quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Cai proporção de obesos em Natal

- Publicidade -

Pela primeira vez em oito anos, a proporção de obesos parou de crescer no Brasil e, em alguns casos, teve redução como em Natal, onde o percentual dos adultos com massa corpórea igual ou acima de 30 caiu de 21,2% em 2012 para 16,6% no ano passado. Já o porcentual de pessoas com sobrepeso permanece estável, passando de 52,2% para 52,6% da população com mais de 18 anos de idade. Os dados são da pesquisa Vigitel 2013 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – divulgados ontem pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Em Natal, 38% dos entrevistados na pesquisa Vigitel disseram que fazem pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais
A pesquisa retrata ainda que o sedentarismo caiu um pouco. 38% adultos declararam fazer pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou pelo 75 minutos  semanais de atividade física de intensidade vigorosa. Em 2012 eram 32%.

No ranking do consumo recomendado de frutas e hortaliças, Natal ficou numa posição intermediária. É a 11ª primeira. O melhor resultado foi alcançado em Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte, onde 30% disseram que consomem cinco ou mais porções em pelo menos cinco dias da semana. Em Natal esse porcentual é de 24% e em Rio Branco, 16%, o pior entre as capitais.

No plano nacional, a pesquisa mostra que metade (50,8%) dos brasileiros acima de 18 anos está com excesso de peso, dos quais 17,5% são obesos. Desde que o trabalho começou a ser feito, em 2006, a média anual de crescimento dessa população era de 1,6%.  “É uma fotografia de 2013. É preciso aguardar os próximos anos para verificar se isso será uma tendência. Seja como for, é muito importante”, afirmou Chioro.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, atribui, em parte, a mudança à melhora na alimentação dos brasileiros. O trabalho mostra que 23,6% dos entrevistados disseram comer  frutas e verduras nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Em 2008, 20% afirmavam ter esse hábito.

#SAIBAMAIS#O ministro considera essencial, no entanto, a redução do consumo de leite integral. “Há ainda a falsa impressão de que o consumo do produto integral é mais nutritivo”, comentou. No ano passado, 53,5% dos entrevistados disseram que consumiam leite integral. Outro ponto considerado preocupante é o hábito de brasileiros trocar o jantar por um lanche. Dos entrevistados, 16,5% dos brasileiros disseram manter essa prática.

Os indicadores apresentados pelo Brasil de sobrepeso são maiores do que os apresentados pela China (25,4%) e Índia (11%), mas significativamente menores do que é registrado na Rússia (59,8%) e África do Sul (65,4%). “Mas a melhor comparação é a com nossos números”, disse Barbosa.

Além da melhora na alimentação, Barbosa citou o aumento da frequência da atividade física como um dos fatores que podem explicar a estabilização dos números de obesidade e sobrepeso. Ano passado, 33,8% dos entrevistados disseram praticar atividade física. Embora em 2012 os porcentuais tenham sido muito parecidos (33,5%), Barbosa enxerga aí uma mudança importante. “Temos que considerar o período. Em 2009, o porcentual era de 30,8%. O fato é que a população hoje tem muito mais estímulo para praticar exercícios e se alimentar de forma adequada do que há 10 anos.”

São Paulo foi a capital com menor porcentual de adultos que afirmam praticar atividade física no tempo livre. Dos entrevistados, 28% disseram ter esse hábito. Um indicador bem menor do que o primeiro colocado, Florianópolis. Na capital de Santa Catarina, 44% disseram praticar atividades físicas de forma regular.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas