Campanha convoca os atletas amadores para doar sangue

Publicação: 2020-07-24 00:00:00
A+ A-
Será lançada nesta sexta-feira (24) a campanha "Atletas pela Vida". O intuito é criar uma corrente do bem entre os atletas amadores potiguares por meio do incentivo à doação de sangue ao Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte). Corredores, ciclistas, triatletas, “caminhadores”, todos estão convocados a abraçar a causa. Nesse cenário as assessorias esportivas de todo o Estado podem ter um diferencial importante.

Créditos: Arquivo/TNO Hemonorte fica localizado na Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das DunasO Hemonorte fica localizado na Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas


“Além de reunirem números consideráveis de alunos, o objetivo primordial das assessorias esportivas é promover saúde e qualidade de vida. Então nesse propósito, porque não promover a vida em si com uma abrangência mais ampla e um alcance social maior? Não tenho dúvida que muitas assessorias de Natal e do interior vão aderir e atrelar suas marcas, seus nomes, a esta causa tão nobre”, diz Breno Perruci, um dos idealizadores da campanha.

A primeira ação efetiva será já nesta sexta quando um grupo de atletas da CB Sports vai ao Hemonorte doar sangue. A CB foi a primeira assessoria potiguar a abraçar a causa. “Ano passado nós aderimos à Campanha Papai Noel dos Correios e desde então já era também um desejo antigo nosso realizar uma outra ação assim, então que recebemos o chamado, não pensei nem meia vez em aderir. Com um gesto de humanidade tão simples podemos salvar vidas e o momento é extremamente propício. Nós atletas podemos e devemos sim nos mover nessa direção” destaca Cid Barbosa, Head Coach da CB Sports.

A meta agora difundir a ideia para que a adesão de outras assessorias seja maciça e que essa corrente do bem seja fortalecida dentro do propósito de minimizar o quadro caótico que se encontra o reserva de sangue do Hemonorte. Atualmente, apenas 30% do estoque está disponível para atender as cirurgias do Rio Grande do Norte.

O Hemonorte tomou todas as medidas de segurança e proteção. Para evitar aglomerações as doações estão sendo incentivadas mediante agendamento pelo telefone 3232-6733 ou pelo site. Também disponibiliza álcool em gel em todas as etapas do processo, além de ter intensificado a higienização dos ambientes, ressaltando que o uso de máscara é obrigatório.

Para doar é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem que ser interrompida 12 horas antes da doação. Para os atletas, a orientação é ir em dia de descanso, sem treino. Lembrar ainda de levar algum documento de identificação como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação.

O Hemonorte fica localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.