quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Cabral oficializa pedido a Lula

- Publicidade -

ATO - Sérgio Cabral pede apoio das Forças Armadas e do envio das tropas da Força Nacional ao governoRio – O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) enviou ontem ao presidente  Luiz Inácio Lula da Silva o ofício que pede formalmente a atuação das Forças  Armadas no patrulhamento das áreas que ficam ao redor das unidades militares  no Rio. No curto texto, o governador justificou o pedido alegando que “tal solicitação  se faz necessária a fim de que as Forças Armadas possam colaborar com maior  efetividade no combate à criminalidade no Estado do Rio de Janeiro”. Cabral  também fez o pedido formal de envio da Força Nacional para o Rio.  

Os documentos materializaram as decisões da reunião de anteontem  no Palácio  Guanabara entre o governador, os secretários nacional e estadual de Segurança,  representantes regionais das três Forças, os chefes das polícias Civil e Militar  e representantes do Poder Judiciário. “Falei com o presidente Lula e ele, assim que receber, vai despachar para os comandantes das três  Forças. Estamos muito esperançosos de que esta parceira vai ajudar na segurança  pública do nosso Estado. O presidente Lula ficou muito feliz com a reunião realizada.  Tenho certeza de que esta parceria será muito positiva, disse o governador.

Lula oficializa ida de tropas ao Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ontem a atuação das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança no Rio de Janeiro. Lula atendeu o pedido feito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) de envio imediato de contingente militar para o Estado.

Em correspondência que será enviada a Cabral, o governo federal informa que o presidente determinou “a efetiva participação das Forças Armadas no Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, em implantação no Rio, e a intensificação da atuação na proteção de suas bases no Estado”. O pedido para que tropas da Marinha, Aeronáutica e Exército reforcem o policiamento nas ruas do Rio foi feito por Cabral na manhã de ontem. Ainda segundo a carta, a Força Nacional de Segurança “está sendo mobilizada nos termos do último encontro entre as autoridades federais e estaduais”. Lula se reuniu emergencialmente com os ministros da Defesa, Waldir Pires, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para tratar do problema da segurança no Rio. Eles discutiram quantos homens e quando eles serão enviados para o Estado, mas estes dados não foram repassados à imprensa por serem considerados estratégicos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas