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Brasileiro viajará mais este ano

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Antonio Roberto Rocha
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Janeiro é um mês típico para viagens. Com as férias escolares e a chegada do verão, os aeroportos, rodoviárias, hotéis, praias e pousadas recebem turistas nacionais e internacionais, aquecendo a economia do setor. E, de acordo com a análise da Capital Research, o ano de 2020 deve ser mais próspero do que 2019, já que a expectativa é que o brasileiro deve viajar mais.
O primeiro incentivo para este movimento serão os feriados, já que das nove datas oficializadas pelo calendário nacional oficial, seis cairão em segundas ou sextas-feiras. Há ainda celebrações como o Carnaval, Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra, considerados pontos facultativos no serviço público federal, mas já consagrados feriados em vários estados e municípios.
Fatores negativos do ano passado
De acordo com a Capital Research, com a economia dando sinais de recuperação, a expectativa é que sobre algum dinheiro no bolso do brasileiro para viajar em 2020, pois a maioria dos problemas enfrentados em 2019 não deve se repetir esse ano.

“A nossa visão mais otimista está ligada ao fato de que os principais fatores negativos de 2019 foram pontuais e tendem a se normalizar nos próximos meses”, avalia Felipe Silveira, analista da Capital Research.

Ele indica que alguns destes fatores foram a “entrada da Avianca Brasil em recuperação judicial, que proporcionou uma queda abrupta na oferta de assentos em aeronaves, o atraso na entrega de aeronaves 737 Max, da Boeing, por conta dos acidentes entre o final de 2018 e o começo de 2019, e, claro, as manchas de óleo encontradas nas praias do Nordeste”.

Para os próximos 12 meses, a casa de análises aponta que a perspectiva positiva nasce principalmente do fato de que o governo demonstra a intenção de agir para reduzir o preço das passagens aéreas no Brasil.

“Em um primeiro momento, o objetivo é atacar o preço do querosene de aviação, com estudos para cortar o PIS/Cofins sobre combustível, e depois tentar diminuir a concentração de empresas que distribuem o querosene, o que reduziria o custo das companhias aéreas e incentivaria a entrada de estrangeiros no mercado”, explica o analista.

Brasília e Montevidéu mostram o RN
O Morro do Careca, o passeio de buggy pelas dunas de Jenipabu, as falésias e praias exuberantes de Pipa, o mergulho em Maracajaú, os bons ventos para kite e windsurf em São Miguel do Gostoso, a exuberância do Maior Cajueiro do Mundo e as trilhas em meio às pinturas rupestres do Geoparque Seridó são algumas das imagens que integram as peças publicitárias da campanha de divulgação do Rio Grande do Norte, em parceria com a Inframérica, no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, e no Aeropuerto de Carrasco, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Realizada pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), a campanha terá duração de seis meses e é composta por 14 peças, que estarão em exibição na calçada da área de embarque e do desembarque do Aeropuerto de Carrasco. Em Brasília, as peças serão exibidas em 33 totens distribuídos nas salas de embarque.

Mídia indoor Com essa ação, a Emprotur aposta no conceito de mídia indoor, engajado com a estratégia digital, para impactar diretamente o público viajante, explorando a ampliação da conectividade para o estado e convidando o turista para conhecer o RN em sua próxima viagem, além de ressaltar o destino para os feriados de 2020.
Vitrine privilegiada. Veja os números
“Com a ampliação da quantidade de voos para o Rio Grande do Norte estamos mais próximos de diversos polos emissores e evidenciamos isso em nossa campanha. O Aeroporto de Brasília é o segundo maior do Brasil em número de passageiros, por onde passam mais de oito milhões de turistas por ano. Já o Uruguai é um dos maiores emissores de turistas internacionais para o Brasil. Em 2019 foram aproximadamente 400 mil viajantes”, comenta a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa.

As peças publicitárias refletem a amplitude de experiências que podem ser realizadas no estado, o que corrobora com o novo posicionamento do RN voltado para a apresentação de suas atividades por segmentos. “Nossa proposta é convidar o viajante a ter uma experiência inesquecível no Rio Grande do Norte e levar na memória mais do que sol e praia, mas a lembrança de momentos marcantes e únicos”, destaca o diretor da Emprotur, Bruno Reis.

Eventos demonstram crescimento no Brasil
Os turistas brasileiros e estrangeiros tiveram uma maior variedade de eventos para escolher em 2019. Isso porque, desde 2016, o número de festividades cadastradas no Calendário Nacional de Eventos cresceu 254%, saindo de 888, em 2016, e chegando a 3.151 eventos registrados em todo o país no último ano.

Ao todo 85,4 mil usuários de 90 países, além do Brasil, acessaram o site da Pasta para programarem suas viagens pelo país. Vale lembrar que o Brasil ocupa a nona colocação entre 136 países no quesito atrativos culturais, segundo o Fórum Econômico Mundial. A cultura foi a motivação de viagem para 9,5% dos estrangeiros que visitaram o país em 2018.

Os turistas americanos, portugueses, argentinos, franceses e britânicos foram os que mais buscaram informações sobre os eventos realizados em 2019 no país. No Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram as buscas.

Qualquer estado ou município do país pode cadastrar o seu evento de forma colaborativa durante todo o ano, mas quem registra logo em janeiro tem a vantagem de entrar no radar dos viajantes que pretendem conhecer o Brasil em 2020. Todas as informações contidas no site são alimentadas pelas próprias secretarias estaduais ou municipais de turismo, além dos responsáveis pela realização dos eventos geradores de fluxo regional, nacional e até internacional de turistas.

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