sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Caern trabalha para retomar abastecimento em algumas cidades

- Publicidade -

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha para retomar o abastecimento em cidades onde o volume de água dos mananciais já permite a regularização no fornecimento

Jardim do Seridó
A cidade de Jardim do Seridó, que está em colapso desde novembro passado, pode voltar a ser abastecida ainda esta semana. A Caern está remontando o flutuante no sistema de Passagem das Traíras, cujo manancial recebeu uma recarga com as últimas chuvas, atingido 3,6% de sua capacidade. “Esse volume ainda não garante segurança hídrica para o abastecimento da cidade durante todo o ano. Para isso o reservatório precisa de uma maior demanda de chuva, mas vamos analisar a qualidade dessa água, que é nova, para que seja retomada a operação do sistema nos próximos dias”, explica o engenheiro mecânico da Caern e Gerente interino da Regional Seridó, Jean França. A cidade também é abastecida pelo sistema do açude Zangalheras, que também teve recarga de água, chegando a 6% de sua capacidade. Mas como o Zangalheras é menor, acumulou apenas 500 mil metros cúbicos. “Por enquanto, vamos deixar somente Passagem das Traíras operando, porque é um sistema que consegue atender sozinho à cidade, e vamos esperar maior recarga do Zangalheras para retomar sua operação”, complementou França.
 
Cruzeta
O açude Cruzeta, de nome homônimo à cidade seridoense que abastece, também recebeu água e poderá voltar a abastecer os cruzetenses nos próximos dias, mas a situação é ainda mais delicada do que Jardim do Seridó, conforme explica Jean França. “A recarga foi de apenas 2%, o que também não confere segurança para operar o ano inteiro. Mas também começaremos a remontar o sistema e, na próxima semana, iniciaremos os testes com a água”, diz. Cruzeta entrou em colapso no abastecimento em setembro de 2017.

Serra de Santana
Em Serrra de Santana, a Caern retomou, no final de semana passado, o abastecimento por uma das adutoras, mas o equipamento foi novamente afetado pela força das chuvas na madrugada desta terça-feira (17). Antes da parada, a Caern, abasteceu completamente a cidade de Florânia, além de algumas partes de São Vicente. A Companhia está trabalhando para restabelecer a integridade da adutora e conseguir levar água para essas duas cidades, além de Bodó, Lagoa Nova e Tenente Laurentino. O abastecimento  pela adutora emergencial de Currais Novos e Acari, retomado no final de semana, será reforçado. A adutora emergencial também tem captação pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e está abastecendo Currais Novos pelo sistema de rodízio. A cidade foi dividida em quatro setores, cada um deles recebe água por 72h. Quando Currais Novos for concluído, o abastecimento seguirá para Acari, provavelmente, no início da semana que vem.
 
São Rafael
A cidade de São Rafael está sem abastecimento porque houve deslocamento do flutuante devido á grande entrada de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Também são afetadas as cidades de Macau e Guamaré. Na mesma situação estão as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Janduís e Campo Grande, abastecidas pela adutora Médio Oeste. O flutuante desta adutora também sofre interferência da entrada de água na barragem Armando Ribeiro, não permitindo a captação. Devido à instabilidade que ocorre na barragem Armando Ribeiro, segundo a Caern, não é possível dar prazo para o retorno do abastecimento nestas cidades.
 
Alto Oeste
No Alto Oeste, a Caern tem dificuldade para fazer o conserto de vazamento na adutora do Alto Oeste, entre as cidades de Umarizal e Lucrécia, porque o trecho está inundado devido às chuvas. O abastecimento está suspenso para as cidades de Lucrécia, Martins, Serrinha dos Pintos, Frutuoso Gomes e Antônio Martins. A previsão é que o sistema seja restabelecido na sexta-feira (20).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas