sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Caixa Federal

- Publicidade -

Marcos Lopes
[email protected]

Todos lembram da novela que foi a assinatura do contrato da Caixa Federal com ABC e América. Foi preciso uma operação de guerra envolvendo FNF, clubes, o então Deputado Henrique Alves e a Senadora Fátima Bezerra, para que o bendito contrato fosse assinado. Agora o remake! A presidente da CEF, Miriam Belchior disse que em maio a entidade anuncia a posição oficial sobre a renovação ou não dos contratos com os clubes, o que já começa provocar angústia nos dirigentes, especialmente para os do América, que com o rebaixamento para a Série C perdeu as cotas da televisão e tem na Caixa o grande investidor para o Brasileiro. Não renovar, seria um golpe forte nos dois, mas que na minha opinião, atingiria muito mais o rubro da Rodrigues Alves.

Na Arena não
O ABC não vai abrir mão de usar o mando de campo dele na final do Estadual no estádio Frasqueirão. Ao longo da semana algumas pessoas levantaram esta possibilidade mas que não  vai  acontecer. Primeiro porque o clube está em litígio com o consórcio que administra a Arena e depois considerando que, além do custo operacional existe uma taxa de 30% a título de aluguel. Portanto o mando   de campo do ABC será exercido no Maria Lamas Farache.

Mando de campo pesa
Josué Teixeira e Roberto Fernandes mantém a mesma linha quando o assunto é mando de campo na final do Estadual. Disseram que é indiferente fazer o primeiro jogo lá ou cá, o que de certa forma eles tem razão. São dois excelentes gramados, dois excelentes campos para jogar futebol. Mas em uma decisão o fator local pesa e pesa  muito. Jogar na Arena das Dunas é jogar em campo neutro. Jogar no Frasqueirão é jogar em um caldeirão, é na pressão. Claro que não é um fator determinante, mas que influencia, influencia.

Arbitragem para as finais
Arbitragem local ou FIFA para os jogos finais do Estadual? Penso que vem árbitro de fora para os dois jogos. O clube que pedir arbitragem de fora vai arcar com a despesa, que é alta. A diferença de um árbitro e um de fora? O da casa é mais suscetível às pressões ao longo da semana que antecede o jogo. No mais…

Despedida
Ontem o quarteto que trabalhou em Globo x ABC no Barrettão, se despediu oficialmente de jogos organizados pela FNF. Lenilson de Lima, Luis Carlos Câmara Bezerra, Ubiratan Bruno Viana e Aldeilma Luzia atingiram a idade limite e encerraram as atividades pela CEAF. Com exceção de Lenilson de Lima, os demais continuam apitando pela CBF até o final deste temporada.

Polêmica besta
Parece que muitas vezes falta um tema mais consistente para discutir o futebol potiguar e acaba descambando para coisas sem muito sentido. A “polêmica” mais recente foi sobre o time que Josué Teixeira colocou em campo neste sábado contra o Globo, assim como foi com o  América que enfrentou o Potiguar no meio de semana. Como cobrar de Roberto Fernandes e Josué Teixeira times titulares em jogos em tese de “menor importância”? O foco dos dois treinadores está voltado para os dois confrontos decisivos do Estadual, na disputa pelo título. Como cobrar de Josué Teixeira o time titular do ABC para enfrentar o Globo, pensando no Alecrim? No futebol, assim como no nosso cotidiano, cada um cuida da sua parte, da sua vida.  Este foi mais um exemplo de algumas polêmicas bestas que são levantadas no futebol potiguar.

Punidos no TJD
Desculpem, mas não tem outro adjetivo para qualificar o torcedor que no clássico ABC x América pelo primeiro turno do Estadual, jogou uma lata de cerveja para dentro do gramado do Frasqueirão, já no final do segundo tempo. O imbecil – mais uma vez desculpem o adjetivo – imaginou que como o mando de campo era do alvinegro, seria o mandante o único punido pela Justiça Desportiva, e pensou também o energúmeno – mais uma vez peço desculpas – que estava praticando um ato que poderia ajudar o clube dele, no caso o América. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva é claro e foi com base nele que os auditores aplicaram 15 mil reais de multa no América e 10 mil reais no ABC, decisão que ainda cabe recurso junto ao Pleno do TJD. Por certo o burrocil, mistura de burro com imbecil, queria tirar o mando de campo do ABC imaginando assim prejudicar o rival. O tiro saiu pela culatra e os dois acabaram punidos.

Atenção redobrada
Os vendedores de bebidas no Frasqueirão não podem entregar latas ou garrafas ao torcedor nas arquibancadas. A bebida deve ser acondicionada em copos descartáveis justamente para evitar problemas como o que resultou em multa para o clube, mas que poderia determinar até a perda de mando de campo, caso aquela lata tivesse atingido alguém dentro do gramado. É preciso que o clube aperte a fiscalização e detectando algo desta natureza puna o vendedor e o dono do bar.

Adversário indefinido
O América ainda espera pela definição do adversário que vai enfrentar na segunda fase da Copa do Brasil. Atlético GO x Coruripe fazem o segundo jogo na próxima quinta-feira no Serra Dourada. O primeiro confronto em Coruripe terminou 1×1. Se passar o time goiano, primeiro jogo será na Arena das Dunas. Se passar o Coruripe, primeiro o América joga no Gerson Amaral em Alagoas. Lembrando que nesta fase da competição, o visitante ainda elimina o jogo da volta vencendo por dois ou mais gols de diferença.    

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas