Brasileiros disputam Mundial de canoagem velocidade e paracanoagem na Rússia

Publicação: 2014-07-30 18:36:00 | Comentários: 0
A+ A-
O evento mais esperado do ano para os atletas da canoagem velocidade e paracanoagem é sem sombra de dúvidas o Campeonato Mundial, que será disputado entre os dias 6 e 10 de agosto em Moscou, na Rússia. Depois de um resultado histórico no ano passado, a delegação brasileira parte para a Rússia em busca de novos recordes. O Brasil será representado por 21 canoístas, 13 na canoagem velocidade e oito na paracanoagem. A equipe técnica que acompanha a equipe é formada por 14 profissionais, entre eles treinadores, médicos, fisioterapeutas, etc.
Divulgação/COBIsaquias Queiroz garantiu a primeira medalha do país em um Mundial de Canoagem Velocidade com o bronze na prova olímpica do C1 1000mIsaquias Queiroz garantiu a primeira medalha do país em um Mundial de Canoagem Velocidade com o bronze na prova olímpica do C1 1000m

O evento deste ano reúne atletas de 69 países, entre eles campeões mundiais e olímpicos, como os brasileiros Isaquias Queiroz e Fernando Fernandes. O Mundial 2014 será disputado no Centro Desportivo Krylatskoye, famoso por realizar eventos de canoagem desde a década de 1980.

Resultado histórico na Alemanha

Os brasileiros já fizeram bonito no Mundial do ano passado na Alemanha. Em Duisburg o jovem Isaquias Queiroz garantiu a primeira medalha do país em um Mundial de Canoagem Velocidade com o bronze na prova olímpica do C1 1000m e, em seguida, com o ouro no C1 500m. Na Paracanoagem, além do atleta Fernando Fernandes, que conquistou o tetracampeonato em Mundiais; Caio Ribeiro e Tamara Oliveira também garantiram o ouro no V1 Masculino LTA e o bronze no V1 Feminino TA, respectivamente.
 
Agora, a equipe voltará com força máxima e reforçada por novos talentos. A equipe de canoa masculina será representada pelo campeão mundial Isaquias Queiroz no C1 1000 e 500 metros, que também fará dupla com Erlon Silva no C2 200m. Jesus Morlán, treinador da seleção de canoa masculina sênior, mantém a dupla olímpica de Londres 2012, Erlon Silva e Ronilson Matias no C2 1000m. Nivalter Santos fecha a lista de Morlán, remando no C1 200m. No feminino, Valdenice do Nascimento vai competir no C1 200m, e Angela Aparecida com Andrea de Oliveira fazem o C2 500m.

A empolgação com os resultados do último Mundial só motivou os atletas para esta temporada. Isaquias acredita no seu potencial e em todo o trabalho que fez no ano para repetir, ou melhorar, seu desempenho na competição. “Nós estamos treinando muito firme. Quero melhorar minha marca no C1 1000m e conquistar medalha. Também quero manter meu resultado nos 500m. Já nos meus treinamentos com o Erlon (C2) temos feito os mesmos tempos dos nossos adversários, então acho que vamos muito bem nesse Mundial”, disse.

No Caiaque Masculino, Eduardo Schuh e Vagner Júnior, que chegaram às semifinais no K2 1000m do Campeonato Mundial Junior e Sub-23 2014 em Szeged, na Hungria, remam na mesma prova pela categoria Sênior. O técnico Rui Fernandes acredita no potencial da dupla. “São atletas de futuro e que estão em fase de crescimento. Espero bons resultados deles”.
 
Os já experientes Celso Oliveira e Edson Freitas competem nas provas de K1 1000m, 500m e K1 200m. No Caiaque Feminino, Cinara Camargo e Ana Paula Vergutz fazem as provas de K1 200m e K1 1000m/500m, respectivamente.
 
A Seleção Brasileira de Paracanoagem também vem com força para o Mundial. Fernando Fernandes quer o pentacampeonato no K1 A 200m e Caio Ribeiro quer repetir o ouro do ano passado no V1 LTA 200m. Patrick Nunes compete no K1 LTA 200m e Fernando Rufino rema no K1 TA 200m. Rufino estreia em um Campeonato Mundial e está ansioso. “É a primeira vez que vou para uma competição internacional. Treino cada dia mais forte e eu vou focado para essa conquista, que é um sonho pra mim”, conta o paratleta.
 
Também na Paracanoagem, Luis Carlos Cardoso disputa o V1 A e TA 200m e, na categoria feminina, Marta Ferreira no K1 TA e LTA 200m, Andréia Pontes no V1 e K1 A 200m e Debora Benivides no V1 TA e LTA 200m.
 
As Seleções Brasileiras de Canoagem Velocidade e Paracanoagem participam do Campeonato Mundial 2014 com apoio fundamental do patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – BNDES, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei do Incentivo ao Esporte.

Confira os atletas que irão representar o país no mundial:


Ana Paula Vergutz
Andrea Santos de Oliveira
Angela Aparecida Elias da Silva
Celso Dias de Oliveira Junior
Cinara de Lima Camargo
Edson Isaias Freitas da Silva
Eduardo Schu Fagundes
Erlon de Souza Silva
Isaquias Queiroz dos Santos
Nivalter Santos de Jesus
Ronilson Matias de Oliveira
Vagner Junior Souta
Valdenice Conceição do Nascimento
 
Atletas da Paracanoagem

Patrick Ronald Nunes de Almeida        
Fernando Rufino de Paulo        
Fernando Fernandes de Padua
Caio Ribeiro de Carvalho
Luis Carlos Cardoso da Silva     
Marta Santos Ferreira      
Andréa Pontes e Silva     
Debora Raiza Ribeiro Benivides
 
Fonte: CBCa

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários