sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Caern estuda novas áreas para captação de água em Natal

- Publicidade -

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vislumbra o futuro, dentro do seu planejamento estratégico, e parte na frente ao analisar novas captações para abastecimento de água em Natal. Em função do crescimento populacional da cidade, a Caern já prepara planos para investimentos a longo prazo na capital do Estado.

O Estudo das Potencialidades Hídricas das Bacias Hidrográficas de Maxaranguape e Punaú, no Litoral Oriental e em Boca Cica, em Nísia Floresta, foi contratado à Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e desenvolvido pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(LARHISA).

O estudo mapeou as características das bacias hidrográficas, a realização de estudos hidrométricos de campo para medições de vazão, coleta de amostras para qualidade da água, estudos das demandas hídricas, estudos hidrogeológicos, plano de utilização das águas dos rios  Maxaranguape, Punaú e Boa Cica. As áreas foram apontadas como importantes em disponibilidade hídrica pela aera de Hidrogeologia e Perfurações de Poços da Caern.

De acordo com o gerente de Hidrogeologia e Perfurações de Poços da Caern, João Maria Soares, os estudos são preliminares, mas apontam boa disponibilidade hídrica das áreas analisadas, tanto sob o ponto de vista superficial como subterrânea.

A análise é importante porque norteia Plano de Segurança Sanitária da Água e apresenta esboço de um plano para reforço do abastecimento de água da cidade, através de um grande sistema adutor para as zonas norte e sul de Natal. O estudo será discutido com outros órgãos, como Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

Novos poços

Natal hoje tem 120 poços em operação. A curto prazo, a Caern ainda dispõe de áreas em Natal, onde é possível perfurar poços para ampliar o abastecimento da cidade. Estão em estudos, na zona sul, áreas entre Ponta Negra e a Barreira do Inferno, às margens da Rota do Sol, com perspectivas de vazões promissoras na área. Já na zona norte, foram construídos cinco poços na região da captação do Rio Doce. Além dos poços existentes, a área também aponta a possibilidade de perfuração de novos poços.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas