quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Burburinho no bosque

- Publicidade -
O Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, recebe de hoje até domingo a terceira edição do Burburinho Festival de Artes. A programação, como nos anos anteriores, reúne atrações nas mais diversas linguagens artísticas. Espetáculos de dança e teatro, shows musicais, mostra de curtas potiguares, sarau de poesia, oficinas de origami, stencil e turbante, tudo sob a sombra das mangueiras e com acesso gratuito (a classificação indicativa é livre para todo o evento ). As atividades começam às 14h todos os dias e vão até às 22h, com exceção do domingo, quando o encerramento será às 21h.

Área verde de Lagoa Nova estará mais movimentada com festival de artes neste fim de semana


Área verde de Lagoa Nova estará mais movimentada com festival de artes neste fim de semana

Dentre as atrações, na categoria teatro o público vai poder conferir os espetáculos “Mono Circo”, do Circo Grock, “Sal, Menino Mar”, do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, e “A Fuga do Espelho”, do Tropa Trupe. No segmento de dança as apresentações serão “Tromba/Salão”, do Entre Nós Coletivo de Criação, “Sem Conservantes”, da Cia Giradança, e “Um de Nós”, da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão.

Na mostra de curtas os filmes a serem exibidos são “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”, de Helio Ronyvon, “Arredia e tão só”, de Augusto Luís, “Catarro”, de Paulo Dumaresq, “Enquanto o sol se põe”, de Marcia Lohss, “Para onde os sonhos vão”, de Nathalie Alves, e “Tingo lingo”, de Wallace Santos.

A programação musical é dividida em dois momentos. O primeiro é um pocket show. Dentre artistas selecionados estão Ananda Krishna, Caio Padilha e Joana Knobbe e Maíra Soares. Quanto aos shows completos as atrações são Sueldo Soaress, Orquestra Greiosa e Skarimbó. Toda a programação cultural foi selecionado por meio de edital.

Outra atração bastante procurada pelo público é a Feirinha Criativa, que neste ano conta com 20 expositores. Para quem quiser rangar, o evento dispõe de uma praça de alimentação com variadas opção. Outro atrativo na programação é o espaço com jogos de tabuleiro e brincadeiras tradicionais, coordenadas pela equipe de recreadores da Realize Esporte e Lazer. Por fim, o evento conta também com o espaço Escambo Cultural, cujo objetivo é o de estimular o compartilhamento e circulação de produtos culturais de um modo orgânico e divertido. No caso, a ideia é que o público troque discos, livros filmes, revistas e zines.

Novidades multimídia
Por falar em zine, a produção do Burburinho preparou um zine que já está sendo distribuído em diversos pontos da cidade. O conteúdo da publicação aborda questões como a ocupação dos espaços públicos, mobilidade urbana e a relação entre o publico e privado.

O material é uma das novidades desta edição. Segundo a organização, é de interesse da equipe do Festival se renovar e pautar novidades no modo de produção e comunicação do projeto para proporcionar um ambiente de experiências que sejam artísticas, econômicas e de lazer. Nesse sentido também foi desenvolvida a Rádio Burburinho, que funcionará nos 3 dias de festival, com programação própria. A ideia é que após o evento o material gravado seja disponibilizado na web como registro. Tanto o zine como a rádio são coordenadas por Luara Schamó.

Festival contará com atividades como teatro e circo e presença do grupo Tropa Trupe


Festival contará com atividades como teatro e circo e presença do grupo Tropa Trupe

Na web, por sinal, já está disponível outro material produzido pela equipe de produção. Trata-se da websérie documental “Como se faz um Burburinho”, de três episódios curtos. Os vídeos estão disponível no canal do Burburinho no Youtube.

De acordo com a diretora geral do Festival, Nathalia Santana, a série que mostra os bastidores da produção foi pensada para servir não apenas como um canal de transparência com o público, mas também como um material onde as pessoas possam aprender um pouco sobre os processos que envolvem a feitura de um evento do porte do Burburinho. “[A série] é para que as pessoas conheçam como funciona o processo de construção do festival, Nossos objetivos, planejamentos, como discutimos cada questão e que tudo que acontece no âmbito do evento passa por reflexões e debates entre a equipe. Acredito que transparecer a nossa atuação possa contribuir para o público entender ainda mais como chegamos ao resultado final e também podemos colaborar, de certa maneira, divulgando informações que podem ser úteis para pessoas que estão buscando desenvolver projetos nesse segmento”, explica a produtora.

O Burburinho Festival de Artes é uma iniciativa da Pinote Mídia & Produção Cultural, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão e Unimed Natal.

Programação

Sexta – 22 de fevereiro
15h às 17h – Oficina de Origami com Talynne Lopes

15h – Apresentação de Dança: Entre Nós Coletivo de Criação – Tromba / Salão

16h – Pocket show – Ananda Krishna

17h – Apresentação de Teatro: Grock Entretenimento – Mono Circo

18h – Sarau: Rava – Experimento Natureza

19h30 – DJ set: Austrc

20h30 – Show: Sueldo Soaress e os Grooves

Sábado – 23 de fevereiro
15h às 17h – Oficina de Stencil com Pedro Ivo (leve sua camiseta para estampar)

15h – Apresentação de dança: Cia. Giradança – Sem Conservantes

16h – Pocket show: Caio Padilha

17h – Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias – Sal, Menino Mar

18h – Mostra Burburinho Audiovisual

>Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte – Helio Ronyvon

>Arredia e tão só – Augusto Luis

>Catarro – Paulo Dumaresq

>Enquanto o sol se põe – Marcia Lohss

>Para onde os sonhos vão – Nathalie Alves

>Tingo lingo – Wallace Santos

19h30 – DJ set – Marti

20h30 – Show: Orquestra Greiosa

Domingo – 24 de fevereiro
15h às 17h – Oficina de Turbante com Marília Negra Flor (leve o seu lenço)

15h – Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Um de Nós

16h – Pocket show: Pélî – Joana Knobbe e Maíra Soares

17h – Apresentação de Teatro: Tropa Trupe – A Fuga do Espelho

18h – DJ Set: Blue&Red (live percussion)

19h – Show: Skarimbó

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas