terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Burocracia

- Publicidade -
Fernando Siqueira
Emperrada há mais de dois anos no Contran, a vinculação do licenciamento anual à comprovação de atendimento a um eventual recall pode se tornar obrigatória. Pelo menos esta é a proposta tramitando na Câmara dos Deputados. Apenas 40% dos proprietários, no máximo, atende aos “recalls”, uma ameaça àsegurança.
“Vai”
O VAI, sistema que permite, por meio de um aplicativo, rastrear todas as informações do funcionamento do carro, ganha novas funcionalidades. 
Outra novidade:  estacionamento seguro. Motorista é logo acionado em casos de tentativas de roubou ou furto do carro. Outra: o controle de função que o usuário pode determinar um período dentro da cidade.
VW
Recebe apoio de funcionários para reestruturação com investimento de € 1 bi. Montadora vai aportar recursos na construção de uma fábrica de células de bateria e pretende lançar unidade de caminhões em bolsa. Empregados apoiaram a reestruturação da maior montadora do mundo, dia 14. A fábrica será na Baixa Saxônia.
Caminhões
A VW também disse que planeja listar em bolsa seu negócio de caminhões, integrando suas divisões MAN e Scania para criar um rival para a Daimler e a Volvo.
“Os representantes dos empregados no conselho de supervisão dão as boas vindas às decisões, que expressamente apoiam. Essas decisões definem o rumo para o“desenvolvimento”.
FCA 
Montadora anuncia, na próxima semana, que terá motores turbo de 3  e 4 cilindros nas suas gamas Fiat e Jeep. Baseiam-se nos Firefly de 1 litro e de 1,33 litro para fabricação em Betim (MG). Serão motores sofisticados e disponíveis para 2020. O atual 1,75-litro de aspiração natural E-Torq (mais barato de produzir) continuará em linha ao menos até 2023 e também receberá atualizações.
Jaguar
O 1o_ carro elétrico da Jaguar, I-Pace, chega ao Brasil por R$ 437.000, incluídas revisões grátis nos cinco anos de garantia. Potência total de 400 cv (dois motores, um para cada eixo, tração 4×4) e nada menos de 69,6 kgfm lidam bem com o peso adicional das baterias de 90 kWh: acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 s. Autonomia de 470 km, no ciclo WLTP, mais próximo da realidade.
Na prática
No “dia a dia” do I-Pace, nas condições brasileiras de subidas e descidas, não deve garantir tanta autonomia. Há apenas 200 carregadores públicos no País contra 40.000 postos de combustíveis. Mas a Jaguar criou um sistema de navegação inteligente, capaz de cruzar as informações da rota desejada com a autonomia disponível para viagens mais descontraídas.
GM
TrackerMidnight, importado do México, segue a moda dos apliques pretos do logotipo às rodas. O desempenho do motor turbo (1,5 L, 153 cv) é o maior destaque deste SUV compacto. Suas dimensões limitam o espaço interno e o tamanho do porta-malas. Direção precisa, câmbio automático de seis marchas e suspensão bem acertada se destacam.
Pesquisa
Realizada na Alemanha pela tradicional Bosch revelou que há grande demanda para aplicativos de telefone celular substituírem as chaves tradicionais ao abrir/fechar o carro e desbloquear/bloquear a ignição. Entre as vantagens estão menos possibilidades de extravio, mais pessoas compartilharem o carro e a segurança em caso de furtos graças ao bloqueio remoto.
SEGURANÇA:   BSS ENTREGA 1a-VW T-CROSS BLINDADA
Pouco mais de 40 dias após o seu lançamento e início de vendas, a BSS blindou a primeira unidade do modelo T-Cross, da Volkswagen, cuja entrega a seu proprietário aconteceu esta semana. A versão que recebeu a proteção balística foi a 250 TSI Automatic, com motor de 1.4 litro e com turbocompressor, que gera 150 cv de potência.
Em 11 dias, a BSS desenvolveu os moldes e vidros com o fornecedor e precisou de outros 10 dias para aplicar a proteção balística no T-Cross, que ganhou 167 kg adicionais. “A partir de agora e dependendo da capacidade produtiva, a blindagem de outras unidades, pode ser feita em 10 a 15 dias corridos”, avalia Brandizzi.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas