Caminhada Histórica de Natal realizará sua 9ª edição neste domingo (31)

Publicação: 2021-01-28 00:00:00
Tádzio França
Repórter

Passeios virtuais sem sair de casa continuam na ordem dos dias pandêmicos, e a Caminhada Histórica de Natal não vai sair dessa rota. O projeto realizará sua 9ª edição neste domingo (31), em formato inédito, com a exibição de um vídeo especialmente produzido para a ocasião. Será no canal da Viva Promoções no Youtube, às 15h. A ideia é que o espectador se sinta na caminhada, sendo conduzido pelas ruas cheias de história da Cidade Alta e Ribeira.
 O evento também dá prosseguimento às diversas atividades paralelas que realizou ao longo do ano passado. Mesmo sem ir pra rua, a caminhada não para. 

Créditos: DivulgaçãoPara este ano, no formato virtual, filme apresenta uma versão compacta do tradicional trajetoPara este ano, no formato virtual, filme apresenta uma versão compacta do tradicional trajeto

O vídeo mostrará um passeio pelo centro histórico conduzido pelo apresentador Léo Souza, com as informações complementares de Alexandre Rocha, coordenador acadêmico do projeto. As filmagens foram realizadas durante dois fins de semana, e passaram por alguns dos monumentos mais importantes do roteiro, como as igrejas coloniais, os solares Bela Vista e João Galvão, o Memorial Câmara Cascudo, Museu Café Filho, o antigo prédio do Iphan, Palácio Felipe Camarão (prefeitura), entre outros. Uma viagem ao passado resumida em 30 minutos. 

Segundo Jarbas Filho, idealizador da Caminhada Histórica, o filme apresenta uma versão compacta do trajeto. “Tem que ser assim, porque é o formato ideal para a exibição de um material na internet. A caminhada presencial tinha a média de uma hora e meia de percurso, algo que não podemos fazer online. A gente perde aquele calor do contato ao vivo, mas ganha em um formato mais dinâmico e atraente”, explica. O pequeno documentário ficará à disposição integral do público a partir do lançamento no domingo. 

Concursos
As limitações impostas pela pandemia no ano passado (e ainda em vigor), obrigaram a produção da Caminhada a adotar variados recursos para se manter em movimento. Uma delas foi a realização de concursos atrelados ao tema do evento. Para se adaptar, a organização manteve os concursos de música, redação e fotografia. 

“A gente, que costumava fazer tudo isso numa semana só, foi obrigado a desmembrar a programação. E acredito que foi a melhor iniciativa, pois espalhar os projetos ao longo dos meses garantiu uma sobrevida à Caminhada. Como se diz, a gente fez uma limonada com os limões que nos deram”, afirma Jarbas Filho. 

O concurso de música já se encontra em sua segunda fase, na qual os finalistas selecionados estão em preparação para se apresentarem ao vivo em um show virtual na grande final. O concurso de fotografia já se encerrou e os vencedores das duas categorias foram divulgados no Instagram da Viva Promoções. Apenas o concurso redação ainda está com as inscrições abertas, até o dia 02 de março de 2021. O edital está disponível no site da Caminhada Histórica.  

Podem participar do concurso de redação todos os estudantes do ensino fundamental,  matriculados em instituições públicas ou privadas de Natal. O tema é "Os desafios da relação entre o homem e a preservação do patrimônio histórico", e o texto precisa obedecer às regras do gênero dissertativo argumentativo. Os textos serão avaliados por uma equipe técnica e pedagógica da Escola da Assembleia, e os três primeiros lugares receberão, além de certificados de premiação, um notebook, um smartphone e um tablet, respectivamente. Os professores também serão premiados. O resultado será divulgado no site da ALRN. 

Segundo Jarbas, o ciclo de programação da Caminhada Histórica será encerrado com um passeio ciclístico em abril. Ela ressalta que mesmo sem poder ir às ruas, o objetivo do projeto foi mantido. “Mesmo online, a gente manteve a ideia de fomentar o desejo pelo conhecimento nas pessoas. A Caminhada quer democratizar o conhecimento e fazer com que as pessoas queiram saber mais sobre a própria história”, conclui. 

Serviço:
9ª Caminhada Histórica de Natal. Domingo, às 15h, no canal da Viva Promoções no Youtube. 








Leia também: