sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Brasil tem outra cara

- Publicidade -

Depois de aumentar de forma acelerada nas última décadas, a população brasileira já cresce menos. Hoje, somos 206 milhões de habitantes em um País com riqueza por toda a parte e, também com muita pobreza. São Paulo é o Estado com maior população, com 44,7 milhões de habitantes, enquanto o Rio Grande do Norte tem  apenas 3,4 milhões, menos da metade do Ceará (8 milhões), o que facilita um planejamento de longo prazo. A pesquisa traz detalhes que podem orientar o administrador público, apontando o norte para o desenvolvimento do País.

INDICADORES A outra cara do Brasil está desfigurada com a taxa de desemprego batendo em 11,6%  jogando mais de 11,8 milhões de trabalhadores na rua. O IBGE apurou um aumento de 436 mil trabalhadores sem emprego no trimestre. Os economistas estimam que o desemprego vai aumentar mais e só em 2017 começa a ceder.

Inflação
A inflação de agosto, medida pelo IGP – M, mostra uma desaceleração para  0,15%. O acumulado em 2016 é de 6,25% e de 11,49% em 12 meses, a ser aplicado aos contratos como o de aluguel.  Em julho, o índice variou 0,18%. Em agosto de 2015, a variação foi de 0,28%. A inflação ainda é um grande problema a ser dominado pelo governo. 

Consumo
Mais um número que anima a economia do País, vindo do segmento varejista. As vendas nos  supermercados sobem 7,5% em julho, na comparação com junho e mais 4,2% comparando com julho de 2015. De janeiro a julho, as vendas cresceram 0,66% em valores reais, deflacionadas pelo IPCA. Maior consumo, maior produção e mais emprego e renda.

DÉFICIT As contas públicas continuarão desequilibradas, com as despesas superando as receitas. Em julho, o déficit primário do governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência bateu recorde de R$ 18,552 bilhões, pior para o mês na série histórica iniciada em 1997, em meio à contínua fraqueza na arrecadação e elevadas despesas extraordinárias, como o reforço fiscal dado ao Rio, para as Olimpíadas.

Manutenção da taxa selic
Para o diretor Executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, não haverá aumento novamente na taxa básica de juros (selic). Na reunião de hoje do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), a taxa será mantida em 14,25%. Ocorrendo alguma mudança, para mais ou para menos, terá pouco impacto nas taxas de juros das operações de crédito.

RENEGOCIAÇÃO Acaba hoje (31), o prazo para renegociação de dívida com a Prefeitura de Natal. Oferece várias opções, inclusive, com 70% de desconto se a liquidação for à vista.

1 O  XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, começa hoje em Natal e vai até sábado (3), trazendo economistas de todo Brasil. O tema do simpósio, que vem provocando debates no país, está na palestra “Desafios da Economia Brasileira: Previdência e Assistência Social como instrumento para a redução da desigualdade no Brasil”, por Milko Matijascic, técnico em Planejamento e Pesquisa no IPEA.
2 A diretoria da CDL Natal e de outras entidades do comércio recebem hoje às 8hs, o diretor de Políticas Públicas Uber Brasil, Daniel Mangabeira para uma reunião, sobre  a implantação do serviço Uber em Natal. O Uber – multinacional de transporte privado urbano – começou a oferecer os serviços em Natal, com a proposta de oferecer um serviço 50% mais barato do que o oferecido pelos taxistas.
3 O  prazo para saque termina hoje, para servidores públicos cadastrados no Pasep e os do PIS. Mais de 260 mil servidores públicos ainda não fizeram o saque do abono salarial. O governo federal  prorrogou o prazo devido ao grande número de pessoas que deixou de receber o benefício no prazo habitual.   Se não for sacado volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

LEILÃO Salinor – Slainas do Nordste faz hoje (31), às 10h30, em Mossoró, um leilão presencial e online. Oferece caminhões, trattores de peneu e de esteira, motoniveladora, entre outros equipamentos. Informações e fotos no www.lancecertoleiloes.com.br.

QUEIMA O consumo de gás natural no Brasil tem alta de 6,7% em junho, com o segmento industrial mantendo a trajetória de crescimento pelo terceiro mês consecutivo, com alta de 6,8%. Já  produção de gás natural atingiu em junho o recorde histórico de 103,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), incremento de 3,6% na comparação com maio.

ENTREGA A construtora Unicon entrega hoje  aos clientes o residencial Inêz Fernandes. São 72 unidades já com ligação do esgoto, rede de abastecimento de água e energia elétrica. O residencial  fica na avenida Nascimento de Castro. A obra foi executada e incorporada pelo Grupo Unimetais.

ESTÁGIO Acabam hoje, 31, as inscrições para seleção de estagiários do Tribunal de Justiça do RN, com 363 vagas disponíveis, sendo 310 para a área de Direito. Podem participar universitários  matriculados e cursando, no mínimo, o 5º período do curso. Também acabam hoje as  inscrições para um dos programas de trainee mais buscado do mercado: o Programa Internacional Trainee AG 2017, do Grupo Andrade Gutierrez. Inscrições no: www.traineeag.com.

DIETA O Dia do Nutricionista terá programação  hoje (31), no Parque das Dunas, pela manhã e à tarde. O objetivo é conscientizar a população sobre a atividade restrita dos nutricionistas na prescrição de dietas. Serão feitas avaliações antropométricas e nutricionais e distribuídos folders sobre alimentação saudável para a população. Nutricionistas, estudantes e técnicos em nutrição e dietética participam.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas