sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Caern conta com apoio da Polícia para acabar com roubos em poços de Macaíba

- Publicidade -

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através das polícias Civil e Militar, desenvolve ação preventiva com o objetivo de evitar os constantes roubos de fios e peças nos poços tubulares operados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern), principalmente nas imediações de Macaíba. O ato criminoso vem prejudicando sensivelmente o abastecimento de água nas cidades do Grande Natal e comunidades adjacentes.

A medida foi solicitada pela Caern, tendo em vista o delito ter se avolumado nos últimos meses, pois apenas no período de 25 de janeiro a 13 de março, seis roubos foram registrados. Os poços danificados pelos marginais produzem cada um 80 mil litros de água por hora. Para se ter ideia do prejuízo causado pela ação dos marginais, a paralisação de um dia no funcionamento de cada poço representa redução de dois milhões de litros na oferta de água à população.

A polícia já tem uma relação dos vândalos que operam na área, fruto do trabalho de “campana” realizado pelos agentes. A ação começa a apresentar resultado positivo, com a prisão de marginais, a exemplo de P.A.F. (nome mantido em sigilo até que sejam concluídas as investigações), que está recolhido em Parnamirim.

Somente este ano, os ladrões roubaram por várias vezes os quadros de comando, disjuntores e cabos elétricos dos poços 13, 15, e 19, do sistema de captação do Centro Industrial Avançado – CIA e do poço 21, do Sistema de Captação Granja Recreio, na zona rural.

O gerente da Regional Natal Norte, Ricardo César Marinho, informa que, além de Macaíba, toda a região metropolitana de Natal será beneficiada pelo trabalho da polícia, o que vai ajudar a melhorar a oferta de água para as pessoas que moram nas áreas mais afastadas e visadas pelos marginais.

Penalidades

Os marginais flagrados roubando fios e equipamentos estão sujeitos à aplicação do Artigo 155, do Código Penal, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa. A pena pode variar de dois a oito anos de reclusão e multa, se o crime for cometido com destruição ou rompimento de obstáculo durante o roubo ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Com informações da assessoria de imprensa da Caern

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas