quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Caern implanta Centro de Controle para evitar desperdício de água

- Publicidade -

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está implantando o Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar os sistemas de produção de água das adutoras, através de controle remoto, via Internet.  O objetivo é melhorar o serviço de distribuição de água em todo o Estado. Entre outros benefícios, a unidade vai oferecer condições para a Caern reduzir desperdício , através do contínuo acompanhamento do fluxo de água entre as estações elevatórias e reservatórios de distribuição. A Adutora Monsenhor Expedito, que produz 1,8 milhão de litros de água por hora e abastece 23 cidades e 184 comunidades rurais, será  a primeira a receber a inovação.

Na automatização da Adutora Monsenhor Expedito, o Governo do Estado deve investir cerca de R$ 7 milhões. Em seguida, o serviço vai contemplar as adutoras as Jerônimo Rosado, Sertão Central Cabugi e Médio Oeste. Com o sistema controlado à distância, a Caern vai acompanhar o fluxo de água entre as estações elevatórias reduzindo, desta forma, a área de pesquisa para detectar vazamentos ou desvios, os conhecidos “gatos”, responsáveis por um elevado índice de perdas. Também vai monitorar o volume de água entre uma elevatória e o reservatório da cidade, estreitando mais ainda a área de pesquisa para evitar e combater desperdícios, pois terá a certeza do volume produzido e o armazenado para distribuição.

A automatização vai permitir ainda, além de melhorias operacionais, redução de gastos com pessoal, que pode ser remanejado para outras atividades, haja vista que cada estação elevatória necessita de três operadores. Para se ter uma idéia, somente a Adutora Monsenhor Expedito dispõe de 30 estações , utilizando a mão de obra de 90 operadores.

Além do controle da produção de água e da diminuição de custos com a redução de pessoal, o CCO vai proporcionar condições para a manutenção preventiva de bombas. O sistema automatizado sinaliza problemas de mau funcionamento do equipamento, como perda de potência ou interrupções não programadas, anormalidades que ficam registradas nos bancos de dados. Todos esses benefícios vão contribuir para manter a distribuição contínua de água e oferecer   melhores condições de saúde e conforto à população.

Para implantar o Centro de Controle Operacional está sendo elaborado o edital para a concorrência pública internacional, que deve ser realizada até o final do ano, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semhar).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas