Câmara promove mutirão de mamografias para servidoras em parceria com Grupo Reviver

Publicação: 2019-10-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Boletim Informativo Semanal da Câmara Municipal de Natal


A Câmara Municipal de Natal abraça a Campanha Outubro Rosa e realiza neste mês uma série de eventos alusivos à prevenção e tratamento do câncer de mama. Depois de uma solenidade que homenageou entidades e voluntários atuantes na prevenção e no apoio às mulheres, vítimas de câncer, a Casa promoverá um mutirão para exames de mamografia, junto a uma série de serviços voltados para as servidoras da instituição. A unidade móvel de exames do grupo Reviver estará no estacionamento da sede do Poder Legislativo Municipal, para realizar 210 exames de mamografia. “A Campanha deste ano tem como público-alvo as servidoras da Casa e dos gabinetes, como forma de acolhimento e valorização da saúde física e emocional das mulheres. A Câmara cumpre seu papel chamando a atenção para a relevância da prevenção ao câncer de mama e em parceria com entidades responsáveis”, destaca o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB).

Arrecadação de lenços
A CMN também é um dos pontos de arrecadação de lenços, que visam ajudar a melhorar a autoestima de mulheres que estão na luta contra o câncer. O material arrecadado até o próximo dia 23/10 será destinado ao Grupo Reviver.
Câmara aprova nota de repúdio contra

Fechamento do Hospital Ruy Pereira
Por unanimidade, os 29 vereadores de Natal, aprovaram durante Sessão Ordinária uma nota de repúdio feita pela Comissão de Saúde da Casa, que critica a possibilidade de fechamento do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira.  A estrutura hospitalar, atualmente, é referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e tratamento de diabéticos. Inaugurado em outubro de 2010, o Hospital Ruy Pereira tinha como principal função desafogar os corredores lotados do Walfredo Gurgel. A vice-presidente da CMN, a vereadora Nina Souza (PDT), pediu o empenho dos parlamentares para que seja cobrado o apoio da bancada federal. “Eu quero lembrar que cada um de nós votou em um Deputado Federal e votou em um Senador. Está na hora de pegar o telefone, pegar o papel e pedir a esse pessoal para colocar algum recurso para o Hospital Ruy Pereira”, enfatizou Nina. Já o presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT) agradeceu o apoio de todos os vereadores e ressaltou a participação da casa. "Isso nos orgulha porque mostra que o vereador é uma pessoa do povo, sente a dor do povo. Então a Câmara responde de uma forma que me surpreende e mostra que esses vinte e nove que estão aqui representam a população”, acrescentou Lucena.

Plano Diretor Zona Norte
Representantes de entidades e do poder público se reuniram no Plenário da Câmara Municipal de Natal para discutir o Plano Diretor do município com foco na zona Norte. O encontro foi proposto pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS), que colocou na pauta temas como as construções de interesse social em Zonas de Proteção Ambiental - ZPAs. O Plano Diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”, e é regulamentado pela Lei Federal 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade, pelo Código Florestal (Lei 4.771/65) e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/79).

Central de Empregos
Os vereadores Nina Souza (PDT), Preto Aquino (Patriota), Ana Paula (PL) e Luiz Almir (AVANTE) estiveram presentes na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.  Os parlamentares zeraram a pauta da reunião e deram parecer favorável a Projeto de Lei do vereador Dagô (DEM) sobre a criação de uma central de emprego para pessoas com deficiência en Natal. A matéria será votada em plenário e, se aprovada, com consequente aval do Executivo, permitirá que pessoas com qualquer tipo de deficiência possa se cadastrar no programa e faça parte do projeto.

Acolhimento de gestantes
Durante discussões na Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram a derrubada do veto integral do poder executivo, ao Projeto de Lei N° 202/2017, de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS) e subscrito pelo vereador Cícero Martins (PSL), que trata da oferta de leito hospitalar privativo e acompanhamento psicológico para mães de natimorto e óbito fetal nas maternidades de Natal. “Esse projeto quer que tenha uma ala especial para separar as mães com atendimento especial, psicológico, assistente social, porque é muito complicado você saber que perdeu seu filho e ao seu lado tem uma mãe comemorando o nascimento do bebe”, explicou o vereador Cícero Martins (PSL).

Homenagem às Rocas
De autoria do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Bairro das Rocas, situado na Zona Leste da capital. Vinte e uma pessoas, entre moradores, comerciantes e figuras importantes do bairro, foram homenageadas pelo Legislativo municipal. Com mais de 10 mil habitantes, segundo dados do Anuário Natal 2017/2018 (SEMURB), o bairro das Rocas é considerado um dos mais antigos da cidade de Natal e é conhecido pela sua riqueza histórica, cultural e desportiva.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários