sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Brincar de pensar

- Publicidade -

Isaac Ribeiro
repórter

Na era da informação em que vivemos, entre tantos dados repassados, algo sempre acaba passando despercebido, ou então não é captada em sua totalidade. A atenção é desviada, o conteúdo não é absorvido. Se a compreensão plena das coisas se torna complicada para alguns adultos, imagina então para crianças em fase escolar. Relatos de baixo desempenho e falta de concentração nas aulas não são raros. Mas o que fazer para compensar essas deficiências? Exercícios e estímulos cerebrais podem ajudar a resolver ou amenizar a situação.
Ginástica do Cérebro estimula aspectos cognitivos e psicomotores de crianças através de exercícios, desafios e jogos específicos
#SAIBAMAIS#Em Natal, a franquia Ginástica do Cérebro vem recebendo pais e filhos com algum tipo de dificuldade de raciocínio, atenção e concentração. Uma equipe de psicólogos analisa detalhes de cada caso e os encaminha para exercícios específicos, com o objetivo de desenvolver os atributos cerebrais dos pequenos, melhorando assim sua performance no colégio e até mesmo o relacionamento em casa.

A maior preocupação dos psicólogos é desenvolver nas crianças de 4 a 9 anos de idade habilidades para o bom andamento escolar, inclusive na preparação para a alfabetização. É na Educação Infantil, seja no pré ou no jardim de infância, de onde vêm histórias e casos de problemas de aprendizagem. E, sem um cuidado maior, a tendência é o problema avançar às etapas futuras.

Estimulando as mentes

Durante as aulas da ginástica cerebral, são usados vários tipos de jogos, desafios e exercícios específicos, com o propósito maior de desenvolver a concentração das crianças bem como o seu raciocínio lógico. São atividades lúdicas que contribuem com aspectos motores, psicomotores, cognitivos, orientação espacial, percepção visual, lateralidade, ordenação, seriação e outros aspectos da formação da criança.

“O aparelho cognitivo funciona através de atenção, percepção e internalização, que é a memorização”, comenta o psicólogo Jayme Sales, da franquia Ginástica Cerebral. De acordo com ele, é crescente o número de pais que procuram o serviço, em busca de um melhor rendimento escolar para seus filhos. “A proposta é receber a partir dos quatros anos de idade, mas já tem pais querendo matricular filhos em faixa etária mais abaixo que isso.”

O conteúdo das aulas é baseado em um cronograma de atividades cognitivas para desenvolver a percepção visual e outras habilidades. Nos jogos, é possível vivenciar situações de vitória e derrota, compreensão de normas e regras, redução do estresse diante de problemas e percepção de novos caminhos.

Para maiores informações: 2020 1999 ou através do site ginasticadocerebro.com.br.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas