Caixa credita auxílio a 6,8 milhões de trabalhadores nesta sexta; veja cronograma

Publicação: 2020-07-03 08:00:00
A+ A-
A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta sexta-feira (3) parcelas do Auxílio Emergencial a 6,8 milhões beneficiários nascidos em setembro e outubro que estão fora do programa Bolsa Família. O cronograma teve início no sábado passado (27) e faz os repasses para as poupanças digitais da 1ª, 2ª e 3ª a trabalhadores, a depender do lote o qual foram aprovados. O saque em dinheiro, no entanto, possui outro calendário. (Veja cronograma no final da matéria)

Créditos: Marcello Casal Jr/ABR

Dos quase 7 milhões de benefícios que serão creditados, 5,2 milhões deles são referentes à terceira parcela, correspondente aos aprovados pelo Dataprev no primeiro lote; já a 2ª será repassada a 1,4 milhão de trabalhadores aprovados no segundo e 200 mil novos aprovados recentemente pelo órgão recebem a primeira parcela. Nos três casos, recebem nascidos nos meses de setembro e outubro.

Nos dias seguintes, o cronograma avança de maneira escalonada. As datas foram divulgadas em portaria do Ministério da Cidadania e confirmadas em coletiva de imprensa pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, na última semana. Há um calendário para o crédito do valor na poupança digital e outro para o saque em dinheiro. A justificativa do banco para os prazos diluídos é evitar filas e aglomeração de pessoas nas agências.

A conta digital é uma poupança criada pelo governo com limite de movimentação de R$ 5 mil por mês no aplicativo Caixa Tem. Nesse sistema, o trabalhador pode pagar boletos bancários e realizar compras em estabelecimentos cadastrados, mas não pode sacar o valor em dinheiro. De acordo com a Caixa, 64,1 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo auxílio emergencial, com um impacto de R$ 90,8 bilhões. O número de atendidos passará de 65 milhões neste sábado, com os novos pagamentos aprovados, afirmou o presidente do banco. O prazo para pessoas pedirem o benefício termina no dia 2 de julho.

"A adesão tem sido muito boa [ao aplicativo Caixa Tem. Mais de 40% dos beneficiários estão utilizando suas contas digitais para pagar boletos, contas de água, luz, telefone, dentre outros, ou para realizar compras na internet ou nas lojas físicas, por meio do QR Code. Nossa expectativa é de que o uso digital seja ampliado e que, por meio de novas ações, seja possível avançarmos ainda mais para uma inclusão digital e social da população mais carente do Brasil", explica Guimarães, presidente da CEF.

Veja o calendário:

Terceira parcela - depósito em poupança digital

Mês de nascimentoDepósito do benefícioLotesNúmero de beneficiados
janeiro
e fevereiro
27 de junho

3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4

6,5 milhões

março
e abril

30 de junho3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4
6,9 milhões
maio
e junho
1º de julho3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4
6,9 milhões
julho
e agosto
2 de julho3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4
6,8 milhões
setembro
e outubro
3 de julho3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4
6,8 milhões
novembro
e dezembro
4 de julho3ª parcela
↳lote 1

2ª parcela
↳lote 2

1ª parcela
↳lote 4
6,5 milhões

Para quem necessita sacar em espécie o benefício, a Caixa também anunciou o calendário de saques para a 3ª parcela. Confira abaixo:

Mês de nascimentoDia da liberação do saque
janeiro18 de julho
fevereiro25 de julho
março1º de agosto
abril8 de agosto
maio15 de agosto
junho29 de agosto
julho1º de setembro
agosto8 de setembro
setembro10 de setembro
outubro12 de setembro
novembro15 de setembro
dezembro19 de setembro

Com informaç;oes da Agência Brasil e Caixa Econômica Federal