quinta-feira, 25 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Câmara vota hoje vetos do prefeito ao Plano Diretor

- Publicidade -

PLANO DIRETOR - Carlos Eduardo pressiona bancada para manter vetos

A maioria da população de Natal que acompanha a discussão sobre o novo Plano Diretor aprova a manutenção dos vetos do prefeito Carlos Eduardo a pontos do projeto modificados pelos vereadores. Pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE revela que, entre os entrevistados que conhecem a posição adotada pelo prefeito no debate sobre o Plano, 62,70% afirmam ser favoráveis à permanência do veto à emenda aprovada na Câmara para permitir a construção de edifícios com mais de 22 andares na Zona Norte de Natal.

A pesquisa da Certus/TRIBUNA DO NORTE sobre a opinião pública a respeito do novo Plano Diretor de Natal (PDN) foi feita na sexta-feira (29) e no sábado (30). Foram aplicados 500 questionários entre a população com mais de 16 anos em pontos de grande concentração, como supermercados, shoppings centers, terminais de ônibus e áreas residenciais, abrangendo bairros das quatro regiões da cidade. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Entre os entrevistados, a maioria (63,8%) declara ter conhecimento das discussões sobre o PDN, que terá os vetos apreciados hoje na Câmara Municipal. O percentual que diz não conhecer ficou em 36,2%.

Das pessoas que conhecem a posição adotada pelo prefeito com relação ao novo Plano Diretor, a aprovação da postura de Carlos Eduardo nesse debate chega a 78,61%, enquanto 16,18% afirmam desaprovar e 5,2% “não têm opinião”. A avaliação favorável ao prefeito cresce ainda mais na Zona Oeste, onde chega a 91,67%. A aprovação fica acima dos 80 pontos também nas zonas Norte (82,93%) e Lesta (87,50%). Na Zona Sul esse índice vai a 71,59%.

A pesquisa apontou também que o natalense tem uma avaliação crítica sobre a postura dos vereadores durante as discussões e votação do Plano. Para 35,96% a posição adotada pela Câmara contraria os interesses da população. Esses 35 pontos são resultados da soma dos que responderam que a posição dos vereadores foi “em defesa dos interesses dos empresários”, “contra o futuro e meio ambiente de Natal” e “contra o desenvolvimento da cidade”. Apenas 8,51% deram respostas que indicam uma postura dos vereadores favorável ao interesse popular.

O índice dos que aprovam o veto do prefeito à emenda que permitiria a construção de edifícios com mais de 22 andares na Zona Norte aumenta na medida em que o grau de instrução dos entrevistados é mais elevado. Entre os pesquisados com 3º grau, esse percentual de aprovação chega a 67,09% e fica em 50% entre os que não sabem ler. Numa distribuição por regiões da cidade, na própria Zona Norte esse índice é de 57,3% e nas demais regiões ultrapassa os 60 pontos.

A pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE também levantou como o natalense deseja a cidade no futuro com relação ao uso e ocupação do solo, assunto que é regulamentado pelo Plano Diretor. As respostas que mereceram mais destaques indicam que a população quer Natal mais arborizada, o que foi apontado por 54% dos pesquisados.

Aprovação não está descartada

Dada como certa até a semana passada, passou a ser incerta a derrubada dos três vetos do prefeito Carlos Eduardo a emendas apresentadas por vereadores ao projeto do novo Plano Diretor. Os motivos da mudança são três: uma reunião com a bancada governista; uma campanha publicitária provocando a opinião pública a cobrar o voto dos vereadores para a manutenção os vetos; e os números obtidos na pesquisa sobre o assunto que está publicada hoje nas páginas da TRIBUNA DO NORTE.

Após a reunião de ontem, vereadores que entraram no gabinete do prefeito afirmando que votariam contra os vetos, declararam que iriam refletir melhor sobre o assunto. A expectativa agora é que, ao contrário do esperado, nem todos os vetos caiam. Para manter os vetos são necessários 11 votos. 11 vereadores participaram da reunião ontem. 16 compõem a bancada do prefeito. Até o fechamento da edição, seis votos a favor dos vetos estavam confirmados.

O prefeito Carlos Eduardo explicou que ficou firmado com os vereadores o compromisso de refletir sobre os vetos no sentido de votar pela manutenção. Ele anunciou também que enviará em breve o projeto que mantém a limitação de gabarito na avenida Xavier da Silveira. Essa limitação foi retirada pelo projeto aprovado do novo Plano Diretor. O prefeito também comentou que na reunião percebeu que os vereadores estão sentindo a pressão popular com relação aos vetos.

Referindo-se à campanha publicitária que a Prefeitura deflagrou no sentido de buscar o apoio popular para a defesa dos vetos e aos resultados obtidos na pesquisa publicada hoje na TRIBUNA, o prefeito comentou que “os vereadores são muito sensíveis à opinião pública e eu acredito que isso vai ajudar muito essa decisão deles amanhã”. Participaram da reunião o líder da bancada governista, Antônio Júnior Rodoviário (PT); Franklin Capistrano (PSB), Sid Fonseca (PR) e Osório Jácome (PSC), que votam a favor dos vetos; Júlio Protásio e Sargento Siqueira (ambos PV) que anunciaram seu voto em favor da cidade sem especificar o que seria isso; e Dickson Nasser (PSB), Carlos Santos (PR), Adenúbio Melo (PSB), Aquino Neto (PV) e Aluízio Machado (PSB), que “vão refletir sobre o assunto” mas devem votar pela derrubada dos vetos.

Da bancada do prefeito, faltaram à reunião os vereadores Edivan Martins (PV), que não foi localizado; Emilson Medeiros (PPS), que está em Brasília; Enildo Alves (PSB) e professor Luís Carlos (sem partido), que estavam numa audiência pública; e o bispo Francisco de Assis (PSB), que se encontra na Paraíba. Hoje o prefeito acompanha a votação. E conversa novamente com a bancada para definir sua nova liderança na Câmara Municipal.

Natal tem a sexta densidade demográfica

Apesar de ser uma cidade com grandes extensões de áreas de proteção ambiental, como é o caso do Parque das Dunas, do terreno do Exército em Capim Macio e do local onde está sendo construído o Parque da Cidade, Natal é a sexta capital brasileira em densidade demográfica. São 4.195 habitantes por quilômetro quadrado, segundo números do último censo realizado pelo IBGE em 2000.

No Nordeste ela só perde para Fortaleza, onde o processo de urbanização acelerada teve influência na qualidade de vida, e Recife, a terceira maior cidade brasileira até o início da década de 1980.

A densidade demográfica de Fortaleza é de 6.844 habitantes por quilômetro quadrado (a segunda maior do Brasil), e a de Recife 6.529. A maior é a de São Paulo, com 6.914 habitantes. Curitiba, capital do Paraná, cidade considerada modelo em vários segmentos, tem 3.690 habitantes por quilômetro quadrado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas