quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Brasileiro indicado melhor mestre dos EUA fala em evento da UFRN

- Publicidade -

O 7º Seminário Educação e Leitura (7º SEL), considerado um dos maiores eventos do gênero no país, confirma a presença, como conferencista, do brasileiro finalista do Prêmio de melhor professor dos Estados Unidos em 2013, Alexandre Lopes. O evento acontece de 11 a 14 de novembro, no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, com o tema: “Desafios e criatividade”.
Alexandre Lopes ficou conhecido em todo o mundo por desenvolver didática especial para crianças autistas
Atuando na educação infantil, o brasileiro Alexandre Lopes foi escolhido o melhor professor do estado da Flórida em 2012. No ano de 2013, participando do prêmio nacional, professor Alexandre ficou entre os quatro melhores professores dos Estados Unidos. Lopes foi o único estrangeiro entre os finalistas ao Prêmio de Melhor Professor dos Estados Unidos e foi recebido na Casa Branca pelo presidente Barack Obama.

Ele é mestre em Educação pela Universidade de Miami, doutorando da Universidade Internacional da Flórida (EUA), e atua como professor de alunos com necessidades especiais na Carol Elmentary School, na cidade de Carol, região metropolitana de Miami.

O que mais tem chamado a atenção dos americanos é que o brasileiro Alexandre Lopes desenvolveu uma didática para trabalhar, com êxito, na alfabetização e educação de crianças autistas. Esta verdadeira fera do Ensino estará dentro do 7º SEL como conferencista exclusivo.

Outro nome de peso, também confirmado, é o da escritora Rosa Amanda Strausz, ganhadora por duas vezes do Prêmio Jabuti de Literatura. Rosa Amanda estará discutindo “A Escrita e o Desenho Criativo” ao lado do ilustrador francês Laurent Cardon.

Também confirmados, estão à professora Denise Fleith, da Universidade de Brasília, para falar sobre o tema “O desenvolvimento da criatividade no contexto educacional”; e o professor Ivo Domingues, da Universidade do Minho, de Portugal, que debaterá numa mesa redonda sobre o Plágio na Educação, com a participação da professora Maria Alzira Pimenta, da Universidade de Uberlândia, especialista no estudo da cola escolar.

O evento tem também a presença do professor Amarildo Luiz Trevisan, da Universidade de Santa Maria, RS, falando sobre a “Leitura e escrita (acadêmica) criativa: do saber fazer ao saber-expressar”. As inscrições para apresentação de trabalhos no Seminário irão até o dia 22 deste mês. As inscrições para participantes ouvintes já estão quase esgotadas. A expectativa é de uma participação superior a 1.600 educadores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas