Campanha de vacinação contra o sarampo será encerrada hoje

Publicação: 2011-09-16 07:15:00 | Comentários: 0
A+ A-
A segunda etapa deste ano da campanha de vacinação contra o sarampo termina hoje (16) em 18 estados brasileiros: no Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, no Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, em Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e no Tocantins.

Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose. De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem (15), mais de 88% das crianças nessa faixa etária haviam sido imunizadas. A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo, 17 milhões de crianças. A campanha começou no dia 13 de agosto.

Na primeira fase, em junho, oito estados vacinaram contra a doença: São Paulo, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, o Ceará, Pernambuco, a Bahia, Alagoas e o Rio Grande do Sul. Eles foram escolhidos em razão de um surto de sarampo na Europa e por se tratar de regiões com grande densidade populacional, alto índice de turistas e/ou baixa cobertura vacinal.

A imunização contra o sarampo é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento delas.

* Fonte: Agência Brasil

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários