sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Brasil tem 435 mortes em um dia

- Publicidade -
Os 7.218 casos de covid-19 nas últimas 24 horas no Brasil fizeram com que o País ficasse de novo, ontem, na segunda posição entre os países que mais registraram novos casos de covid-19 no mundo, repetindo a situação de quarta-feira e ficando atrás somente dos Estados Unidos, que somaram 26.512 contaminações pelo coronavírus.
Em relação às mortes em 24 horas, as 435 vítimas fatais da covid-19 no Brasil colocaram o País na terceira posição das nações com mais óbitos pela doença no período, atrás também dos Estados Unidos (2.552 mortes) e do Reino Unido (674 mortes).
As novas 7.218 contaminações também são o novo recorde de infecções em um período de 24 horas registrado no Brasil.
Desde o começo do surto do coronavírus, 85.380 pessoas foram infectadas e 5.901 morreram no Brasil por causa da covid-19. Ontem, o País já havia superado a China no número total de óbitos e hoje superou a nação asiática, primeiro epicentro do coronavírus, também no número total de contaminados. A China registra até o momento 83.944 casos de covid-19 e 4.637 vítimas fatais, segundo compilação feita pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.
Globalmente, ainda de acordo com a universidade americana, 3.255 454 pessoas foram contaminadas e 231.415 morreram em decorrência da pandemia. 
Medidas 
Ontem, a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que pelo menos até o dia 15 de maio o município manterá a maior parte do comércio fechada e a rede de ensino sem aulas, na tentativa de evitar a propagação do novo coronavírus. As medidas, que estão em vigor desde 24 de março e iriam expirar ontem, foram estendidas por meio de decreto do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). As regras continuam as mesmas. Também ontem, o governador Wilson Witzel (PSC) estendeu as medidas de isolamento no âmbito estadual até 11 de maio.
Além de as escolas e a maior parte do comércio do Rio permanecerem fechadas, continua proibido o acesso à praia. Restaurantes só podem funcionar para entregar alimentos e bebidas, e quem se deslocar pelas ruas continua obrigado a usar máscara.
Sessenta pessoas morreram de covid-19 e 584 novos casos foram confirmados no Estado do Rio em 24 horas, segundo boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde. Agora são 854 os mortos pela doença no Estado, onde há 9.453 casos confirmados.
Outras 294 mortes são investigadas. A maioria dos 854 óbitos se distribui sobretudo por Rio de Janeiro (535), Duque de Caxias (70), Nova Iguaçu (35), Niterói (25), São Gonçalo (22), São João de Meriti (17), Mesquita (13), Volta Redonda (11) e Belford Roxo (10). 
Juiz proíbe circulação 
As cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, no Maranhão, são as primeiras a ter decretado o lockdown, estado mais rígido de isolamento social que só libera os serviços mais essenciais e veta qualquer circulação que não seja de urgência. A medida foi determinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís.
O pedido de confinamento foi feito pelo Ministério Público do Maranhão, que alegou que todos os 112 leitos de UTI exclusivos para a covid-19 na rede hospitalar do governo do Estado, na capital, estão ocupados, “o que significa na completa ausência de atendimento com respiradores, se necessários, mesmo após ampliação que vem sendo desenvolvida, inclusive com recursos federais (com referência à criação de hospitais de campanha e leitos)”.
A Promotoria acrescentou ainda, que, embora o Maranhão tenha veiculado a possibilidade de decretar lockdown, caso a lotação dos leitos de UTI chegasse a 80%, até agora “nenhuma medida mais intensa foi tomada”. Na decisão, o magistrado disse ser preciso “bloqueio total, ainda que por curto período, pois essa é a única medida possível e eficaz no cenário para contenção da proliferação da doença e para possibilitar que o sistema de saúde público e privado se reorganize, a fim de que se consiga destinar tratamento adequado aos doentes”.
A medida judicial inclui especificamente a vedação de entrada/saída de veículos da Ilha, por 10 dias, suspensão de atividades não essenciais, veto a reunião e suspensão de aulas mesmo na rede particular. Procurado, o governo do Maranhão informou que “aguardará a intimação da decisão judicial, irá analisá-la e verificar as medidas necessárias ao cumprimento”. 
São Paulo
A Prefeitura de São Paulo deve não apenas prorrogar o período de fechamento do comércio não essencial da cidade como ainda bloquear a circulação de carros nos próximos dias, caso a pressão por vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) continue nos níveis atuais e o porcentual de adesão ao isolamento social se mantenha abaixo dos 50%.
As informações foram dadas pelo secretário municipal de Saúde da capital, Edson Aparecido, à TV Globo e confirmadas ao jornal O Estado de S. Paulo pela Prefeitura. Os detalhes devem ser anunciados na semana que vem. “Já há uma decisão tomada. Não temos como relaxar as medidas de isolamento a partir do dia 10 de maio. Na capital, é absolutamente impossível fazermos isso”, disse Aparecido.
Números de casos e vítimas 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas