quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Caern projeta adutora para abastecer parte de Natal

- Publicidade -

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai entregar ao Ministério das Cidades (MC), até o fim deste ano, os documentos para abertura de processo licitatório do projeto executivo de uma adutora em Natal. A obra será uma alternativa no abastecimento de água  atualmente feito através de poços tubulares e lagoas do Jiqui e Extremoz. A adutora terá mais de 54 quilômetros e abastecerá a capital do Estado até 2030. O orçamento inicial previsto é de R$ 183 milhões.

De acordo com o gerente de projetos da Caern, Josildo Lourenço, a construção da adutora foi definida no Plano de Abastecimento de Natal, em 2011. Em 2007, a companhia contratou a Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) para um estudo nos aquíferos localizados na Região Metropolitana de Natal. “Já naquele ano, havia a preocupação com o futuro. Hoje temos um cenário que não é satisfatório. A Funpec então fez a análise de possíveis alternativas. Para esse trabalho, levou-se em consideração a oferta atual de água e a projeção populacional”, disse.

A Funpec apontou duas possibilidades de novas fontes de abastecimento para a capital do Estado: rios Maxaranguape e Punaú. “Essas foram as soluções apresentadas. São esses os caminhos possíveis”, frisou Lourenço. Feito a análise de ambas alternativas, técnicos da Caern concluíram que a bacia aquífera de Maxaranguape, a 54  quilômetros de Natal, é uma boa alternativa de captação de água para abastecer as demandas populacionais da capital projetadas para 2030.

A Caern elaborou o projeto básico e entregou ao MC. Os recursos para elaboração do projeto executivo já foram aprovados, mas a companhia não divulga o valor por se tratar de uma futura licitação. Até o fim deste ano, serão entregues outros documentos necessários para celebração do contrato e liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal (CEF). A obra tem orçamento inicial previsto em R$ 183 milhões e, caso não haja alterações, será iniciada em 2015 e concluída em dois anos.

A captação da água será através de uma bomba instalada numa estação elevatória no rio Maxaranguape. Logo em seguida, seguirá para a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Extremoz. A partir daí, a água será levada através de canos para vários bairros da cidade. A adutora vai cruzar o rio Potengi e avenidas importantes como a Bernardo Vieira. O ponto final da adutora será o bairro do Planalto, zona Oeste da cidade. Ao todo, quatro estações elevatórias e dois reservatórios serão construídos. Somadas, as estações elevatórias terão potência total de 2.200 cavalos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas