quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Buracos aumentam nas vias de Natal

- Publicidade -

Marcelo Filho
Repórter

A persistência de um velho problema têm trazido novos transtornos e muita dor de cabeça aos motoristas que se locomovem pelas ruas e avenidas de Natal. Os buracos se proliferam pelas quatro regiões administrativas da capital potiguar. A sensação do natalense é a de que eles se multiplicaram do dia para a noite, sobretudo após as últimas chuvas. A constatação acontece mesmo com a Operação Tapa-Buracos em curso, executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), mas que não tem conseguido restaurar vias importantes no mesmo ritmo em que os buracos surgem.

Av. Leão Veloso: após a linha férrea, os buracos se multiplicam
Av. Leão Veloso: após a linha férrea, os buracos se multiplicam

Na Avenida Leão Veloso, antiga Av.5, no Alecrim, logo após a linha férrea, os motoristas têm de trafegar com atenção redobrada e em quase zigue-zague para não caírem em dois buracos localizados dentro de uma distância de, aproximadamente, 100 metros de um para o outro. “Todo ano é desse jeito. Sempre tem carro que perde o pneu quando cai nesse buraco. O prejuízo é grande”, reclama Luiz Pinto, proprietário de  tornearia.

No mesmo bairro, a Avenida Sarmento (Av.4) também coleciona queixas de motoristas. É o caso do jornalista Thiago Martins, que se desloca diariamente entre a sua residência, no bairro das Quintas, até o trabalho, em Barro Vermelho, e tem de redobrar as atenções no trânsito. “Há dois anos eu utilizo a avenida 4 para ir ao trabalho e os buracos já existiam, só pioraram com o tempo”, lamenta. Ainda de acordo com Thiago, os buracos já trouxeram prejuízos financeiros e, também, já o envolveu em um acidente.

Em um dos buracos, a tubulação de água rompeu. Um sofá sinaliza o perigo
Em um dos buracos, a tubulação de água rompeu. Um sofá sinaliza o perigo

“Só nessa semana, gastei R$ 400 para trocar a suspensão dianteira, que fica muito mais afetada pelas condições das vias. E também me envolvi num acidente, quando um motoqueiro desviou de um buraco e bateu no meu carro. Graças a Deus não foi nada grave”, explica o jornalista.

As avenidas Adolfo Gordo (Av. 7), no bairro da Cidade da Esperança, Industrial Francisco Mota, no Bom Pastor, Felizardo Moura, nas Quintas, e Alexandrino de Alencar, no Barro Vermelho, tiveram trechos percorridos pela reportagem, que identificou a presença dos buracos, que exigem do motorista maior perícia na condução do veículo e,  também, paciência nos casos em que engarrafamentos são formados devido ao tráfego lento.

Felizardo Moura: tráfego é lento pelas péssimas condições da via
Felizardo Moura: tráfego é lento pelas péssimas condições da via

O titular da Semov, Fred Queiroz, afirmou que os trabalhos da Operação Tapa-Buracos seguem normalmente em todas as regiões da cidade. “Temos uma programação diária de ruas que recebem o tapa-buracos. Damos prioridade àquelas que demandam maior atenção, mas o trabalho é constante em todos os bairros”. De acordo com o secretário, os bairros Planalto, Felipe Camarão e Alecrim receberam equipes da operação durante a terça-feira, que também realizaram serviços de manutenção em vias pavimentadas com paralelepípedos.

Igapó, na zona Norte, também está dentro dos bairros que recebem os trabalhos nesta semana. Segundo Fred Queiroz, uma das atividades diz respeito à pavimentação de trecho da Avenida Dr. João Medeiros Filho, onde o rompimento de galeria de drenagem pluvial no dia 2 de março abriu uma cratera no local. No entanto, desde que o serviço de reparo foi concluído, não foi feito o recapeamento asfáltico. “Estamos com equipes que levantaram os meios-fios para, até a quinta-feira (18), fazer o asfaltamento”, explicou o secretário.

Buracos que tenham como causa o rompimento de tubulações de esgoto, conforme o titular da Semov, é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do RN efetuar os reparos necessários. Cabe à secretaria somente o restauro em pontos decorrentes de desgaste natural do asfalto ou provocado por chuvas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas