quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

“Cachoeira” encerra 15 minutos de queima de fogos na Newton Navarro

- Publicidade -
Alex Costa
Repórter
O ano de 2012 foi embora: 2013 já anunciou a sua chegada. Centenas de famílias reuniam-se em bares ao longo das praias urbanas já desde o início da noite desta segunda-feira, dia 31 de dezembro. Um clima de grande descontração e o desejo de um ano novo feliz fazia parte dos votos de todas as pessoas que se concentravam para assistir a queima de fogos.
Para o policial militar Ricardo Luiz da Silva, de 39 anos, o segredo para não perder o espetáculo da queima de fogos de um bom ângulo é chegar cedo. Ele, sua esposa, mãe, filhos e netos já haviam reservado o seu lugarzinho especial desde as 20h no miradouro da avenida Getúlio Vargas. “A vista é especial daqui de cima. Todo ano a gente vem pra cá e se confraterniza assistindo o espetáculo”, disse Ricardo.
#ALBUM-4052#
Para a esposa de Ricardo, Rita de Cássia da Silva, de 43 anos, mesmo com todas as dificuldades que a cidade do Natal enfrentou em 2012 e com “o estado deplorável” em que a cidade ficou, 2013 pede para ser um ano de renovo. “Desejo muita paz para todos. É lamentável a situação dessa capital tão linda. Mas assim como eu desejo um ano de muita saúde para a minha família, desejo também para a cidade, em todas as áreas”, colocou.
A família de Fábio Bandeira, de 38 anos, também se preparava para receber o ano de 2013 de braços abertos. Casado com Flávia dos Santos, de 25 anos, o casal de comerciantes trouxe a pequena Sthefani, de 5 anos de idade, para assistir a queima de fogos da ponte Newton Navarro. 
No bagageiro da Saveiro, muita provisão: o champagne, as cervejas, os refrigerantes e os salgados não faltaram para a família celebrar o ano novo. “2013 é ano de celebração. Ainda mais quando a família receberá um novo membro”, disse Flávia, grávida há três meses.
Trânsito
Desde as 21h que a praia do Meio recebe a banda Uskaravelho, que agita centenas de pessoas ao som de rock. Com o evento já tendo sido iniciado, o trânsito já começa a apertar na avenida Café Filho, na orla das praias urbanas, neste momento. 
Trânsito foi lento nos arredores dos locais de queima de fogos
Para o agente de trânsito Serafim, da Secretaria de Mobilidade Urbana, o volume de carros começa a aumentar e o congestionamento já é visível. “Aconselhamos que deixem o carro mais distante dessa região e venham a pé. Ou que venham de táxi, porque não há mais como estacionar”, disse o agente.
Religião
Tradicional todos os anos, rituais de Umbanda e Candomblé marcaram a noite de Reveillon na praia do Meio. Diante da imagem de Iemanjá, centenas de fiéis faziam suas preces e concediam oferendas para a deusa do mar. Os batuques dos tambores e os canticos africanos eram símbolo da gratidão e devoção à santa.
Devotos de Iemanjá participaram de homenagem
Para  Severina Viana, de 68 anos, Iemanjá representa a virtude e a alegria de viver. Segundo ela, foi graças a santa que ela não ficou com sequelas referentes a uma queda que sofreu este ano. “Já recebi várias bençãos, mas a maior delas foi eu ter sido curada da coluna. Não podia deixar de passar a noite de Reveillon em gratidão a ela”, disse a devota de nascimento.
A idosa de 86 anos Iracema da Silva também levou uma oferenda para ser lançada no mar. O pacote  de isopor continha aromatizantes, essências e perfumes. “Iemanjá adora receber presentes e nós, que somos devotos dela, adoramos oferecê-los”.
Comércio
Boas notícias para os comerciantes das praias do centro. Com o cancelamento da queima de fogos na praia de Ponta Negra, grande parte das pessoas que anseiam por assistir ao espetáculo da queima de fogos mudaram de destino. “Senti isso desde o começo da noite. Tem muito mais gente do que no ano passado. E a expectativa é de que venha ainda mais”, afirmou o comerciante Luiz Carlos Chaves.
Comerciante Luiz Carlos Chaves aproveitou aglomeração para lucrar
Dono de um quiosque na orla da praia do Meio, Luiz Carlos investiu em 30 grades de cerveja e espera que o lucro cresça em 80% com relação ao ano passado. “Esse ano tem festa aqui do lado, tem shows, tem eventos e a exclusividade do show pirotécnico. As expectativas não poderiam ser melhores”, disse.
Em um palco armado, a primeira banda da noite já agitava centenas de pessoas que celebravam o ano novo. Uskaravelho cantou e tocou muito rock e seguia animando o ambiente, garantindo o clima de festa da população.
#SAIBAMAIS#
Segurança
Noite tranquila na praia do Meio e do Forte. A concentração de centenas de pessoas para assistir a queima de fogos não ocasionou nenhuma ocorrência até agora na região. As informações são do major Castello Branco, comandante da Operação Reveillon e responsável pelo policiamento da área.
De acordo com o major, em toda a operação estão lotados 200 policiais, dos quais 70 se encontram nas praias urbanas e adjacências do bairro de Mãe Luiza e Brasília Teimosa. “Não tivemos nenhuma ocorrência até agora. Esperamos que o clima de celebração e festejo permaneça”, considerou.
Fogos
Pontualmente, a ponte Newton Navarro apresentou o espetáculo pirotécnico ao longo de 15 minutos interruptos. Uma multidão se concentrava à entrada da ponte e também nas imediações da fortaleza dos Reis Magos para contemplar o espetáculo que se encerrou com uma cachoeira dourada.
Entre as pessoas que assistiam a apresentação, vários comentários eram mencionados, referindo-se à qualidade do show de fogos de artifício. “Foi menor que no ano passado, mas foi muito bom”, diziam. As expectativas recaiam sobre a cachoeira no encerramento das explosões, que aconteceu e foi bem sucedido.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas