o alto volume de dívida do governo e um spread grande na taxa de  juros indicam um alto custo de intermediação no setor bancário brasileiro, que  gera efeitos negativos sobre investimentos no setor privado e contribui para  menor crescimento econômico. No critério referente à “extensão e efeito” da  carga tributária o Brasil está na 125a posição. 

 No pilar relacionado às instituições, o Brasil ocupa  a 91ª posição. Alguns dos critérios nos quais a performance do país é muito  fraca são o “desvio de fundos públicos” (121º lugar no ranking), “desperdícios  dos gastos governamentais” (119º) e “confiança nos políticos’ (119º). “As informações  que chegam do Brasil, como por exemplo as recentes notícias sobre o número de  parlamentares sob investigação criminal, não ajudam a imagem do País”, disse.  Entre os fatores “mais problemáticos para se fazer negócios no Brasil”, o estudo  destaca o sistema tributário, o regime trabalhista, a “burocracia ineficiente  do governo”, infra-estrutura inadequada, acesso a financiamento e a corrupção. 

País melhora em sofisticação de negócios

A melhor performance do Brasil foi registrada nos pilares  ‘sofisticação de negócios’ e ‘inovação’. Em ambos o país ocupa a 38ª posição.  No critério referente a `educação primária e saúde’ o país também está numa  posição considerada positiva, a 47ª.  Segundo Lopez-Claros, o Brasil possuiu uma série de características que oferece  a perspectiva um potencial de maior crescimento econômico e melhora das condições  sociais nas próximas décadas. “Trata-se de um país com uma tendência demográfica  positiva, uma população jovem que vai engrossar a massa de consumidores, uma  economia sofisticada e que atrai substanciais investimentos diretos estrangeiros”,  disse. “Sou mais otimista com o Brasil do que por exemplo com a Rússia, cujos  níveis de corrupção são endêmicos, a população está encolhendo e a economia  depende principalmente do petróleo.” 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas