Cookie Consent
Natal
Caern faz ajustes na operação em razão de mudanças na cor da água fornecida em Natal
Publicado: 12:10:00 - 05/07/2022 Atualizado: 12:15:19 - 05/07/2022
A Caern está trabalhando para minimizar a ocorrência de alteração na cor da água distribuída na capital. Segundo a companhia, a mudança foi provocada pelo período chuvoso. Apesar de garantir a qualidade da água distribuída à população, a companhia dá andamento à adequação do tratamento de água que é realizado na Estação de Tratamento de Águas do Jiqui (ETA), um procedimento que, segundo a companhia, é rotina em todas as concessionárias de abastecimento do país durante o período de inverno. 
Reprodução/Imagem ilustrativa

A Caern assegura que esse fenômeno da alteração na cor da água é apenas de aspecto físico, não comprometendo a potabilidade para consumo do produto. A situação, de acordo com a companhia, ocorre em mananciais de superfície no país, sejam lagoas, açudes ou outros, porque a turbulência (força) e volume da chuva, o carreamento de alguns materiais para o leito desses mananciais e a decomposição de suas vegetações (folhas e raízes) da mata ciliar provocam mudanças nas características da qualidade (física) da água. 

As providências tomadas pela companhia são o monitoramento do rio Pitimbu e tomada de medidas quanto é detectada alguma mudança. As alterações operacionais para sanar a situação são, entre outras, ajuste da dosagem dos produtos de tratamento da água e limpeza constante dos filtros da ETA.

A companhia também mantém todos os poços da Lagoa do Jiqui funcionando. A medida visa a diluição da água que sai da ETA, possibilitando um melhor ajuste da cor do produto

"Por fim, a Companhia informa de antemão que em alguns momentos, por causa dos ajustes no tratamento, pode haver redução no fornecimento de água para algumas áreas", disse.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte