terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Caboclo e seus mascarados

- Publicidade -
Rubens Lemos Filho
Em time de sala de aula, de pelada de rua, de campeonato de subúrbio, quando alguém lembra do cara que toma conta é porque falta bom jogador. A confusão em torno da Copa América no Brasil em tempo de Covid vestindo a camisa 19, a jaqueta da morte, os capítulos mais recentes envolvem a cara do país: assédio sexual, insubordinação e prepotência.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, um desses subprodutos de cartolagem reciclável, resolveu dar uma bronca nos jogadores ao saber que eles não concordam com a Copa América em sua terra. Não se esculhamba boleiro. Ele finge que ouve e se vinga em campo, rebolando, fazendo corpo mole e mexendo naquilo que dirigente inescrupuloso mais preza: a grana perdida.

A novela da Copa América desnudou o Brasil rachado em meio à idiotice ideológica que faz até o cara brigar na hora de comprar o pão. O portuga da padaria mostra uma bisnaga de massa e diz que está tão boa quanto o Governo do “Mito”. O freguês, adversário, rasga o pão inteiro e a polícia é chamada para forcá-lo a pagar. Ele paga, mas antes filma os policiais cumprindo o seu dever e, no final, os prejudicados pela intransigência dele e do mau comerciante, que conhece Ditadura como a de Salazar.

Os jogadores não gostaram dos jogos da Copa América e estavam satisfeitos em disputar as partidas das Eliminatórias. Ora, o sujeito é convocado a servir ao seu país, não pode estar escolhendo em qual campeonato deve jogar. Já imaginaram um soldado dizendo ao tenente que não vai ao Afeganistão, mas concorda em brigar com os inofensivos de Trinidad e Tobago.

Uma zona. Não, uma zona, não. Sacanagem tem seus princípios. Futebol é uma briga suja. O que tiver sido decidido no fim de semana, não importa. O feio foi a desordem, a empáfia de jogadores “muito bem resolvidos financeiramente”, como esbravejava a  repórter da Globo, Globo que não aceita a derrota para o SBT em torneios dos quais se julgava dona.

Os jogadores da Europa estão, sim, cheios da grana e não é de hoje. Bobo é aquele crédulo na tristeza deles pelas humilhações passadas em 2014 para a Alemanha nos 7×1 e para a Holanda nos 3×0 do terceiro lugar. E, quatro anos depois, pela mediocridade ululante na Copa da Rússia. É a geração mais fraca da história do futebol brasileiro.

Poucas vezes se viu um nível tão baixo e equivalente da Série A até a masmorra da Série D, onde estão os times do Rio Grand do Norte. Uma seleção brasileira com Lucas Paquetá não vale um real de ingresso. Jogador de Bonsucesso, de Boavista, de Goytacaz de Campos. Símbolo da indigência técnica no Brasil.

Tite. O técnico que se acha Rinuls Michels, o holandês que criou o carrossel revolucionário na Copa do Mundo de 1974, pela pose de Tite, certamente deveria beijar-lhe os anéis. Tite foi premiado pela derrota em 2018 e deveria ser o primeiro a torcer pela Copa América. Sua competência é meramente continental.

ABC e Treze
Desde os anos 1950, ABC e Treze firmaram tradição no Nordeste. Eram os tempos de Jorginho e Cadinha no meio-campo do ABC e Pedro Neguinho e Bola Sete na criação do Treze. Grandes clássicos na poeira do Juvenal Lamartine, em Natal, e do Presidente Vargas, em Campina Grande.

Hoje

Os dois clubes voltam a se enfrentar na rodada de abertura da Série D, a rabeira da bola. O Treze, em casa, está com problemas de jogadores afetados pela Covid-19, entre os quais, seu referencial, o meia Birungueta.

Marrento

O Treze contratou o técnico Tuca Guimarães, que começou no futebol de salão em São Paulo. Tuca é um marrento. Tive a obrigação de conhece-lo durante a Taça Brasil de 2006, quando dirigia o ABC/ART & C. Nosso time venceu o poderoso Banespa de Tuca. No Machadinho por 2×1.

Meio-campo

O ABC precisa urgente urgentíssimo, de um meio-campista pelo menos nota 6 para criar. Na derrota de 3×1 para a Chapecoense, nem Marcos Antônio, só rebolado, nem Denner, absolutamente ineficaz, mostraram condições de assumir o departamento de armação de jogadas ofensivas. Não adianta culpar o ataque quando não existem armadores para abastecê-lo.

Transmissão

O aplicativo Eleven Sports está transmitindo a Série D. É só baixa-lo no telefone celular e, se quiser, conectá-lo à televisão. Em parceria com o My Cujoo, que foi o canal do ano passado.

Estadual

Será domingo, dia 13, a primeira partida das finais do Campeonato Estadual, Globo x ABC,  jogop em Ceará-Mirim. O campeonato termina quarta-feira, dia 16, no Frasqueirão. O ABC é favorito. Apesar de tudo.

Injustiça

São injustas as críticas a José e Eduardo Rocha, pai e filho, que seguraram paradas complicadas no América. Quando ninguém queria. E uma das provas do trabalho dos dois: ganharam a Copa do Nordeste de 1998, fez 23 anos sexta-feira.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas