sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Byron de saias

- Publicidade -

Alex Medeiros

Ela nasceu há 220 anos num 14 de agosto de 1802, e morreu com apenas 36 anos em 1838. Começou a publicar poesia num jornal aos 18 anos, se assinando apenas com três letras maiúsculas, LLL. Quanto mais os poemas atraiam leitores, mais a curiosidade autoral aumentava, numa suspeita geral de que os versos eram de um homem. A força da poesia de Letitia Elizabeth Landon a fez uma das maiores autoras pré-vitoriana, ganhando o apelido de “Byron Fêmea”, uma referência ao poeta Lord Byron. Ela hipnotizou o público do século 19 dando dicas de segredos obscuros e impondo uma liberdade de ações e gestos que chocou sua época. Seguem trechos de três poemas seus.

O PODER DAS PALAVRAS
É um mistério estranho, o poder das palavras!
a vida está nelas, e a morte. Uma palavra pode enviar
a cor carmesim correndo para a bochecha.
Apressando-se com muitos significados; ou pode virar
a corrente fria e mortal para o coração.
A raiva e o medo estão nelas; tristeza e alegria
estão em seu som; ainda leve, impalpável:
uma palavra é apenas um sopro de ar que passa.
SEGREDOS
A VIDA tem segredos obscuros; e os corações são poucos
esse tesouro não é alguma tristeza do mundo 
uma tristeza silenciosa, sombria e desconhecida,
ainda colorindo o futuro do passado.
Vemos o olhar subjugado, o sorriso praticado,
a palavra bem pesada antes de passar pelo lábio,
e não saiba da miséria interior:
No entanto, lá trabalha incessantemente, e teme
a hora de vir; pois o tempo é terrível,
vingando e traindo.
O CRUZADO
Ele veio da terra da espada e do santuário,
das santas batalhas da Palestina;
as nuvens de neve ondulam sobre sua crista vitoriosa,
como uma glória, a cruz vermelha 
está pendurada em seu peito;
seu corcel é preto, como o preto pode ser,
salve a estrela da testa, branca como a espuma do mar,
e ele usa um lenço de bordado raro,
o último presente de amor de sua bela dama;
trazia por dispositivo uma cruz e uma pomba,
e as palavras – ‘Estou comprometido 
com meu Deus e meu amor.’







Renúncia
No lusco fusco da sexta-feira, o Twitter pegou fogo com rumores de que Lula estaria desistindo da candidatura. Nas capas dos sites da velha imprensa, muita notícia sobre recuperação de Bolsonaro e queda lulista em pesquisas.
Fakenews
É provável que os rumores sejam causados por fake news. O que não é provável, mas fake news mesmo, é a postagem de uma colunista da Folha e UOL dando como furo de reportagem uma colagem fotográfica feita em iPhone.
Tudo pose
As carpideiras de um passado não vivido, de uma história foram ausentes, se travestem e se jactam hoje de referências retroativas, inventando uma narrativa falsa, sustentada num alicerce chocho de jornalismo e literatice movediços.
Eleição
De Vanilson Julião: “A melhor definição da atuação política do TSE você publicou recentemente. Sobre o sequestro de pretender ser pai e mãe da eleição. Faltou lembrar que a sigla, salvo engano, é criação de Getúlio Vargas”.
Música
De Paulo Roberto França: “Atendendo sua dica sobre o som do Racoon Racoon fui matar a curiosidade no YouTube. Fiquei deslumbrado, emocionado e fã do que ouvi, vou repassar para um amigo que toca uma web rádio”.
Comitiva
A CBF vai esperar passar as eleições para listar as autoridades convidadas para a Copa no Catar. No time dos privilegiados, alguns nomes executivos e mais onze deputados federais. Tudo para, segundo ela, estimular os jogadores.
Luto
A literatura portuguesa perdeu na semana passada a escritora Ana Luísa Amaral, autora de 30 obras de poesia, teatro, ficção e literatura infantil. Tinha 66 anos e era aposentada como professora pela Universidade do Porto.
Feira
Considerada uma das grandes poetas de Portugal, Ana Luísa Amaral será a homenageada da Feita do Livro do Porto, uma das mais prestigiadas da Europa e que começa no próximo dia 26. Seu livro Mundo chegou ao Brasil.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas